FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Projeto Ficus Benjamina
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2013 8:44 pm    Assunto: Projeto Ficus Benjamina Responder com citação

Amigos! Me empolguei! Fui no horto de um amigo, entramos no mato e encontramos esse vaso, abandonado por uma "madame" tempos atrás. Ele já havia sido podado em cima e estava a tanto tempo largado que as raízes finas estavam saindo pelos furos do vaso e enterradas fundo na terra! O vaso tava preso! O Augusto estimou em 15 anos...Segue tudo que fiz, com a ajuda do Augusto( na foto serrando), pq minha coluna reclama um pouco! rs

Trouxe para casa e coloquei em um vaso com substrato de mamadeira, mas não limpei as raízes ainda. Coloquei o torrão todo no vaso, cobri de substrato (embaixo tb) e adubei orgânico. Não tenho bacia, nem escorredor grande suficiente para fazer do jeito certo! Vou procurar.

Um problema que notei, são buracos no tronco que retem água qd chove ou na rega. Fica uma piscininha mesmo. A raíz tinha um pedaço meio podre e acho que alguma parte do tronco tb está. Desafio de gente grande que o principiante aqui pegou! Preciso ajuda!! rs

Tenho estudado bastante na Net, mas para não ficar tão verde perguntando tudo aqui, vou fazer um curso intensivo que tem aqui no Rio, amanhã!! rs

Seguem fotos! Aceito e preciso orientação!! Obrigado a todos!!

, , , , , , , , , , ,
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Socooorro! rs

amigos mestres!

Tô pensando em algumas possibilidades de mais corte no tronco, para ficar somente com um galho para continuidade da planta...mas qual eu deixo? O do meio, dos dois que sobem? Serrando o mais grosso. Ou corto os dois juntos e deixo o mais grosso? Ah...tb quero cortar ao meio esse lateral mais grosso que sai sozinho pro lado, para ser o primeiro galho do novo projeto. Help! Please!

domo arigato gozaimasu
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

Se minha, faria isso:

Esperaria para mexer depois de um bom tempo, quando os galhos atingissem uma boa espessura para poder começar a conduzir com arames e tudo o mais. Até lá muito adubação, torta de mamona + farinha de osso (proporção 2:1) e osmocote 15-9-12 com micronutrientes! Very Happy

Mas espera o pessoal responder tb!

Por enquanto, deixa ela se recuperar um pouco mais do que vc fez...

Abraços
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

É um belo material.
Onde é este curso que você fala? Também sou iniciante e estou procurando um para fazer.

Um abraço
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2013 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Fala xará Denis. Postei o curso passo a passo em outro tópico!

Obrigado pela opinião e dica Aguiar! Tb acho uma boa opção, mas queria tentar aproveitar as artérias que tem no tronco. Alguma idéía em cima disso? Vou tentar postar algo que tô pensando! Mais dicas e sugestões são bem vindas!!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 7:03 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia ! Calma... Paciencia .
O primeiro passo já foi dado . A planta esta na sua casa , com as primeiras podas drasticas feitas, plantada numa bacia ( devido a espessura do tronco parece pequena , mas não troque , esta bom assim ..) . Agora ela esta na UTI, fazer outra cirurgia é muito arriscado.

Restaram algumas folhas , o que é bom tb. Chega. Agora é esperar e cuidar , adubar apenas em 45-60 dias .. De resto é agua e meia sombra...

Deixa a planta se recuperar, não é preciso fazer mais nada por hora, vá estudando e planejando os proximos passos para daqui 18 meses(ideal) ou no minimo depois do inverno , 6 a 8 meses(mais arriscado).

A planta vai te mostrar o caminho , brotando. Depois vc decide . Calma.

Para aliviar a ansiedade procure outra planta... Dizem que o ideal é ter 365 plantas para que se mexer numa por dia só volte a mexer novamente em 1 ano. Cool
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 8:19 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Bonsérgio! Tava querendo mesmo deixar ela quieta um pouco. Ter 365 plantas é um sonho!! Mas eu preciso mexer em 3 por dia...por isso, preciso de 1095!! Acho que não cabe...rs

Nesse momento as plantas estão moldando o homem...depois vai ser a minha vez!! Banzaai!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 9:26 am    Assunto: Responder com citação

É isso aí , camarada!

Vc modela o bonsai ou o bonsai modela vc..?

Lembrei da musica do Raulzito..

Era uma vez um sábio chinês , que um dia sonhou ser uma borboleta. Quando acordou, uma duvida, pelo resta da vida, o acompanhou :
Se ele era uma sábio chinês que sonhou ser uma borboleta ou se era uma borboleta sonhando ser um sábio chinês...
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2013 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Adorei esse provérbio Bonsérgio! Certamente, os Bonsais nos moldam...o que somos perto deles?

O menos é mais...

Editado pela última vez por Denis Porto Lomba em Sex Jan 18, 2013 2:24 pm; num total de 1 vez
Denis Porto Lomba
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 18, 2013 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsergio e amigos! Tive uma idéia para começar e já estou pondo em prática. Vou fazer do pequeno tronco lateral, um Fukinagashi. Dei uma aramada e depois escolho o melhor galho, ou os dois. Daqui uns 10 dias faço o alporque pq encomendeii um enraizador com AIB e acho que vai ajudar. Quero aproveitar o tempo quente...

Ainda vou aramar os galhinhos menores nessa mexida. A favor do "vento"...

Sugestões??

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: