|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Out 17, 2007 3:34 pm Assunto: ARAMAÇÃO e PODAS |
|
|
Olá a todos,
Considero-me um ultra-iniciante, ou seja...já li muita coisa, mas não coloquei em prática para não fazer besteira.
Gostaria de saber:
- onde se deve fazer a poda de manutenção?
- como fazer poda drástica sem deixar grandes cicatrizes?
- Qual o material para proteger o tronco base da aramação?
- A Ráfi pode ser utilizada para isso?
- Essa eu não consigo entender...vi um artigo demonstrando que o arame não deve exercer pressão sobre o galho e tronco (este só na base protegida)...aí vem a dúvida...se não vai exercer pressão, para que serve esse arame?
Por hoje é só...e peço paciência a todos vocês(não é preguiça...já li tudo isso, mas não entendi por completo).
Abraço.
Carlos _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Out 17, 2007 8:18 pm Assunto: |
|
|
Carlos,
vamos por cada pergunta!
- onde se deve fazer a poda de manutenção?
os brotos que crescem da copa e retiram o formato dela, descaracterizando e estilo dado são os podados. Muito importante, talvez mais, é a época a ser feita, nunca no outono/inverno, quando a planta está en descanso(claro nos locais onde se tem a definição de estação fria e quente).
- como fazer poda drástica sem deixar grandes cicatrizes?
não tem jeito. O que se faz é a proteção dela para uma cura boa. Muitas vezes essas cicatrizes se transformarão em uros e darão aspecto envelhecido à planta.
- Qual o material para proteger o tronco base da aramação?
A ráfia é boa mesmo. Pode ser câmara de pneu, mas ficar tanto tempo sem deixar o tronco "respirar" não é legal, além de propiciar ambiente para formação de fungos.
- Essa eu não consigo entender...vi um artigo demonstrando que o arame não deve exercer pressão sobre o galho e tronco (este só na base protegida)...aí vem a dúvida...se não vai exercer pressão, para que serve esse arame?
existe diferença entre fazer pressão e ser efetivo. Se fizer pressão no tronco ele pode rapidamente marcar e deixar o tronco com aspecto de parafuso. Ele deve ser colocado de maneira a não ficar apertado mas firme, dando a possibilidade de trabalhar com ele para modelagem. O ideal é ver ao vivo isto, como seria o errado e como seria o certo.
Se deu para entender legal, se não, coloque sua pergunta de novo, todos terão prazer em ajudar.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 17, 2007 9:03 pm Assunto: |
|
|
darkaso,
Ainda não sei o seu nome, mas quero agradecer-lhe pela paciência e clareza da explicação.
1) Quanto à poda de manutenção, resta a dúvida do local da folha ou do galho que devo cortar (se é que isso implica em algo)..Por exemplo, o pessoal corta no meio da folha de Buxus para fazer aquela bola...mas não encostam na junção da folha com o galho.
2)Poda drástica, tranquilo
3)A questão do caule e toda a aramação sei ue só vendo.
Entendi perfeitamente a questão do tronco.
Mas ainda não entendo a questão do galho...vi um trabalho passo-a-passo onde a pessoa colocava o arame sem conexão com o caule o dedo da outra mão era usado para segurar o arame e deixá-lo folgado, de forma a não exercer pressão.Passa a sensação de que aquele arame esta´solto...apenas revestindo o galho.
Não sei se fui claro.
Muito obrigado e forte abraço. _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Out 18, 2007 5:57 pm Assunto: |
|
|
Carlos,
a poda feita na folha como vê-se muito nesses buxinhos é a chamada topiaria. Não serve para bonsai. A folha fica com a borda marrom, seca, e muito pouco natural, o que não é bom para bonsai. A poda de manutenção deve ser feita no galho, próximo à junção da folha com o tronco, ali nascerá novo broto.
Depedendo da espécie a aramação é mais afastada por ser de crescimento acelerado. Se for feito junto do tronco pode marcar antes dos seis meses, tempo médio para se retirar o arame após ter o efeito desejado.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
juliano
|
Enviada: Sex Out 19, 2007 8:54 am Assunto: |
|
|
Olá Carlos.
Vc está com dúvidas na ancoragem do arame pelo que entendi. Correto?
A ancoragem depende do local a ser aplicado o arame. Essa e outras informações vc já deve ter visto.
Bem... o arame serve para 'dobrar' um galho em determinado ponto, dando-lhe uma orientação.
E quando se fala da pressão exercida, é o quanto o arame está em contato com a 'casca' do galho. Quanto mais 'apertado' ele estiver, maiores as chances de ocorrerem as marcas de 'parafuso', que o Darkaso falou, e menor o tempo de permanência do arame.
Eu já vi que o ideal seria que:
'se consiga passar (a ponta de) uma folha de papel entre o galho e o arame'.
No momento não lembro de quem é essa 'dica'.
E como o Darkaso também já registrou, depende de cada caso. E sem querer complementá-lo, digo pela minha pequena experiência, que depende também da sensibilidade de cada um de nós.
Espero que minha humilde opnião possa ajudá-lo.
Darkaso,
Suas palavras fizeram com que minha atanção fosse despertada para alguns detalhes que estavam até então despercebidos.
Obrigado.
Abraços a todos. _________________ Juliano Bolognini |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 19, 2007 9:52 am Assunto: bonsai |
|
|
Carlos,
No que pese suas dúvidas, mesmo após as esclarecedoras informações prestadas pelos bonsaistas Dark e Juliano, acrescento o link abaixo, onde geralmente busco explicação e informação que vira e mexe me permite sanar minhas dúvidas, a respeito de uma série de trabalhos a ser executados nas mais variadas espécies que cultivamos como bonsai:
http://www.bonsaiprimer.com/jinshari/jinshari.html
O site está em ingles, mas mesmo para quem tenha dificuldade em ler, há sempre o recurso de fazer uso de um tradutor on line. Clicando na aba General Index, voce abre uma gama de respostas às mais variadas dúvidas, que acomete a todos nós, iniciantes nessa nobre arte.
Apenas uma ressalva: complementando a informação quanto ao arame aparentemente solto, disposto sobre um galho qualquer, lembro que, como não queremos "marcar" ou mesmo por a perder nosso trabalho e o galho, antes deveremos estar ancorando firmemente o arame a ser disposto, para que, ao exercer o movimento pretendido, o galho permaneça na posição, sem possibilidade nenhuma de retorno.
Geralmente fazemos esse tipo de aramagem em azalea, considerando que os galhos são extremamente quebradiços, e forçar o arame, prendendo-o com firmeza nas voltas, ao invés de fixar melhor a "ancoragem", quase sempre redunda em perda. Algumas outras espécies, como a Lagerstroemia indica, conhecida popularmente por resedá, ou a romanzeira, por exemplo, costumam secar os galhos logo após a aramagem.
Se não tomarmos o devido cuidado, e observar o arame, para que fique firme na ancoragem, mas levemente "solto" nos volteios, certamente iremos perder nosso tempo, trabalho e o próprio galho, que irá "secar" e fazer com que percamos, tambem, nossa estilização da planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 19, 2007 1:10 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Olha, estou muito contente porque agora tenho uma visão muito mais clara, graças a vocês.
Darkaso: Você matou a minha dúvida...parece óbvio, mas quis me certificar de podar no galho e próximo à junção.Muito obrigado pela atenção e informações...e paciência...rs!
Oi Juliano: Isso mesmo...minha dúvida era a ancoragem.Gostei da idéia do papel...mas você levantou uma questão importante que é da sensibilidade.Muito Obrigado pela ajuda e colaboração!!
Olá Nicky:Acho que, quanto à aramação, o resumo seria ´´FIRME NA ANCORAGEM E LEVE NOS VOLTEIOS´´...certo?.Muito obrigado pela atenção e clareza, realmente abriu s meus olhos.
Ah, anotei o site e estou começando essa noite a dar uma olhada.
Pode não parecer, mas para quem está iniciando isso é uma verdadeira aula.
A todos meus agradecimentos pela colaboração e paciência!.
Abraços _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|