|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Seg Out 01, 2007 11:32 pm Assunto: Ficus Boni - Sekijoju |
|
|
Esse ficus eu estou mexendo nele à mais ou menos um ano, é daqueles "mandioquinha" que se quebram por qq coisa...
Passei ele agora para um vaso de bonsai maior para ir treinando as raizes para na proxima troca de terra passar para um vaso mais raso...
Frente
Trás
Cima
Nebari
 _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Out 02, 2007 6:52 pm Assunto: |
|
|
Frk,
ele tem um nebari um pouco embolado, mas nesse estilo e nessa espécie não terá tanto problema. A copa está interessante, apenas o ápice não combina com o movimento do tronco. Veja que o tronco é mais sinuoso e o ápice está muito torto para a esquerda. Dê um pouco menos de movimento e ficará muito bom séu fícus.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 12:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Está bem encaminhado, seu ficus. No próximo reenvase, escolha uma vaso menor e mais raso, para expor melhor o nebari. Aproveite e corte tambem essa raiz parecendo uma "tromba", que destoa das demais. O ficus "boni" ou "mandioquinha", como chamam alguns, é meio complicado para conduzir como bonsai, pois quebra com facilidade os galhos, mas no geral costuma render umas peças interessantes, principalmente se optar por um shohin ou mame. Vc está no bom caminho. Parabens por seus esforços até agora.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 03, 2007 1:00 pm Assunto: |
|
|
Qual das raízes vc se refere nick?
Eu passei p/esse vaso justamente para o treinamento das raizes, no próximo quero uma bandeja bem mais rasa como é de caraterística do estilo...
Eu que bem sei a facilidade que esse ficus tem para quebrar os galhos, ele era bem mais alto, mas na tentativa de modelar, eu quebrei os dois no mesmo dia que eu adquiri, imagina a raiva...se bem que há males que vem para bem, ele ficou bem mais interessanta a essa altura, ressalta mais, ficou mais "parrudo". _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 6:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
A raiz que cito é essa que na penultima foto aparece com um matinho verde perto. Ela destoa das demais, parece um cano ou um joelho de conexão tigre, entende?
Sem ela, sua planta melhora bastante, quanto ao visual.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 04, 2007 7:37 am Assunto: |
|
|
É essa mesmo que eu tinha pensado em cortar....só nao cortei p/não reduzir mto as raizes...
qq hora eu tiro ela fora... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 10:59 am Assunto: |
|
|
FrK,
beleza de fícus. Eu também tenho uma muda desta espécie na qual estou tentando dois alporques. Vou dar mais uma opinião para que melhores, a meu ver, ainda mais este belo bonsai. Na foto de frente, este último galho à direita nasce praticamente do lado de dentro da curva. Sugiro cortar acima dele, fazendo dele o novo ápice... Também deverias retirar o segundo galho à esquerda de baixo para cima...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|