FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Charles
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Mar 22, 2007 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Duprat...

Este fim de semana verifico minhas outras calliandras, e te dou um retorno sobre minha suspeita!.... Rolling Eyes Embarassed

Independente disto, as vezes consegue-se nas calliandras, novos galhos no tronco que, ao longo dos anos, assumem uma proporçao bem legal, mesmo em relaçao aos mais antigos...

Vou procurar uma foto de algumas das calliandras que trabalho, logo após o momento da coleta, para dar uma noção dessas brotaçoes... Rolling Eyes Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante





MensagemEnviada: Sáb Mar 24, 2007 6:51 pm    Assunto: exemplo Responder com citação

AMIGO CHARLES, Ja vi este topico quase uma centena de vezes! A palavra que me vem sempre a cabeça e : GENIAL!!!! ATT.LUCIANO.
Voltar ao topo
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2007 10:42 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Charles, creio que voce deveria pensar seriamente em enviar essas fotos para a revista de bonsai, para que o pessoal possa estar fazendo uma matéria sobre tão apaixonante trabalho de refinamento. Very Happy

Certamente, isso é algo que iria agradar não somente a nós, foristas, mas a todos quanto amam o bonsai, além de ser uma ótima oportunidade de outras pessoas, mesmo leigos, estarem conhecendo um verdadeiro bonsai, construido em todos os pormenores, por um grande nome do bonsai nacional. Very Happy

Essa última foto me lembra a construção que visualizamos naqueles bonsai fenomenais na pagina do Bonsai Shari Sidiao:



Creio que um trabalho altamente técnico como esse, fruto de sua pericia e paciencia, merece ser destacado, ainda que por uma publicação nacional, mas que tem um grande alcance, possibilitando a todos admirar o verdadeiro bonsai nacional. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qua Mar 28, 2007 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Alô crianças !!!!!!!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Charles - MEU GAROTO - o Nicky está coberto de razão....pense nisso com carinho, todos vão sair "ganhando".....

Aprendizagem é aprendizagem e todos somos ávidos e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Mar 30, 2007 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, menina Angela...

Me agrada partilhar meus trabalhos aqui no fórum, não apenas para dividir o pouco que sei, mas muito pelo retorno que recebo dos colegas.... e que muitas vezes me fazem refletir e enxergar coisas que não via!.... Rolling Eyes Wink
Talvez seja uma questão pessoal mas, se eu consigo passar algo aos colegas, por mínimo que seja, partilhando tanto nos meus êrros como acertos, isso faz sentido prá mim.... Rolling Eyes Rolling Eyes Wink
Por outro lado, não me vejo vindo aos fóruns apenas para divulgar fotos de meus bonsai.... não me sentiria bem fazendo isso.... Rolling Eyes Rolling Eyes ... e nao faria para mim o sentido que me motiva.... Rolling Eyes Rolling Eyes

Compliquei demais ou me fiz entender!??... Rolling Eyes Rolling Eyes Very Happy

Abraços,
Charles

P.S.... perdi toda uma galeria de fotos no Megagaleria, inclusive fotos desta calliandrinha e de outras postagens que fiz... Comuniquei o fato a eles, mas até o momento nao tiver retorno... Crying or Very sad Rolling Eyes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 2:32 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Charles, tambem perdi alguns arquivos de fotos no Megagaleria. Eles enviaram um email, explicando que houve problemas no servidor, mas que haviam resolvido, embora o material perdido não possa mais ser recuperado. É algo lastimavel, é bem verdade, mas fazer o quê, né? Sad

Quanto a postar fotos de suas plantas, embora voce não faça disso um modismo, é muito útil termos a oportunidade de ver, nas fotos, o resultado de seu trabalho, bem como sabermos a maneira que ele foi feito, algo que certamente nos auxilia a todos, pois com suas preciosas informações, podemos tentar melhorar tambem a qualidade daquilo que fazemos. Very Happy

Eu concordo com voce, quando diz que é prazeiroso compartilhar, aqui no forum, seus conhecimentos. O pouco que sei, tambem sinto-me quase que num certo sentido, em dever orientar, aconselhar ou ceder dicas, que sei que, como serviram para mim anteriormente, certamente poderão vir a ajudar alguem a fazer melhor com o material que possuem. Very Happy

Creio que esse desprendimento é que nos torna melhores, pois ao oferecermos uns aos outros o conhecimento que temos sobre determinado assunto, estaremos formando para nós e para todos aqui, como que um "livro" ou "manual" de instruções, do qual sempre poderemos lançar mão naquela hora em que nada mais temos. Very Happy
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Abr 26, 2008 9:03 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Charles escreveu:
Essa calliandra agora está novamente toda enfolhada e, no final do ano, talvez em novembro, pretendo fazer:
1- Desfolhamento total para nova aramação. Pretendo reduzir um pouco os espaços vazios entre os galhos mais baixos e os mais altos...
2- Poda de raízes e replantio. Ela está nesse vaso há cerca de 2 anos, já bastante enraizada Rolling Eyes Rolling Eyes
3- ao replantar, penso em fazer uma pequena rotação da planta no vaso, no sentido horário, visando desviar um pouco aquele galho mais baixo (que se bifurca), e que hoje aponta diretamente para o observador... Rolling Eyes
4- Talvez eu elimine (ou arame) alguns galhos menores, próximos da copa, alguns porque se cruzam, outros porque apresentam linhas muito retas...
Assim que tiver feito este trabalho, colocarei novas fotos!


Oi pessoal...

As idéias acima eu havia postado em set/2006 !!!... Shocked Laughing
Vou postar algumas fotos do trabalho que estou fazendo com esta caliandra, visando cumprir alguns dos ítens acima... Rolling Eyes
Um dos meus principais objetivos foi fazer uma simplificação da estrutura que, embora me agradasse, eu sabia que parte dela só existia devido à uma certa "poluição visual", galhos se cruzando.. etc.. Rolling Eyes

Aqui o ponto de partida, onde se pode notar perto do ápice, um nó de galhos que parte em direção ao observador. Este nó me incomodava porque vários galhos que partima de lá, embora compusessem a copa, também faziam cruzamentos pouco estéticos...
No Bonsai 2007 em Ribeirão, as irmãs Teresa e Ana Paula me reforçaram a opinião da "poluição" daquele nó, enfatizando que Hidaka era de mesma opinião... Rolling Eyes Wink


Galhos retirados, predominantemente do nó citado acima...


Aqui os nós, propriamente ditos, retirados depois de podados os galhos que partiam deles, facilmente visíveis de onde partiam....


Podas menores....


Resultado das podas citadas acima, onde se pode ver o local de onde foi retirado o nó... Wink


Nova aramação visando uma nova redefinição de copa, ocupando parte dos espaços vazios, resultantes dos galhos eliminados...


Aqui a caliandra já está enfolhando, após troca de vaso, substituindo um de Bryan Albright por um "by Sami"... Wink Fiz também a pequena rotação da planta citada no ítem 3 acima, além de uma muito pequena inclinação para a esquerda, tentando re-estabelecer o equilíbrio, após a retirada dos galhos...


Com essas podas eu reduzi a altura em cerca de 2cm... Wink
Hoje ela tem perto de 22cm, a copa está um pouco mais cheia e, no final do inverno pretendo retirar os arames e reavaliar os resultados...
Sei que o efeito desejado acontecerá no longo prazo, mas se eu conseguir o que imagino, talvez esta caliandra tenha um visual um pouco mais compacto e simples.... Rolling Eyes Rolling Eyes
Hoje a planta já está um pouco mais enfolhada... mas não tenho fotos ainda... Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06
Mensagens: 5020
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

MensagemEnviada: Sáb Abr 26, 2008 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Charles,


você conseguiu melhorar muito algo que já era muito bom. Se não me engano esta caliandra já foi premiada em concurso. Agora com esta grande modificação que deu a ela uma nova copa e uma estrutura muito mais refinada. Gostei do vaso, ficou melhor e mais apropriado. talvez uma pouco mais largo, mas ficou muito bom.


Parabéns.
_________________
Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 1:37 pm    Assunto: Responder com citação

Não tinha visto esse tópico ainda que coisinha mais linda. Em pensar que tudo começa com uma semente para se transformar nessa obra de arte. Parabéns mesmo.
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qua Abr 30, 2008 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal...

Darkaso...foi essa caliandrinha mesmo que partcipou do Shohin Bonsai 2006 e ficou bem posicionada... Wink
Ela ainda vai demorar um pouco prá ficar como imagino, mas eu tinha que fazer essa mexida nela... Rolling Eyes
Esse vaso é menor que o outro e mais baixo... apenas é redondo, enquanto o outro era oval... Eu reduzi o tamanho porque também abaixei um pouquinho a altura da planta...

Marcos... legais seus comentários... Wink De fato essa caliandrinha foi uma das primeiras plantas que trabalhei e, no inicio, ela era só uma varetinha longa.... daquelas caixinhas do CEAGESP que a gente compra por R$ 10,00, com 12 mudinhas... algo assim... Laughing Wink

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 28/10/07
Mensagens: 215
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sex Maio 02, 2008 12:23 am    Assunto: Responder com citação

oi Charles

òtimo trabalho que fez nessa calliandra, já era boa e ficou melhor

ps: acho que vou seguir essa dica das mudinhas da CEAGESP Laughing
_________________
e até mais

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sáb Maio 03, 2008 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Marcos....

Legais seus comentários... valeu... Wink Com mais tempo espero chegar onde imagino!... Rolling Eyes

Eu recomendo mesmo "garimpar" mudas na CEAGESP e chácaras em geral!... As vezes encontramos plantas muito interessantes por verdadeiras pechinchas!...

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 08/12/07
Idade: 42
Mensagens: 1213
Localização: Colatina-ES

MensagemEnviada: Sex Jan 23, 2009 11:49 am    Assunto: Responder com citação

Como será que está esse bonsai heim???
_________________
Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Sáb Fev 07, 2009 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

show de bola adora as caliandras.
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
carlos claro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/04/09
Idade: 46
Mensagens: 334
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Sáb Ago 29, 2009 12:30 am    Assunto: Responder com citação

muito linda sua planta Charles tenho uma caliandra como posso densificar + pois ela tem poucas folhas

e novamente linda planta estou empolgado com a minha abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 9 de 10

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil