FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quanto vale um bonsai? Enquete
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 10:55 pm    Assunto: Quanto vale um bonsai? Enquete Responder com citação

Uma das coisas que mais me intrigam é o quanto custa um bonsai. Algumas empresas, até mesmo as respeitáves, vendem bonsai pouco desenvolvidos e sem forma muito definida, por preços que, particularmente, considero altos.

Sei que um bonsai é uma obra de arte viva e que, muitas vezes, exige décadas de cuidados. Mas, nem por isso, o bom senso deve ser esquecido na hora de estimar um preço para o exemplar.

Dessa forma, buscando exercitar a imaginação dos bonsaistas, estou colocando a foto de um bonsai que está a venda em uma empresa renomada. É um exemplar de pinheiro branco com 48 cm de altura e tronco de 13 cm de espessura.

Nessa enquete eu faço a seguinte pergunta: Quanto vale esse bonsai ?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
juniosg

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 11:23 pm    Assunto: Responder com citação

chute, 3000 reais ou algo em torno...

valeu^^

edit:
bom depois de ler o post de baixo,...
e fazer uma pequisa no bonsai kai,..
meu palpite subiu pra ... 25.000 mil,... talvez um pouco menos, talvez um pouco mais, mas me parece que seria possivel ver uma plaquinha com esse valor nessa planta,...

valeu^^

Editado pela última vez por juniosg em Qua Out 03, 2007 12:13 am; num total de 2 vezes
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 11:53 pm    Assunto: Responder com citação

Aguardarei que várias pessoas emitam opinião até que eu revele o preço desse exemplar.

Observem a qualidade do exemplar, o tamanho, o tipo e podem olhar os valores de arvores de mesma qualidade em sites que comercializam bonsai para terem uma idéia....

Obrigado a todos que colaborarem
ghazal

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 5:48 am    Assunto: Responder com citação

Minha modesta opinião

um exemplar deste eu não venderia por menos de 10.000 (avaliação baixa)

tenho percebido que se nós não valorizarmos as espécies, anos de trabalho e dedicação, jamais formarão valor agregado.

Eu já disse isso para o meu fornecedor,,,,,aos olhos de administrador foi uma burrada, mas a longo prazo quem sabe.......um pequeno PN valha 500 paus.....

basta o mercado se fortalecer......dificílimo né

qquer pré de PB até em lojas de materiais de construção valem 10 paus.

será que o grande público sabe que aquilo não dura na casa dos particulares sequer 3 meses?
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 9:24 am    Assunto: Responder com citação

Meu palpite é R$ 15.000,00.
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 10:03 am    Assunto: Responder com citação

fabioso,
você tem a informação de quantos anos tem este exemplar?
A idade é um fator muito importante na composição do preço de um bonsai...

Edson.
GustavoO
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Também gostaria de saber a idade dele, embora me pareça uma árvore mais velha...
sdlucca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 12:28 pm    Assunto: Responder com citação

opa!

Eu acho que no mínimo uns R$ 35.000,00,, pelo belo tronco e nebari excelente estrutura de galhos e folhas exaustivamente pinçadas,

Abraço!

Silvio.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 12:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Para mim, não vale nada. Laughing Laughing Laughing Laughing

Explicação:

Trata-se de um Goyomatsu, ou pinus penthaphylla, pinheiro branco, que não sobrevive, aqui no planalto central, nem um dia, fora de uma superestufa climatizada. Como não disponho de capilé para uma estrutura dessas, que dirá para pagar o "precinho" de uma peça dessas. Sad Sad

Mas dentro do espírito proposto, concordo que alguns cultivadores e comerciantes exageram, na mor das vezes, no preço de suas peças. É claro que só paga o preço quem realmente está afim de comprar e possui condições para fazê-lo, sem regateios. Mestre Hidaka, por exemplo, tem em seu viveiro pinus nigra, ou kuromatsu, com preços elevados, em torno de 1.500 até 70 mil (uma peça bem antiga, portentosa). Paga quem quiser, leva quem puder. Laughing Laughing Laughing

O pinheiro branco da foto tem aproximadamente uns 40 para 60 anos. É uma peça de coleção, portanto, de preço ainda mais salgado: em torno de 300 a 450 mil ienes. Algo como uns 9 mil reais. Lembrando que o Brasil proíbe a entrada de plantas alienígenas, que ficam retidas num container, no porto, durante uns 45 dias (quarentena), antes de serem liberadas (sem que o comprador possa ver como está, ou fornecer agua ou alimento para a peça). Very Happy

Na Europa, a mesma planta pode ser encontrada por preços que variam de 10 mil euros a 30 mil euros, dependendo do país e da cotação da moeda. Wink

Melhor comprar um pré-bonsai de PN no Kadan, cultivar por uns seis anos, ao cabo dos quais terá em mãos um lindo bonsai, sem despender tanto assim. (uma boa muda, lá, sai por uns 60 ou 80 reais). Outra possibilidade, é comprar da Regina Suzuki, um pré de PN ou um bonsai formado, por um preço mais em conta que os do Mestre Hidaka (esse último é mais caro, pois temos que considerar o "nome" ou como se diz, a "griffe", né? Laughing Laughing ).

Pinheiro branco, tô fora. Bonito de ver nas revistas, mesmo no viveiro do Romagnole não vai muito bem. Creio que há mudas à venda na Nipon, na Bonsai Brasil e no Mizuno. Para quem quiser arriscar, é claro. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 2:03 pm    Assunto: Responder com citação

Excelentes colocações de nickfury e bem esclarecedoras.

Eu já sabia que o pinheiro branco não suporta o clima brasileiro, nem mesmo no sul do país.

Agradeço ao nick por ter entendido o espírito da proposta, que é dos bonsaistas reflitam sobre o quanto vale um bonsai de excelente qualidade.

Acredito que excelente qualidade se aplique ao exemplar que trouxe como mero exemplo.

Este é um exemplar que vem sendo trabalhado faz 38 anos, mas não tive acesso a idade real do mesmo. Acretito que tenha uns 45 anos, na minha ignorância.

Espero que ajude e não se preocupem que dentro de uma semana eu informo o preço dessa peça.
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 03, 2007 10:38 pm    Assunto: Responder com citação

Que belo exemplar... R$12.000,00
Concordo com o nikyfury quanto a não poder ter um exemplar destes no Brasil... o romanhole tem um e uma época ele estava sofrendo demais, hoje não sei que fim levou...
Quanto aos trabalhos do Hidaka, são caros mesmo, mas sejamos francos... o cara é além de um mestre é um verdadeiro artista...
As plantas dele são uma mais linda que a outra. Como obras de arte não tem preço comercial e sim sentimental eu acho que tem alguns que não são tão caros assim...(apesar do "$entimental" não ser para mim.)

Um abraço

Ricardo Loriggio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 12:54 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Talvez não precisemos ir tão longe, quanto o Japão, para admirarmos bonsai de rara beleza, que são vendidos a peso de ouro. Temos a empresa Bonsai Kai, que nos brinda com esse Kuromatsu,

Informando tratar-se de uma planta de 88 anos de idade, e que está sendo comercializada por R$35 mil reais. Very Happy Um lindo e primoroso trabalho, e que, considerado sua idade, creio que deva ter um certo valor. Rolling Eyes Rolling Eyes

Nos aventurarmos pela seara dos preços de bonsai vendidos em nosso país, pelas empresas .com.br, é algo interessante. Encontraremos peças por preços equidistantes, onde ultimamente é relevado mais o trabalho realizado no bonsai, que propriamente a idade ou outra caracteristica qualquer. Rolling Eyes

Visitando a loja virtual do sr. Vicente Romagnole, podemos encontrar um acer de 24 anos, 93 cm, anunciado à venda por R$2 mil reais. Uma pechincha, não? Embarassed Embarassed

Acredito ser muito complexo discutirmos até que ponto um bonsai pode ser considerado "caro", considerando os diversos fatores envolvidos. Há barbaridades, sem dúvida nenhuma, mas isso ocorre igualmente em qualquer mercado, como até mesmo na Mistral, empresa espanhola:

Essa piracanta, que no site está constando como tendo em torno de 19 anos, está sendo vendida a 137,24 euros. Uma pequena fortuna, se considerarmos que tal espécime cresce rapidamente aqui em nosso país, e que temos lindos bonsai à venda, bem melhores que esse, por preços não tão salgados assim. Rolling Eyes

Voltando ao teatro nacional, eis a empresa Terra Bonsai, do bonsaista Rock Junior, que expôs uma piracanta à venda,

Em que o preço é de R$395 reais, a planta tem idade aproximada de nove anos. Rolling Eyes

É sintomático que, para considerarmos uma planta, um bonsai, como sendo de preço elevado ou caro, devemos fazer uma pergunta básica: queremos realmente comrar esse bonsai? Wink

Num futuro não muito distante, haverão outros mestres, outras grandes obras de arte bonsai espalhadas por aí. Os mestres do passado, e suas obras, claro, terão um valor assustadoramente altos, pois terão, além dos bonsai, um nome a zelar, um nome que é antes de tudo uma "grife". Então, sei que, ainda que muitos digam que há plantas sendo vendidas por preços absurdos, temos que fazer antes uma triagem, separando o joio do trigo. Very Happy

Pegar um junipero procumbens qualquer, fazer um trabalho de estilização, com jin e shari, e que irá resultar em algo realmente belo, é óbvio que não poderia ser vendido por um preço irrisório, a não ser que seu autor assim o queira fazer. Mas, certamente, não há como estabelecer preços pré-fixados para definir qual o valor máximo que uma obra de arte viva como um bonsai pode alcançar. Very Happy

Agora, pegar uma muda qualquer, fazer uma poda de manutenção ou limpeza, dar uma aramada ligeira, apenas para distribuir melhor os galhos, envasar num petropolis e depois pedir por esse "trabalhinho" o mesmo preço que for estabelecido para o juniperos procumbens acima, é realmente extrapolar. Twisted Evil Twisted Evil

Comparativamente, entre esses dois trabalhos haverá um abismo imenso, em que o preço, o nome do autor do trabalho e a finalização deste, irão, sim, definir qual realmente custa "caro" e qual, realmente, poderia ser vendido por um preço mais em conta. Laughing Laughing

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

tomei a liberdade de diminuir o tamanho da maravilhosa foto que postou, ela ficou muito grande e está difícil de vislumbrá-la bem.

Adiano,

com bem colocou o Nicky e outros colegas, este valor é muito colmplicado de ser medido, já que ainda podemos colocar a importãncia do nome de quem fez como valor agregado.

T+
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

Esses dois exemplares nacionais de zelkova tem exatamente o mesmo preço R$180. O da esquerda tem 42 cm e o da direita 52 cm.

Não sei se o fato de ser inexperiente me faz cometer mancadas, mas faz parte: particularmente, acho que o exemplar da direita foi muito melhor trabalhado, tem um tronco com movimento e qualidade e o da esqueda só foram feitas algumas podas estruturais.

Meu sentimento pessoal é que o exemplar da esquerda está caro e o da direita barato. Claro que o valor artístico e sentimental do vendedor é quem ditam os preços, mas basta comparar com o mercado nacional mesmo e veremos discrepâncias.

Peço perdão pela ignorância, pois sou novato.

Estou gostando do movimento das discussões que laçou esse tópico.

fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 5:28 pm    Assunto: Responder com citação

Como minha intenção não é de matar todos de curiosidade, mas da reflexão, revelarei o preço do bonsai:

O valor no país em que é comercializado é de R$3.138,38, convertido em reais. Muito barato não ?

Com o frete para o Brasil, estimo que o mesmo chegue a custar R$4.984,48.

Com os 60% de impostos de importação sairia por R$7.975.17.

Possivelmente, haveriam outros impostos, como desembaraço alfandegário e outros.

Mesmo assim, pela qualidade do exemplar, é um preço razoável.

Claro que o imposto de importação poderia ser "contornado" se fosse declarado em nota um valor bastante inferior ao pago pelo exemplar, mas isso seria o jeitinho brasileiro e envolve sérios riscos legais.

Mas o pior numa importação desse tipo, pelo que eu soube, é que o exemplar vegetal, por ser estrangeiro, tem que ficar 45 dias (quarentena) em um conteiner, sem que o novo dono possa molhar ou verificar suas condições.

Acredito que, mesmo as espécies mais resistente (como ficus), haveria um risco enorme de perder o exemplar pela burocracia de importação.
Talvés se houvesse o intermédio de uma empresa importadora especializada, esse processo de quarentena sem cuidados com a planta poderia ser evitado ou minimizado.

Gostaria de ouvir a opinião dos mais experientes sobre essa questão da importação
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: