|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 28, 2007 2:56 pm Assunto: COMO DISFARÇAR UM GALHO QUE FOI PARCIALMENTE QUEBRADO? |
|
|
Abaixo está uma foto de um exemplar em que o galho partiu próximo ao tronco e já cicatrizou, mas ficou uma fenda muito feia. Como preencher essa fenda?
 |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Out 28, 2007 6:41 pm Assunto: Re: COMO DISFARÇAR UM GALHO QUE FOI PARCIALMENTE QUEBRADO? |
|
|
fabioso escreveu: | Abaixo está uma foto de um exemplar em que o galho partiu próximo ao tronco e já cicatrizou, mas ficou uma fenda muito feia. Como preencher essa fenda?
|
Olá Fabioso
A melhor forma é/seria colocar o mais rápido possivel pasta cicatrizante, selar bem o local que depois o tempo fará o resto.
Se teima em fechar totalmente, deve ir cortando (com X-Acto)a casca por etapas, aonde parou a cicatrização para ele avançar um pouco mais.
Esse é na verdade o melhor processo para se fazer descer um ramo ( principlamente nas coniferas ) a intenção é para não ficar aquela curva em arco que normalmente vemos nos trabalhos apresentados pela maioria do pessoal (conotada pelos Experts, como erro de principiante, quando é comum em todas as suas árvores), não precisa é exagerar no crack/click a ouvir ...quando nos foi ensinado num Congresso também ficamos apreensivos, mas vendo atentamente em revistas da especialidade facilmente se verifica que é assim que o fazem...riscos calculados.
Na altura em que quebrou não colocou pasta??? Ela essencial para manter o local hermético e favorecer a sua cicatrização,ainda mais quando a extensão é desse género.
PS: Para evitar outro acidente ainda maior, recomendava-lhe a aplicação de um tensor nesse ramo, a um ponto acima para o estabilizar.
Tipo esse que se vê na Figura10, mas pode ser outro desde que fique seguro
http://www.absbonsai.org/articles/wiring/wiring2.html
Boa sorte.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Out 28, 2007 6:59 pm Assunto: |
|
|
Fabioso,
Esta planta está em treinamento? Engorda? Caso esteja e dependendo da espécie, a cicatrização se dará e aos poucos as marcas ficarão bem discretas, podendo até mesmo desaparecer. Caso já esteja em vaso de bonsai, onde o desenvolvimento é mais lento, vale investir no crescimento deste galho específico, que com ganho de volume as marcas certamente irão diminuir.
Antônio Castro,
Olá! Bom te ver por aqui.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 28, 2007 7:17 pm Assunto: |
|
|
Eu acho que não me expliquei bem. Já recebi o exemplar com esse galho rachado e já perfeitamente cicatrizado. Não há como unir o galho com o tronco novamente nesse trecho, ficando uma fenda.
A pergunta que estou fazendo é se alguém conhece algum material para preencher esse vazio, que está esteticamente feio. Não há problemas com a cicatrização, pois a muito já cicatrizou (não sei se usaram pasta cicatrizante).
Me falaram em usar massa de modelar pra preencher o vazio e tentar dar uma coloração e textura próxima a do tronco, mas tenho dúvidas se não iria soltar com facilidade....
Aguardo |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 28, 2007 7:20 pm Assunto: |
|
|
Cláudio José Teixeira escreveu: | Fabioso,
Antônio Castro,
Olá! Bom te ver por aqui.
Abraços,
Cláudio. |
Olá Amigo Cláudio Teixeira
Isso digo eu, grande ausência
Sim de facto tenho colocado bem menos do que fazia,...por falta de tempo, mas não só, afinal não foi á toa que Kung-Fu Tzu (Confúcio) escreveu "o Silêncio é um amigo que nunca trai" .
Gostei de te ver por cá também...
Grande Abraço
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 28, 2007 7:35 pm Assunto: |
|
|
fabioso escreveu: | Eu acho que não me expliquei bem. Já recebi o exemplar com esse galho rachado e já perfeitamente cicatrizado. Não há como unir o galho com o tronco novamente nesse trecho, ficando uma fenda.
A pergunta que estou fazendo é se alguém conhece algum material para preencher esse vazio, que está esteticamente feio. Não há problemas com a cicatrização, pois a muito já cicatrizou (não sei se usaram pasta cicatrizante).
Me falaram em usar massa de modelar pra preencher o vazio e tentar dar uma coloração e textura próxima a do tronco, mas tenho dúvidas se não iria soltar com facilidade....
Aguardo |
Olá Fabioso
Eu tenho algures nas minhas revistas exemplos de que use cola Araldite e outras resinas para fechos desse genero e outros bem mais graves...
Eu nunca utilizei nenhum por isso não posso ajuizar qual seria o processo mais adequado.
Com certeza não usaram pasta, por isso fechou dessa forma, pela casca parece-me um Pinus e se for ainda mais grave ser torna...
Você não deu por isso aquando da altra da compra, é que com um problema desses, sendo um ramo importante sera razão mais que suficiente para o deixar com eles.
Talvez recorrendo ao ramo de sacrificio que o Cláudio recomendou, depois tratar do local aberto e cortar uma cunha do ramo novo que fosse perfeita para esse espaço...cobria tudo com pasta e rezar para que dê certo.
Se fosse meu, talvez fizesse o processo inverso, cortava as zonas cicatrizadas e voltava a unir o ramo ao tronco durante uns anitos, nem que tivesse que o desbastar por dentro...já vi casos desses que até um berlinde colocaram para enchimento.
Musgo por cima como se fosse um alporque para manter sempre o local humido e aguardar que começasse a cicatrizar.
Outra coisa é que vai demorar, mas com os anos com o desenvolvimento do tronco e respectivo ramo, esse espaço tende a diminuir também...é, é uma eternidade. _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 28, 2007 8:08 pm Assunto: |
|
|
O pré-bonsai é uma zelkova adquirida no Bonsai Center Romagnole. Só pude o ver por fotos, não dando pra identificar esse ramo rachado.
Foi tentar usar cola araldite, mas se ficar muito feio eu tentarei raspar os lados cicatricados até chegar da parte viva e unir o galho ao tronco (uma excelente idéia).... |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 28, 2007 8:25 pm Assunto: |
|
|
fabioso escreveu: | O pré-bonsai é uma zelkova adquirida no Bonsai Center Romagnole. Só pude o ver por fotos, não dando pra identificar esse ramo rachado.
Foi tentar usar cola araldite, mas se ficar muito feio eu tentarei raspar os lados cicatricados até chegar da parte viva e unir o galho ao tronco (uma excelente idéia).... |
Fabioso
Tratando-se de uma caduca à qual não se pretende simulação procedimentos próprios de uma Conifera, mesmo assim apenas para evocar determinados aspectos da natureza, logo estou em crer que o mais prudente seria precisamente a limpeza da cicatriz e aproveitar os arames existentes para levantar o ramo para recolocá-lo no local de origem, nem que seja só um pouco mais e ir refazendo a cicatriz aos poucos com novas incisões...
Com a cola Araldite, teria que passar mais ou menos pelo mesmo processo e pode correr menos bem, depois passa a ter dois problemas
Boa sorte
Cptos.
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 28, 2007 9:13 pm Assunto: Cautela |
|
|
Fábio
As alternativas apontadas pelo Castro estão corretas, mas é melhor avaliar a mais adequada.
Se fosse uma quebra do momento realmente seria mais indicado voltar o galho para a posição para promover a cictrização e somente depois disso baixar novamente, com mais cuidado. Mas como faz tempo considerável e ambas as partes estão secas, não vai haver cicatrização. Além disso, ao tentar levantar para a antiga posição você pode quebrar no outro lado, e então não terá mais conserto, será galho perdido.
Se for um galho importante eu consideraria deixar nesta posição e usar a técnica indicada de desbaste para promover a cicatrização e fechamento da fenda.
Aliás, se você não for expor o bonsai nos próximos anos, não precisa se preocupar, pois naturalmente o problema desaparecerá. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 29, 2007 9:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Ferreira
Muito bem visto ...realmente deve-se ter em consideração a flexibilidade do ramo.
Se estiver rigido, o mais prudente será não fazer algo que possa interromper/rasgar o câmbio no único ponto de circulação, senão o ramo já era...
Bem observado...um "pequeno pormenor" que pode fazer toda a diferença.
[ ]s
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 12:46 pm Assunto: bonsai |
|
|
Como disse o amigo Castro, em se tratando de uma "caduca" e não uma conífera, tudo é mais simples.
Eu recomendo fazer um alporque por anelamento, próximo do local, para favorecer a emissão de axinas ao local. Isso irá "adicionar" matéria viva, que poderá auxiliar na cicatrização da area "seca", mais rapidamente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|