FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quando começar a aramação e poda?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lee

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 12:14 pm    Assunto: Quando começar a aramação e poda? Responder com citação

Tenho uma amoreira branca de uns 2 anos, que está na mamadeira há alguns meses. O tronco dela tem só 0,5cm na base, mas o comprimento total dela é de uns 40cm. Ela está com uma brotação muito grande, e como o tronco ainda é muito fino o excesso de folhas o está envergando, deixando a planta mais ou menos no que seria o han-kengai, o que para mim não é problema porque era esse estilo que pretendia fazer no futuro. Não tenho feito praticamente nenhuma poda nem aramação, e é justamente essa a minha dúvida. Com os galhos ainda tão finos parece que não é hora de aramar, certo? Em que ponto seria ideal começar a aramar? E eu já deveria começar a fazer alguma poda visando a estilização, ou isso só prejudicaria o crescimento da planta?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
BAIORS
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 12:39 pm    Assunto: Responder com citação

Lee pelas suas expecificações fica um pouco complicado de opinar! Sad
Tenta coloca uma foto antes de fazer uma poda ou arramação para o pessoal opina antes.
Blza Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 12:42 pm    Assunto: Responder com citação

Lee, vc é parete do Bruce?
brincadeira a parte..... acho melhor vc postar uma fotinho de sua Amoreira para podermoas analisar e dar alguma opinião.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lee

MensagemEnviada: Dom Out 21, 2007 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

Seguem as fotos:

Essa é da frente...

A parte de trás (por enquanto só tenho deixado pegar sol de um lado):
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 22, 2007 3:29 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Lee,

Seu exemplar está bastante saudável, parabéns por estar cuidando bem do seu exemnplar. Bom, vamos definir o que vc quer como modêlo de sua planta, se for cascata é só deixar como está e no máximo fazer uma ancoragem para manter a curvatura ou colocar pesos pendurados para forçar a direção pretendida, mas se vc quiser engrossar o tronco e direcionar para um moyogi ou algo parecido faça uma poda logo acima do 3º ou 4º galho mas deixe um galho para sacrifício(é um galho de preferência vertical que vc deixa crescer livremente para engrossar toda a estrutura) e quando o tronco estiver na bitola desejada vc corta tal galho e trabalha o ápice, não esquecendo de cortar as pontas dos galhos que ficarem para aumentar a ramificação. Até lá, faça uma boa adubação orgânica, coloque-o para tomar sol de todos os lados e aguarde, rsrsrs.
Abraços fraternos.
Ps. Eu não faria uma aramação e também aproveitaria para fazer mudas por estaquia dos galhos que forem cortados.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 22, 2007 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Lee,

sua planta parece amoreira negra mesmo. As folhas são redondas e não como as da amoreira branca, que possui recortes. Mas independente disto elas estão pequenas e boas para bonsai. É importante definir o que quer dela antes de aramar. Pense no estilo desejado, como está nova ela pode ser direcionada ou estilo que quiser, bastando trabalhar corretamente para obter o melhor da muda.

T+
Lee

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2007 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Glauco,

Agradeço pelo elogio, é bom saber que estou indo pelo caminho certo, apesar de ser um longo caminho ainda... Pretendo realmente fazer um semi-cascata, acho que só com o peso das folhas não vai precisar de mais nada para manter a curvatura. E vou começar a virá-lo para tomar sol, pode deixar. Agradeço as sugestões.

Darkaso,

No começo também pensei que era uma amoreira negra, mas ela começou a soltar diversas folhas com recortes, e as folhas também são mais delicadas do que as da amoreira negra. Não sei por que razão, mas a maioria das folhas continua saindo sem recortes.

Só não entendi ainda como é possível aramar galhos tão finos e flexíveis. Dá a impressão que o arame não manteria forma nenhuma, que assim que tirá-los vão voltar à forma original. Poderiam me esclarecer?
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2007 7:55 pm    Assunto: Responder com citação

Lee,

ao aramar a planta os galhos acabam assumindo uma rigidez maior, mas isso acontece porque os galhos depois de um tempo crescem e engrossam um pouco, com os seis meses de aramado ele toma o formato que você deu.

T+
Lee

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 8:05 am    Assunto: Responder com citação

Agradeço o esclarecimento, Darkaso, assim que deifinir melhor o que fazer vou aramar.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: