Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vadozam

|
Enviada: Seg Out 01, 2007 3:03 pm Assunto: Acupuntura em Bonsai |
|
|
Bom primeiramente queria me desculpar antecipadamente se já foi postado isso antes. Porém, fiquei tão abismado que achei interessante em postar e compartilhar com os demais colegas.
Bom vamos lá:
Dentista utiliza acupuntura para melhorar o crescimento de plantas e curar suas doenças
Ogama descobriu que as mudas tratadas com a técnica ficam mais viçosas mesmo sem sol
Há pouca diferença entre bonsais e seres humanos. Por mais estranha que seja, foi a essa conclusão que chegou o dentista Jacinto Emílio Ogama, presidente da Associação Energia Vital de Guarulhos, na Grande São Paulo, após realizar seções de acupuntura em plantas durante oito anos. A milenar medicina chinesa, cada vez mais utilizada por médicos, fisioterapeutas, dentistas e veterinários, age da mesma maneira sobre os vegetais, estimulando seu crescimento e curando suas patologias. “As agulhas são feitas de metal, excelente condutor, e têm a capacidade de concentrar grande quantidade de energia, que pode ser aplicada em qualquer ser vivo”, esclarece Ogama, emprestando termos de física e química para explicar os princípios da acupuntura.
Nas duas salas de seu consultório, entre a cadeira de dentista onde sentam seus pacientes de biocibernética – tratamento de problemas do corpo como bronquite e rinite por meio de aparelhos odontológicos – e os dois divãs onde se deitam as vítimas de suas agulhas, moram uma dúzia de pequenos vasos. Entre uma sessão e outra, Ogama aproveita o tempo cuidando de seus bonsais, miniaturas de pinheiros, macieiras, ipês e até de um pé de romã, verdadeiras cobaias do acupunturista. O ambiente é dos mais inóspitos. Os vasos não recebem ventilação nem luz solar direta, já que as janelas de vidro apontam para o sul e estão invariavelmente cerradas. Ainda assim, seus parapeitos são adornados por plantas vistosas, resultado da experiência. Para mostrar seus efeitos com maior propriedade, o dedicado jardineiro cultiva duas mudas da mesma espécie em um único vaso, estimulando apenas uma com as famosas picadas. A outra quase não se desenvolve e, ocasionalmente, acaba sucumbindo perante a portentosa colega.
Todos podem repetir o processo em seu próprio jardim. Para alívio dos leigos em acupuntura, os vegetais não contam com os 1.130 pontos dos meridianos de energia que compõem o corpo humano. Para os médicos, cada milímetro do corpo ou das orelhas reverte em um resultado diferente, enquanto há apenas duas maneiras de espetar as plantas. “Se aplicarmos a agulha na parte externa dos caules, a árvore crescerá. Picadas nos ângulos internos das ramificações fazem com que ela dê flores e frutos”, instrui Ogama. Ele costuma deixar as agulhas permanentemente espetadas, e as troca todo mês.
As plantas muito novas recebem agulhas menores, usadas na acupuntura facial, e as plantas de maior porte são tratadas com agulhas sistêmicas, utilizadas no resto do corpo. Enquanto os pacientes de carne e osso costumam receber um jogo de 20 setas em cada sessão, uma ou duas são suficientes para o tratamento dos vegetais. Agora, quando as plantas não tiverem um tronco principal, mas apenas caules frágeis como os das violetas, Ogama recomenda que seja dado um estímulo momentâneo, dispensando-se a permanência das pontas de metal por mais de um minuto. “No interior, é comum darem machadadas nos troncos das mangueiras para que os frutos sejam mantidos e as copas fiquem mais vistosas. Outras vezes, percebemos pregos espetados em grandes árvores durante décadas. O princípio é o mesmo da acupuntura que eu faço”, diz Ogama, confessando onde encontrou sua inspiração.
Revista "Isto É"
10 de Maio de 2000 _________________ "Novas reservas por um futuro consciente" |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Ter Out 02, 2007 2:06 pm Assunto: |
|
|
meu amigo vadozam se ta lendo demais.
Que materia e essa muito interessante a se pensar em corpo humano um ser vivo por que não em plantas sera que somos tão diferente assim.
Pena que não tem fotos para nos observarmos tal tecnica. |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Ter Out 02, 2007 6:17 pm Assunto: |
|
|
Amigos, aqui em Niteroi fizemos essa experiencia e o resultado foi muito bom, se a planta estiver sadia vale a pena fazer _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Out 02, 2007 6:23 pm Assunto: |
|
|
tá bom tá bom,... eu compro um jogo de afinete de costura,...(se minha mae ou minha vô tivessem um eu roubava mas,... =[ )
pergunta pra quem testou...
isso estimula um crecimento localizado ou se eu faço em qualquer galho a planta inteira crece?
pera ai eu posso usar arame mesmo,... ha,... mas acho que vou comprar o jogo de alfinetes assim mesmo,..., nem vou,... =D devo cortar o oarame a apontar do tamanho certo pra numca mais tirar e deichar a planta cicatrizar,...
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Ter Out 16, 2007 2:18 pm Assunto: |
|
|
Pode-se usar agulhas ou alfinetes??? _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Ter Out 16, 2007 8:01 pm Assunto: |
|
|
Dicas
Amigos eu fiz e deu muito certo,
Agulhas ou alfinetes?
R= depende do tamanho da planta e da massa do tronco, no ficus o alfinete deu certo, na serrissa eu tive que usar preguinhos.
Cicatriz?
R= Fica tranquilho que a cicatriz é insignificante
De uma olhada neste link:
http://www.bonsainiteroi.com.br/acumputura.html _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Qua Out 17, 2007 9:00 am Assunto: |
|
|
Muito interessante a matéria!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 45 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Dom Out 21, 2007 9:13 pm Assunto: |
|
|
Alguém tem alguma dica sobre isso? Eu li mas não entendi a posição das agulhas... por exemplo, eu tenho um shimpaku como eu faço isso? _________________ José Carlos |
|
|
 |
vadozam

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 7:00 pm Assunto: |
|
|
Aqui irá responder muitas duvidas...Abraços...
 _________________ "Novas reservas por um futuro consciente" |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Sex Out 26, 2007 2:34 pm Assunto: |
|
|
Te digo se tal tecnica deu certo não vejo porque não tentar tambem, assim pois como um dia descobriram a eficacia do escorredor e mamadeira futuramente teremos otimos resultados e demostracões bem concretas.
Tambem digo aos amigos que tiverem mais esperiencias que postem para que assim seja difundido entre todos tal tecnica. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qui Nov 06, 2008 9:54 pm Assunto: |
|
|
Como Fisioterapeuta e acupunturista posso colaborar nessa matéria.
A acupuntura em humanos e animais é endossada por centenas de estudos científicos.
Já em plantas nunca li nada de científico a respeito.
Porém, o organismo (ou planta) percebe a agulha como uma agressão, e deste modo utiliza os meio disponíveis para se defender desta lesão. Nos animais é um aumento da circulação sanguinea e celulas de defesa, além da liberação de hormônios.
Nas plantas o comportamento deve ser semelhante, a agulha deve estimular uma resposta da planta, que pode ser uma aumento do fluxo se seiva, ou a liberção de alguns hormonios que estimulem o crescimento.
A acupuntura baseada em explicações filosóficas muitas vezes soam como bobagem (e as vezes o são), mas muitas vezes essas afirmações são corroboradas posteriormente com estudos científicos.
Quanta a posição das agulhas e seus efeitos, assim como o tempo de permanencia não tenho nada a acrescentar.
O que fazer? Experimentar, anotar os resultados, repetir. Em fim, fazer ciência!
Se funcionar ótimo........... se não........paciencia!!
Obrigado |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 7:03 pm Assunto: MUITO BOM |
|
|
ESSA MATÉRIA É SHOW _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
|