|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
beal

|
Enviada: Dom Out 14, 2007 4:46 pm Assunto: IPÊ |
|
|
olá a todos, eu tenho uma muda jovem de ipê, e ontem transplantei para um novo vaso menor, gostaria de saber se ja posso fazer a armação, ou qual é a época certe, visto que a plana ja tem uns 35cm, e uns 6 meses....
gostaria de saber tbem se já poso fazer a desfolha e se posso aplicar fertilizante???
desde já agradeço
abraço _________________ “A saúde, a felicidade e a própria sobrevivência dos nossos filhos amanhã dependerão das nossas atividades de hoje. A espécie humana sobreviverá se soubermos ensinar a criança a respeitar a natureza e a conservar o ambiente propício à vida.” |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 14, 2007 5:43 pm Assunto: Jovem demais |
|
|
Beal
Seria muito importante você mostrar fotos de seu Ipê, para uma melhor avaliação. No entanto, me parece que com apenas 6 meses sua muda ainda é muito jovem e pequena para suportar tudo isso: transplante, aramação, desfolha e adubação.
Um vaso maior propicia melhor desenvolvimento, mas já que você transplantou agora, convém iniciar a adubação somente daqui a pelo menos 30 dias.
Não há nenhuma indicação de necessidade de desfolha de mudas, de qualquer espécie ou idade, pois a redução do tamanho das folhas é temporário. Desta maneira, a desfolha somente tornaria a muda mais fraca.
A aramação deve ser feita antes do transplante, quando a planta ainda está bem firme no substrato, para evitar machucar as raízes durante a manipulação do tronco e dos galhos. Somente com foto pode-se verificar se há necessidade de aramação. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|