Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
evertonrcosta
Registrado: 31/08/10 Idade: 48 Mensagens: 17 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Sáb Out 02, 2010 2:00 pm Assunto: Identificação - Help! |
|
|
Olá;
Esta árvore existem em abundância na minha região, gostaria da ajuda dos foristas para identificação desta árvore.
Ela tem uma estrutura linda e está na época da floração, creio que sirva para bonsai.
Faltou fotos da árvore inteira, mas se não for suficiente para identificação eu postarei mais fotos.
Obrigado; |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sáb Out 02, 2010 2:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Everton,
Essa espécie é a sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides)...
Nome científico: Caesalpinia peltophoroides
Nomes populares: sibipira, coração-de-negro
Origem: Brasil
Família: Leguminosas
Luminosidade: Sol pleno
Porte: atinge até 18 metros de altura
Clima: adapta-se muito bem ao clima sub-tropical e tropical.
Copa: arredondada, pode chegar a 15 metros de diâmetro
Propagação: Sementes
Solo: não é muito exigente, mas prefere o ligeiramente ácido
Podas: não são necessárias
Originária do Brasil, especificamente da Mata Atlântica, a sibipiruna é uma espécie da Família das Leguminosas e atinge altura máxima em torno de 18 metros. Esta espécie de árvore, que costuma viver por mais de um século, é muito confundida com o pau-brasil e o pau-ferro, pela semelhança da folhagem. A sibipiruna perde parcialmente suas folhas no inverno e a floração ocorre de setembro a novembro, com as flores amarelas dispostas em cachos cônicos e eretos. Os frutos, que surgem após a floração, são de cor bege-claro, achatados, medem cerca de 3 cm de comprimento e permanecem na árvore até março. A árvore é muito utilizada no paisagismo urbano em geral, sendo também indicada para projetos de reflorestamento pelo seu rápido crescimento e grande poder germinativo. A floração da espécie ocorre geralmente 8 anos após o plantio e cada exemplar, cultivado em condições adequadas, pode viver por mais de 100 anos.
Fonte (http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A21sibipiruna.htm) _________________ Thiago Giaconi
http://discutindoarte.blogspot.com/ |
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 02, 2010 5:43 pm Assunto: Nome |
|
|
Legal sempre quis saber o nome científico aqui em Goiás o pessoal chama de cibipiruna tem de montão nas cidades. _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |
evertonrcosta
Registrado: 31/08/10 Idade: 48 Mensagens: 17 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Qui Out 14, 2010 10:53 pm Assunto: |
|
|
Valeu Thiago... Obrigado pela Ajuda!
Abraços! |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Out 14, 2010 11:55 pm Assunto: |
|
|
Eu também sempre quis saber dessa planta...
Legal a informação, Thiago! =D _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
|