|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 3:29 pm Assunto: Evolução de uma Piracanta |
|
|
Pessoal,
Gostaria de compartilhar com vocês a evolução de uma piracanta. Ela foi obtida de estaca e tratada em mamadeira por aproximadamente 8 anos. Infelizmente não tenho muitas fotos do início, apenas uma geral do viveiro onde ficava a piracanta, eu tentei recordar para melhorara visualização , mas acho que dá para perceber a evolução.
Na terceira foto a herdeira ta tomando conta da herança.
Espero que gostem, aguardo opiniões.
Wilson |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 8:18 pm Assunto: |
|
|
falar o que???????
as fotos ja dizem tudo , muito bom!!!!!!!!!!!! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 8:49 pm Assunto: |
|
|
Cláudio,
esse tronco é resultado de mamadeira por 8 anos?
Fantástica a compactação conseguida, os galhos estão muito bons nos patamares. Faltou apensa abaixar e alongar um pouco os primeiros galhos da esquerda para dar a idéia de uma leve divisão da copa, mas se encontrando mais acima.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 9:54 pm Assunto: |
|
|
Oi Wilson,
Inclível vermos como um bom cuidado e o tempo pode fazer com nossas árvores Parabéns
Eu acho que basta apenas um refinamento nesta estrutura e você já pode ir pensando num belo vaso para formar um lindo bonsai
Fiz estes dois projetos para tentar contribuir...:
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 14, 2007 4:07 pm Assunto: |
|
|
olha, eu gosto mais da segunda projeção do Alexandre. Ir transformando ele em um tronco duplo, Na minho opinião fica mais bonito que que um ereto informal com aquele primeiro galho muito baixo.
Abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Seg Out 15, 2007 7:23 am Assunto: |
|
|
Obrigado a todos,
Alexandre, obrigado pela projeção, tá anotada. Na verdade eu replantei ela agora no início da primavera e resolvi voltar pra mamadeira para dar mais corpo ao tronco. A definição da copa vou começar também a partir de agora, tem muito galho pra ser podado, na foto ela ainda esta bruta.
obrigado |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 16, 2007 7:08 am Assunto: |
|
|
como o alexandre falou em breve terá um lindo bonsai .
parábens pela planta _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 19, 2007 9:28 am Assunto: bonsai |
|
|
Wilson,
Parabenizo voce por seu excelente trabalho até agora. Linda planta. Eu tambem optaria pela segunda projeção, por ser mais adequada e proporcionar uma harmonia maior, considerando o primeiro galho.
Por experiencia própria, eu aconselharia voce a fazer o replantio em um vaso de treinamento, ao invés de escorredor ou bacia plastica, para trabalhar o refinamento da estrutura aerea e, se for conduzir dentro de uma das duas projeções (a segunda é a melhor), o vaso permite um trabalho mais tranquilo, e sem risco de por a perder as podas de refinamento e condução, via aramagem, que se fizerem necessárias.
No caso, o vaso de treinamento deverá ser até uma vez e meia maior que o vaso final (onde o bonsai irá ser plantado), e pelo menos um vez mais profundo (algo como quase o dobro da altura do vaso final).
Para adequar um ótimo nebari, prefira um vaso redondo, ao invés de um retangular ou quadrado. Poderá, tambem, usar uma tabuinha circular para prender as raizes com barbante, distribuindo-as radialmente, dando inicio ao trabalho de formação do nebari.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Out 20, 2007 6:02 pm Assunto: |
|
|
Beleza de evolução , é a natureza buscando a vida
Parabens
Joel |
|
|
 |
Aquariosmaster 1.o PASSO

|
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Out 20, 2007 7:35 pm Assunto: |
|
|
Também fico com a 2a projeção, mas tiraria aquele 1o galho de qquer jeito, creio q tira um pouco da harmonia do conjunto pois o acho muito baixo, e não acredito que o queira usar como sacrifício para engrossar a base melhorando a conicidade, mas caso queira, daí é bom deixá-lo por mais algum tempo, mas depois tirá-lo, opinião minha!
Se usá-lo como sacrifício não poderá podá-lo, mas isso vc sabe!
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|