|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucas___
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 5:46 pm Assunto: Dúvida quanto a transplantação |
|
|
No momento eu já transplantei 3 mudas, cortando a raiz e planta proporcionalmente. O problema é que as 3 estão com um aspecto ruim, como se estivessem morrendo lentamente. Eu uso 70% de areia coada (grãos de 3 a 5mm) e 30% de terra preta como substrato.
Este comportamento das plantas é normal ou estou fazendo algo errado? _________________ Lucas |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 08, 2007 6:24 pm Assunto: Plantando estacas |
|
|
Lucas
Eu sempre achei perigosa esta dica, meio comum, de que "a poda das raízes e da copa deve ser proporcional". Em resposta, uma vez eu escrevi: "corta um pouco em cima e um pouco embaixo, corta mais um pouco em cima e mais um pouco embaixo, ... e planta a estaca!"
Como regra geral devemos reduzir de uma única vez no máximo 1/3 das raízes finas. Seguindo esta regra, na maioria das vezes nem é necessário podar a copa para compensar a desidratação. Reduzir mais que isso, mesmo em plantas saudáveis e fortes, pode colocá-la em risco.
Quais espécies você podou e transplantou? Se forem coníferas, a operação requer ainda mais cuidado. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Lucas___
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 6:45 pm Assunto: |
|
|
2 são tuias-azuis e uma uvaia. _________________ Lucas |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 08, 2007 9:02 pm Assunto: Sol ou sombra |
|
|
Lucas
As tuias são coníferas e será mais difícil que se recuperem. Já a uvaia é uma nativa resistente, que deve brotar em algumas semanas (se estiver viva).
Somente agora me ocorreu outra possibilidade: depois do transplante devemos manter as plantas abrigadas, na sombra, por cerca de 30 dias. Se colocou direto no sol, a recuperação pode ser difícil.
Como anda o clima em sua região? Em épocas de temperaturas extremas ou umidade muito baixa o transplante pode ser um risco. _________________ Ferreira
"Recife (PE)"
Editado pela última vez por Ferreira em Seg Out 08, 2007 9:04 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Lucas___
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 9:04 pm Assunto: |
|
|
elas estão abrigadas, recebendo luz indireta do sol. o meu substrato está bom? _________________ Lucas |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 08, 2007 9:10 pm Assunto: Terra |
|
|
Lucas
Não sei exatamente o tipo de "terra preta" que você está usando. Se fosse uma compostagem peneirada seu substrato poderia ser melhor, mas não acho que tenha causado o problema. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|