FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera: desfolha e reestilização.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 9:29 pm    Assunto: Primavera: desfolha e reestilização. Responder com citação

Amigos,

Tenho esta Primavera já ha algum tempo e todos os anos ela me presenteia com uma floração abundante, mas este ano isto não aconteceu, ao verificar com mais cuidado percebi que estava na hora de um transplante e troca de substrato, como de praxe para um reenvase eu efetuei a desfolha e aproveitei também para fazer uma poda de limpeza de estrutura para retirada de alguns galhos chupões e outros que estavam cruzando, o problema é que terminei me empolgando e resolvi fazer uma nova reestilização utilizando tração e aramação para aumentar a inclinação e me dar opção de um Han Kengai ou Kengai, também estou pensando em ao replantar dar uma inclinação maior em função do tronco pricipal ser muito reto e sem graça. Gostaria de sugestões inclusive se posso replantar no mesmo vaso, já que a planta ainda está em educação, ou se devo mudar para um vaso menor e mais profundo que é o que o estilo pede.
Abraços a todos.
Nas duas primeiras fotos como estava antes da desfolha, percebam vários galhos em uma formação confusa e com pouca densidade de folhagem.

Aqui já desfolhada, aramada e tracionada.

E aqui com uma inclinação maior no replantio para dar maior caída e movimento ao tronco principal.

O quê vocês acham ? Quais as sugestões ?

Editado pela última vez por Glauco Bastos em Qua Ago 29, 2007 9:53 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 9:36 pm    Assunto: Primavera Responder com citação

Glauco

Amigo, acho que sua "azaléia" primavera é uma criativa mistura de hokidashi e han-kengai. Gostei muito do resultado e eu a manteria com esta estilização, mas não a inclinaria tanto como na última foto.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 29, 2007 9:56 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

Desculpe o lapso da "azaléia", rsrsrsrs, mas já corrigi a tempo, obrigado. Quanto a inclinação vc realmente acha que devo manter como estar sem exagerar ? Devo modificar a aramação da parte superior ?
Abraços.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 9:39 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Nimguém mais tem sugestões ? Devo replantar no mesmo vaso para continuar a educação ? e se mantiver o vaso devo mudar a posição da planta já que modifiquei seu estilo para cascata ?
Abraços.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 12:39 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Glauco,

Parabenizo voce pelo excelente trabalho executado até agora. Ressalto, apenas, que na segunda foto mostrada após a aramagem, há um galho que vem detrás, fazendo uma curva absurda, e sendo projetado à frente, para compor a estrutura da galha que deverá baixar. Creio que pode redirecionar esse galho, dando-lhe um movimento sinuoso, mas projetando-o para cima. Very Happy

Ao invés de optar pelo Han Kengai, eu levantaria ainda mais, inclinando melhor esses galhos que baixam, na 3.ª foto, formando um kengai completo, pois ficaria muito mais interessante. Para isso, seria necessário eliminar aquele outro galho grosso que sai a partir da bifurcação, e formar uma nova estrutura aerea naquela região, usando o galho que menciono acima e mais uns dois. Os outros, são excessivos, e poderão ser eliminados. Very Happy

Obvio que para uma projeção kengai, será preciso substituir esse vaso de treinamento por outro mais adequado. Uma boa saída é acondicionar a planta em um vaso plastico, de altura razoável, preparando uma mistura bem balanceada de substrato, para permitir um bom desenvolvimento do nebari e das raízes de alimentação. Very Happy

Agora, se preferir manter o estilo Han Kengai, tambem não há o que ressaltar, continua valendo as mesmas sugestões acima, pois o galho grosso à esquerda, terá que sair de qualquer maneira, pois rouba a harmonia da planta. Nesse caso, han kengai, não há que baixar tanto o galho aramado à direita, mas procurar posicioná-lo de forma a fixar a borda do vaso (ficar praticamente na mesma altura que a borda). Very Happy

Embora sua aramagem esteja interessante, ela não está exercendo o papel a que se destina. Percebo que ficou um pouco solta, junto a base da forquilha que divide os dois caules mais grossos. Outrossim, estando o galho que desce devidamente aramado e tracionado, voce deveria estar aramando os galhos que formarão a copa dessa estrutura, adequando-os a um movimento que se harmonize com esse galho. Estão soltos, fugindo da adequação pretendida. Poderia cortar os excedentes, ou seja, os galhos que estão bifurcando-se e que apresentam um galho central nessa bifurcação. Esse galho central deve sair para favorecer uma boa densificação. Shocked

Bem, esta é minha humilde opinião. Apenas lembre-se que não é obrigado a acatar o que eu escrevi, ainda que eu o tenha feito no intuito de ajudá-lo a aprimorar seu excelente trabalho.
De qualquer forma, boa sorte com sua prima. Aliás, qual a cor das braqueas, quando floresce? Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco,

as dicas dadas pelo Nicky são importantes e deveria levar em consideração. A inclinação poderia ser mais acintuada, já que a curvatura do tronco não dá para mexer muito.

T+
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Nick,

Vc sempre vem com sugestões muito proveitosas, na realidade eu já estava tendencioso a optar pelo Kengai e amanhã mesmo eu estarei trocando de vaso e substrato, mas vou mandar outra foto desta planta de outro ângulo para ver se vc continua com as mesmas dicas. Suas flores são de cor lilás claro, quando floresce é um deleite para os olhos.
Foto com visão superior frontal.

Abraços.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

Com certeza levarei em consideração as dicas do Nick e também já havia pensado em inclinar um pouco mais para dar o formato kengai correto, só posso agradecer a todos vcs pelas orientações valiosas que tenho recebido.
Abraços fraternos.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 10:27 pm    Assunto: Quanta possibilidade Responder com citação

Parabens seu exemplar oferece grande numero de estilos possiveis, desde um varrido pélo vento ate um kengai.

Concordo com o Nick sobre no caso de obtar por um kengai, formar a segunda copa

Abraço fraterno
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 02, 2007 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Edmilson,

Também estou concordando com o Nick, sé estou um pouco na dúvida em relação a quais galhos tirar, por isso postei esta nova foto.
Abraços.
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2007 10:35 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui a primavera já transplantada para um vaso de educação maior e mais fundo e inclusive com uma inclinação mais acentuada, faltando apenas uma melhor aramação da parte superior e retirada de alguns galhos para melhor definir o kengai.

Lindeberg

MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2007 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Como está hoje?
Abs,
Lindeberg.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2012 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

belo exemplar!

http://entaosouvelho.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2012 2:25 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bonita bom trabalho!!!!!!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: