Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
andrezou

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 4:06 pm Assunto: Musgo sobre Substrato??? (FOTOS) |
|
|
Bom, esse é meu unico Bonsai. adquiri o mesmo a pouco tempo e posso dizer que sou leigo ainda em informações sobre Bonsais.
queria tirar duvidas e receber ajuda dos Foristas e membros do fórum, aceito Dicas, Criticas e Sugestões.
1° tem algum problema de eu deixar essa musgo sobre o solo da minha muda? pode sufoca-la, dificultar a drenagem?
2° a Troca deste Vaso de Plastico para o escorredor é muito necessario neste caso?
3° é necessaria a troca do substrato? se for qual é mais indicado para a espécie Ligustro, se for um ligustro pois nao tenho certeza.
4° é necessario fazer alguma poda nele?
5° se eu o transferir para o escorredor ele vai desenvolver o tronco e as raizes com mais velocidade?
Obrigado!!!
Fotos abaixo.
 _________________ André Azoury Vargas
Editado pela última vez por andrezou em Qua Out 10, 2007 5:23 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 4:40 pm Assunto: |
|
|
André, bom na verdade vc tem uma bela muda em um vaso de plástico, não diria um bonsai, mas não desanime.
Vou dar minha opnião, oque eu faria:
Colocaria em um escorredor, vc vai ter uma resposta muito boa da planta em seu desenvolvimento.
Então vc começaria a trabalha-la.
Quanto ao musgo vc poderá planta-lo em outro lugar para poder usar depois que tiver seu Bonsai pronto, apesar de alguns não gostarem de musgo em bonsai pois dificultam a drenagem da água, aconselho vc então a não cobrir todo o vaso e fazer furos regularmente no musgo se for usar é claro. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 4:55 pm Assunto: |
|
|
Perceba que o musgo faz uma espécie de "represinha" ao redor do solo descoberto. Os que eu tenho com musgo eu deixo assim, assim a água consegue penetrar numa boa, sem escorrer para fora. Mas quando for adubar, não estranhe se esse musgo queimar um pouco, é normal. _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
andrezou

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 5:22 pm Assunto: |
|
|
Patrick e Andrea muito obrigado pelas dicas.
vou transferi-lo para o escorredor e deixar o solo com partes descobertas.
Quanto ao substrato é necessario eu troca-lo na transferencia para o escorredor?
Obrigado
aguardo respostas  _________________ André Azoury Vargas |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 5:36 pm Assunto: |
|
|
André.
Esse é o principio da técnica escorredor e mamadeira, que vc vai ler muito aqui no forum, siga essas instruções
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
andrezou

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 8:14 pm Assunto: |
|
|
Ptraick, muito obrigado.
li sobre o assunto e fiquei animado, vou procurar saber um pouco mais sobre a transplantação para não danificar as raizes da muda e vou colocar ela no escorredor esssa semana!
Abraço _________________ André Azoury Vargas |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 15, 2007 9:03 am Assunto: |
|
|
É isso ai André o caminho é esse, buscar sempre o conhecimento. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
crisinha

Registrado: 30/10/07 Mensagens: 23 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 12:48 pm Assunto: |
|
|
Oi gente,
sou nova no forum, mas já venho acompanhando as dicas, materias e discussões por uma semana e já aprendi um bocado!
Eu estou passando pelo mesmo daqui desta pergunta e tenho um ficus e uma tuia jacaré.
Eu ia fazer esta técnica do escorredor e mamadeira, mas devo confessar que estou numa grande dúvida. Meu maior problema é espaço.
Para fazer esta técnica precisa de um espaço grande? Pq eu só tenho meu parapeito da janela como local bem ensolarado durante a manhã. Num vaso não há problema, mas bacia acho que já não tenho como...
Outra coisa, vou mudar a terra. Tenho argila (aquelas pedras né) + hulmus + terra + areia + pedrinha de aquário. Pode ser? _________________ CRIS SUZUKI |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 45 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 1:22 pm Assunto: |
|
|
crisinha escreveu: | Oi gente,
sou nova no forum, mas já venho acompanhando as dicas, materias e discussões por uma semana e já aprendi um bocado!
Eu estou passando pelo mesmo daqui desta pergunta e tenho um ficus e uma tuia jacaré.
Eu ia fazer esta técnica do escorredor e mamadeira, mas devo confessar que estou numa grande dúvida. Meu maior problema é espaço.
Para fazer esta técnica precisa de um espaço grande? Pq eu só tenho meu parapeito da janela como local bem ensolarado durante a manhã. Num vaso não há problema, mas bacia acho que já não tenho como...
Outra coisa, vou mudar a terra. Tenho argila (aquelas pedras né) + hulmus + terra + areia + pedrinha de aquário. Pode ser? |
Geralmente o pessoal aqui usa caco de telha, pedriscos e uns 30% de materia organica, isso para dar uma boa drenagem. O lance do espaço eu tb tenho este problema, mas é bem melhor usar a bacia do que estes vasos de plastico que se vendem por aí. Além de se evitar o apodrecimento das raízes a planta tem mais espaço para se desenvolver, com isso acelerando a formação do bonsai. _________________ José Carlos |
|
|
 |
crisinha

|
Enviada: Ter Out 30, 2007 1:33 pm Assunto: ilustrando... |
|
|
algumas fotos aqui para ajudar
 _________________ CRIS SUZUKI |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 1:33 pm Assunto: |
|
|
Cris,
pelas fotos de suas plantas, eu diria que elas estão com problema de drenagem no substrato, note que está crescendo limo no vaso do ficus e a base do tronco da jacaré está muito umido. Aproveite a época do ano e mude esse substrato, colocando o caco de telha e pedrisco, no lugar da terra, use substrato para germinação de hortaliças (Plantimax), pois esse não compacta com o tempo e aproveite e passe as plantas para o escorredor...acho que eles caberão no parapeito da janela!
Quado for passar para a mamadeira, no lugar de uma bacia grande vc. pode usar um balde, que ocupa menos espaço de a bacia e derá o mesmo resultado, ok.
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
crisinha

|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 8:30 pm Assunto: |
|
|
me demoraram tanto pra responder que eu já agilizei aqui baseada no que fui lendo, mas antes tarde do que nunca!
Eu mudei os dois aqui para um vaso maior e mais fundo e troquei a terra por uma mistura de terra, hulmus, areia e argila. A drenagem do ficus acredito que está melhor do que a do jacaré pq eu coloco água e escorre muito enquanto no jacaré não.
O musgo eu tirei todo e estão assim agora:
e o jacaré:
espero não ter feito besteira!
P.S.: neste calor absurdo (abafado pra caramba) aqui do Rio (uns 37C) o que fazer? Eu li o tópico que tem sobre o verão quente, mas eu não tenho jardim... ah! e na chuva forte? _________________ CRIS SUZUKI |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 45 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 12:03 am Assunto: |
|
|
Acho q vc fez um bom trabalho. Suas plantas vão reagir bem a esta troca, só tome os cuidados básicos do tipo deixar um tempo sem adubar e a meia sombra até q se recuperem. _________________ José Carlos |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 2:58 am Assunto: |
|
|
Cris,
como você passou as mudas para um vaso plástico, sugiro fazer vários furos na lateral com um ferro de solda pequeno. Você terá o mesmo efeito do escorredor de macarrão, imprescindível para melhor aeração das raízes e consequentemente desenvolvimento mais rápido do exemplar.
Tome cuidado com as regas. Se você por exemplo ficar o dia todo fora por conta do trabalho, deve regar as plantinhas de manhã antes de sair e à noite quando chegar, já que estamos neste verão abafado...
Espero ter ajudado.
Até mais...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
crisinha

|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 1:14 pm Assunto: |
|
|
Obrigada gente! fico mais tranquila em saber que não fiz uma grande besteira. Vou fazer os furos nos vasos.
Agora está chovendo bastante no Rio e caiu a temperatura. Eu estou tomando conta das regas no calor.
Agora deixei ambas no parapeito na claridade e chuva (que vem só pingos e não aquele aguaceiro) e caso vente muito, eu passo elas para a outra janela que é mais abrigada. _________________ CRIS SUZUKI |
|
|
 |
|