|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:29 pm Assunto: Primavera: desfolha e reestilização. |
|
|
Amigos,
Tenho esta Primavera já ha algum tempo e todos os anos ela me presenteia com uma floração abundante, mas este ano isto não aconteceu, ao verificar com mais cuidado percebi que estava na hora de um transplante e troca de substrato, como de praxe para um reenvase eu efetuei a desfolha e aproveitei também para fazer uma poda de limpeza de estrutura para retirada de alguns galhos chupões e outros que estavam cruzando, o problema é que terminei me empolgando e resolvi fazer uma nova reestilização utilizando tração e aramação para aumentar a inclinação e me dar opção de um Han Kengai ou Kengai, também estou pensando em ao replantar dar uma inclinação maior em função do tronco pricipal ser muito reto e sem graça. Gostaria de sugestões inclusive se posso replantar no mesmo vaso, já que a planta ainda está em educação, ou se devo mudar para um vaso menor e mais profundo que é o que o estilo pede.
Abraços a todos.
Nas duas primeiras fotos como estava antes da desfolha, percebam vários galhos em uma formação confusa e com pouca densidade de folhagem.
Aqui já desfolhada, aramada e tracionada.
E aqui com uma inclinação maior no replantio para dar maior caída e movimento ao tronco principal.
O quê vocês acham ? Quais as sugestões ? _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE"
Editado pela última vez por Glauco Bastos em Qua Ago 29, 2007 9:53 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:36 pm Assunto: Primavera |
|
|
Glauco
Amigo, acho que sua "azaléia" primavera é uma criativa mistura de hokidashi e han-kengai. Gostei muito do resultado e eu a manteria com esta estilização, mas não a inclinaria tanto como na última foto. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:56 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
Desculpe o lapso da "azaléia", rsrsrsrs, mas já corrigi a tempo, obrigado. Quanto a inclinação vc realmente acha que devo manter como estar sem exagerar ? Devo modificar a aramação da parte superior ?
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 9:39 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Nimguém mais tem sugestões ? Devo replantar no mesmo vaso para continuar a educação ? e se mantiver o vaso devo mudar a posição da planta já que modifiquei seu estilo para cascata ?
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 12:39 am Assunto: bonsai |
|
|
Glauco,
Parabenizo voce pelo excelente trabalho executado até agora. Ressalto, apenas, que na segunda foto mostrada após a aramagem, há um galho que vem detrás, fazendo uma curva absurda, e sendo projetado à frente, para compor a estrutura da galha que deverá baixar. Creio que pode redirecionar esse galho, dando-lhe um movimento sinuoso, mas projetando-o para cima.
Ao invés de optar pelo Han Kengai, eu levantaria ainda mais, inclinando melhor esses galhos que baixam, na 3.ª foto, formando um kengai completo, pois ficaria muito mais interessante. Para isso, seria necessário eliminar aquele outro galho grosso que sai a partir da bifurcação, e formar uma nova estrutura aerea naquela região, usando o galho que menciono acima e mais uns dois. Os outros, são excessivos, e poderão ser eliminados.
Obvio que para uma projeção kengai, será preciso substituir esse vaso de treinamento por outro mais adequado. Uma boa saída é acondicionar a planta em um vaso plastico, de altura razoável, preparando uma mistura bem balanceada de substrato, para permitir um bom desenvolvimento do nebari e das raízes de alimentação.
Agora, se preferir manter o estilo Han Kengai, tambem não há o que ressaltar, continua valendo as mesmas sugestões acima, pois o galho grosso à esquerda, terá que sair de qualquer maneira, pois rouba a harmonia da planta. Nesse caso, han kengai, não há que baixar tanto o galho aramado à direita, mas procurar posicioná-lo de forma a fixar a borda do vaso (ficar praticamente na mesma altura que a borda).
Embora sua aramagem esteja interessante, ela não está exercendo o papel a que se destina. Percebo que ficou um pouco solta, junto a base da forquilha que divide os dois caules mais grossos. Outrossim, estando o galho que desce devidamente aramado e tracionado, voce deveria estar aramando os galhos que formarão a copa dessa estrutura, adequando-os a um movimento que se harmonize com esse galho. Estão soltos, fugindo da adequação pretendida. Poderia cortar os excedentes, ou seja, os galhos que estão bifurcando-se e que apresentam um galho central nessa bifurcação. Esse galho central deve sair para favorecer uma boa densificação.
Bem, esta é minha humilde opinião. Apenas lembre-se que não é obrigado a acatar o que eu escrevi, ainda que eu o tenha feito no intuito de ajudá-lo a aprimorar seu excelente trabalho.
De qualquer forma, boa sorte com sua prima. Aliás, qual a cor das braqueas, quando floresce?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 9:26 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
as dicas dadas pelo Nicky são importantes e deveria levar em consideração. A inclinação poderia ser mais acintuada, já que a curvatura do tronco não dá para mexer muito.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 10:20 pm Assunto: |
|
|
Caro Nick,
Vc sempre vem com sugestões muito proveitosas, na realidade eu já estava tendencioso a optar pelo Kengai e amanhã mesmo eu estarei trocando de vaso e substrato, mas vou mandar outra foto desta planta de outro ângulo para ver se vc continua com as mesmas dicas. Suas flores são de cor lilás claro, quando floresce é um deleite para os olhos.
Foto com visão superior frontal.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 10:23 pm Assunto: |
|
|
Darkaso,
Com certeza levarei em consideração as dicas do Nick e também já havia pensado em inclinar um pouco mais para dar o formato kengai correto, só posso agradecer a todos vcs pelas orientações valiosas que tenho recebido.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sáb Set 01, 2007 10:27 pm Assunto: Quanta possibilidade |
|
|
Parabens seu exemplar oferece grande numero de estilos possiveis, desde um varrido pélo vento ate um kengai.
Concordo com o Nick sobre no caso de obtar por um kengai, formar a segunda copa
Abraço fraterno |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 02, 2007 1:32 pm Assunto: |
|
|
Edmilson,
Também estou concordando com o Nick, sé estou um pouco na dúvida em relação a quais galhos tirar, por isso postei esta nova foto.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 03, 2007 10:35 pm Assunto: |
|
|
Aqui a primavera já transplantada para um vaso de educação maior e mais fundo e inclusive com uma inclinação mais acentuada, faltando apenas uma melhor aramação da parte superior e retirada de alguns galhos para melhor definir o kengai.
 _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Lindeberg
Registrado: 25/07/07 Mensagens: 48 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 11:55 pm Assunto: |
|
|
Como está hoje?
Abs,
Lindeberg. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|