FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Musgo sobre Substrato??? (FOTOS)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
andrezou

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 4:06 pm    Assunto: Musgo sobre Substrato??? (FOTOS) Responder com citação

Bom, esse é meu unico Bonsai. adquiri o mesmo a pouco tempo e posso dizer que sou leigo ainda em informações sobre Bonsais.
queria tirar duvidas e receber ajuda dos Foristas e membros do fórum, aceito Dicas, Criticas e Sugestões.

1° tem algum problema de eu deixar essa musgo sobre o solo da minha muda? pode sufoca-la, dificultar a drenagem?

2° a Troca deste Vaso de Plastico para o escorredor é muito necessario neste caso?

3° é necessaria a troca do substrato? se for qual é mais indicado para a espécie Ligustro, se for um ligustro pois nao tenho certeza.

4° é necessario fazer alguma poda nele?

5° se eu o transferir para o escorredor ele vai desenvolver o tronco e as raizes com mais velocidade?

Obrigado!!!

Fotos abaixo.

Editado pela última vez por andrezou em Qua Out 10, 2007 5:23 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 4:40 pm    Assunto: Responder com citação

André, bom na verdade vc tem uma bela muda em um vaso de plástico, não diria um bonsai, mas não desanime.
Vou dar minha opnião, oque eu faria:
Colocaria em um escorredor, vc vai ter uma resposta muito boa da planta em seu desenvolvimento.
Então vc começaria a trabalha-la.
Quanto ao musgo vc poderá planta-lo em outro lugar para poder usar depois que tiver seu Bonsai pronto, apesar de alguns não gostarem de musgo em bonsai pois dificultam a drenagem da água, aconselho vc então a não cobrir todo o vaso e fazer furos regularmente no musgo se for usar é claro.
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ADAC

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

Perceba que o musgo faz uma espécie de "represinha" ao redor do solo descoberto. Os que eu tenho com musgo eu deixo assim, assim a água consegue penetrar numa boa, sem escorrer para fora. Mas quando for adubar, não estranhe se esse musgo queimar um pouco, é normal.
andrezou

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

Patrick e Andrea muito obrigado pelas dicas.
vou transferi-lo para o escorredor e deixar o solo com partes descobertas.

Quanto ao substrato é necessario eu troca-lo na transferencia para o escorredor?

Obrigado

aguardo respostas Smile
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

André.

Esse é o principio da técnica escorredor e mamadeira, que vc vai ler muito aqui no forum, siga essas instruções
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
andrezou

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Ptraick, muito obrigado.
li sobre o assunto e fiquei animado, vou procurar saber um pouco mais sobre a transplantação para não danificar as raizes da muda e vou colocar ela no escorredor esssa semana!

Abraço
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2007 9:03 am    Assunto: Responder com citação

É isso ai André o caminho é esse, buscar sempre o conhecimento.
crisinha

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2007 12:48 pm    Assunto: Responder com citação

Oi gente,

sou nova no forum, mas já venho acompanhando as dicas, materias e discussões por uma semana e já aprendi um bocado!

Eu estou passando pelo mesmo daqui desta pergunta e tenho um ficus e uma tuia jacaré.

Eu ia fazer esta técnica do escorredor e mamadeira, mas devo confessar que estou numa grande dúvida. Meu maior problema é espaço.

Para fazer esta técnica precisa de um espaço grande? Pq eu só tenho meu parapeito da janela como local bem ensolarado durante a manhã. Num vaso não há problema, mas bacia acho que já não tenho como...

Outra coisa, vou mudar a terra. Tenho argila (aquelas pedras né) + hulmus + terra + areia + pedrinha de aquário. Pode ser?
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2007 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

crisinha escreveu:
Oi gente,

sou nova no forum, mas já venho acompanhando as dicas, materias e discussões por uma semana e já aprendi um bocado!

Eu estou passando pelo mesmo daqui desta pergunta e tenho um ficus e uma tuia jacaré.

Eu ia fazer esta técnica do escorredor e mamadeira, mas devo confessar que estou numa grande dúvida. Meu maior problema é espaço.

Para fazer esta técnica precisa de um espaço grande? Pq eu só tenho meu parapeito da janela como local bem ensolarado durante a manhã. Num vaso não há problema, mas bacia acho que já não tenho como...

Outra coisa, vou mudar a terra. Tenho argila (aquelas pedras né) + hulmus + terra + areia + pedrinha de aquário. Pode ser?

Geralmente o pessoal aqui usa caco de telha, pedriscos e uns 30% de materia organica, isso para dar uma boa drenagem. O lance do espaço eu tb tenho este problema, mas é bem melhor usar a bacia do que estes vasos de plastico que se vendem por aí. Além de se evitar o apodrecimento das raízes a planta tem mais espaço para se desenvolver, com isso acelerando a formação do bonsai.
crisinha

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2007 1:33 pm    Assunto: ilustrando... Responder com citação

algumas fotos aqui para ajudar

Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 02, 2007 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

Cris,
pelas fotos de suas plantas, eu diria que elas estão com problema de drenagem no substrato, note que está crescendo limo no vaso do ficus e a base do tronco da jacaré está muito umido. Aproveite a época do ano e mude esse substrato, colocando o caco de telha e pedrisco, no lugar da terra, use substrato para germinação de hortaliças (Plantimax), pois esse não compacta com o tempo e aproveite e passe as plantas para o escorredor...acho que eles caberão no parapeito da janela!
Quado for passar para a mamadeira, no lugar de uma bacia grande vc. pode usar um balde, que ocupa menos espaço de a bacia e derá o mesmo resultado, ok.

Um grande abraço e

Té mais...
crisinha

MensagemEnviada: Sex Nov 02, 2007 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

me demoraram tanto pra responder que eu já agilizei aqui baseada no que fui lendo, mas antes tarde do que nunca! Laughing

Eu mudei os dois aqui para um vaso maior e mais fundo e troquei a terra por uma mistura de terra, hulmus, areia e argila. A drenagem do ficus acredito que está melhor do que a do jacaré pq eu coloco água e escorre muito enquanto no jacaré não.

O musgo eu tirei todo e estão assim agora:

e o jacaré:

espero não ter feito besteira!

P.S.: neste calor absurdo (abafado pra caramba) aqui do Rio (uns 37C) o que fazer? Eu li o tópico que tem sobre o verão quente, mas eu não tenho jardim... ah! e na chuva forte?
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 03, 2007 12:03 am    Assunto: Responder com citação

Acho q vc fez um bom trabalho. Suas plantas vão reagir bem a esta troca, só tome os cuidados básicos do tipo deixar um tempo sem adubar e a meia sombra até q se recuperem.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 03, 2007 2:58 am    Assunto: Responder com citação

Cris,
como você passou as mudas para um vaso plástico, sugiro fazer vários furos na lateral com um ferro de solda pequeno. Você terá o mesmo efeito do escorredor de macarrão, imprescindível para melhor aeração das raízes e consequentemente desenvolvimento mais rápido do exemplar.
Tome cuidado com as regas. Se você por exemplo ficar o dia todo fora por conta do trabalho, deve regar as plantinhas de manhã antes de sair e à noite quando chegar, já que estamos neste verão abafado...
Espero ter ajudado.
Até mais...
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
crisinha

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 1:14 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada gente! fico mais tranquila em saber que não fiz uma grande besteira. Vou fazer os furos nos vasos.

Agora está chovendo bastante no Rio e caiu a temperatura. Eu estou tomando conta das regas no calor.

Agora deixei ambas no parapeito na claridade e chuva (que vem só pingos e não aquele aguaceiro) e caso vente muito, eu passo elas para a outra janela que é mais abrigada.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: