|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lorena Bonsai
|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 1:15 am Assunto: Meu primeiro bonsai e eu nem planta tive! |
|
|
Olá, eu ganhei um bonsai há alguns dias e tenho muitas dúvidas. A plaquinha que veio com ele diz que é de cereja. Eu não sei se é um bonsai, um pré-bonsai, um galho num vaso... Aqui faz por volta de 30ºC durante o dia o ano todo, acho importante informar vocês sobre a temperatura. Agora as dúvidas:
1) Eu já li que pra saber se aguou direito é só deixar a água sair da parte debaixo do vaso, isso é verdade ou vai embebedar a cerejinha?
2) Eu posso cortar as pontas das folhas que estão secas?
3) Com que freqüência devo aguar meu bonsai?
4) Com que freqüência devo colocá-lo no sol?
5) Devo tirar as pedrinhas que vieram com ele?
6) Algumas folhas estão caindo, isso é normal?
7) A placa diz que é um bonsai jovem, isso é mais ou menos quantos meses?
8) Li sobre os fios, os arames que se colocam no bonsai em vários sites, mas achei a linguagem muito técnica. Eu devo colocar arames nos galhos da minha cerejinha? E se for pra colocar, como? É só colocar ou tem que apertar que nem aparelho de dente?
9) E outra coisa, o tronco é pra ser assim fininho mesmo?
Agradeço desde já a atenção e a ajuda. Eu adoro minha plantinha, e quero muito cuidar bem dela. E eu quero deixar claro que eu sei que um bonsai não é apenas uma planta, é mais que uma simples planta, mas não deixa de ser uma planta, e eu gosto de chamar de platinha. Quando falarem de arame, falem como se estivessem falando pro Patrick amigo do Bob Esponja, eu realmente não sei coisa alguma sobre isso.
Aqui vão umas fotos do meu bonsai
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 6:58 pm Assunto: |
|
|
Lorena,
seja bem vinda ao fórum. Espero que possamos ajudá-la com sua planta atual e as vindouras.
Vamos ver as questões:
1) Eu já li que pra saber se aguou direito é só deixar a água sair da parte debaixo do vaso, isso é verdade ou vai embebedar a cerejinha?
deve proceder assim mesmo. Ela precisa de água por todo o vaso. Dessa forma garante isto.
2) Eu posso cortar as pontas das folhas que estão secas?
pode cortar sim, mas pelo cabinho da folha seca, se ela não estiver completamente seca, não se preocupe e deixe ela lá.
3) Com que freqüência devo aguar meu bonsai?
sempre que o solo, que no bonsai chamamos de substrato, estiver seco. Isto deve ser todo dia aí em Fortaleza, dependendo da época do ano até duas vezes ao dia.
4) Com que freqüência devo colocá-lo no sol?
é uma espécie forte e que gosta de sol pleno. Mas como estamos falando de sol de Fortaleza, evite o sol de 11 às 15, onde está mais forte. Depois de adulto deve suportar melhor, por enquanto ainda é uma mudinha.
5) Devo tirar as pedrinhas que vieram com ele?
Em bonsai não se uso pedrinhas coloridas e nem branquinhas. O ideal são as pedrinhas que compramos para compôr o substrato. Ainda mais que essas branquinhas normalmente são de marmore, o que não deixa o PH muito bom para plantas.
6) Algumas folhas estão caindo, isso é normal?
depende da quantidade e de como estão ao cair. Se aparentam velhas, não necessariamente secas, é normal.
7) A placa diz que é um bonsai jovem, isso é mais ou menos quantos meses?
Na verdade não é bonsai jovem nada. É uma mudinha que colocam em um vasinho para ficar bonitinho. Ainda tem muito a fazer nela para se tornar um bonsai. Normalmente será de no máximo dois anos.
8) Li sobre os fios, os arames que se colocam no bonsai em vários sites, mas achei a linguagem muito técnica. Eu devo colocar arames nos galhos da minha cerejinha? E se for pra colocar, como? É só colocar ou tem que apertar que nem aparelho de dente?
ideal é estar firme, nem apertado, nem frouxo. Depende da espe´cie também, mas a cerejeira normalmente seria ideal não apertar muito para não marcar o tronco.
9) E outra coisa, o tronco é pra ser assim fininho mesmo?
não. O tronco do bonsai deve parecer velho. Fino assim não parece concorda. Bonsai e fazer uma planta pequena parecer enorme, então, precisa de muito trabalho para ela, mas não desanime, faremos o possível para resolver suas dúvidas e ajudá-la.
As questões vão surgindo à medida que for fazendo alguma técnica, pergunte sempre.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 9:04 pm Assunto: |
|
|
Lorena,
me parece que esta tua muda é um tipo de cereja de que tenho um pé no quintal da minha casa e algumas mudas que pretendo transformar em bonsai...
Você caiu no conto da mudinha bonitinha plantada em um vaso de plástico, vendido em supermercados como se fosse um bonsai. Eu também adquiri algumas assim.
O ideal é você tirar desse vaso e transplantá-la para um escorredor de macarrão com uma mistura de areia grossa (~70%) e matéria orgânica (~30%) para desenvolvimento da muda. vão aí mais algumas informações...
Nome popular: Grumixama (Eugenia brasiliensis, família Myrtaceae); é uma árvore brasileira da Mata Pluvial Atlântica, também chamada grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti.
Árvore de até 15 m de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em mata aluviais e encontas suaves, é hoje rara.
Seus frutos - drupas globosas -, além do consumo humano, atraem a avifauna.
Sinonímia botânica: Eugenia dombeyi (Spreng.) Skeels, Eugenia dombeyi Skeels, Myrtus dombeyi Spreng., Stenocalyx brasiliensis O. Berg.
Um abraço...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 10:17 pm Assunto: |
|
|
Edson,
não está parecendo a grumixama não. Está parecendo a cererjeira do rio grande mesmo. A grumixama tem as folhas mais finas e mais delicadas, um ouco maiores também. Estas estão mais duras, parecendo mais firmes. Pelo tronco não dá para saber, são parecidos até que descasque.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|