FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

[IMPORTANTE] qual seria o nome deste bonsai? (FOTOS)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
andrezou

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 4:15 pm    Assunto: [IMPORTANTE] qual seria o nome deste bonsai? (FOTOS) Responder com citação

Bom, Ganhei um Bonsai e não sei o seu devido nome, gostaria de saber.
postei umas fotos dele aqui. Gostaria tambem de receber dicas e sujestões quanto ao substrato, vaso, tecnicas, desfolhagem, podas e etc...
obrigado

ghazal

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Bom meu amigo, particularmente eu não gosto das pedrinhas brancas em cima do substrato, começe dando uma limpada nessa superfície.

Lembre-se, essa é uma opinião absolutamente pessoal, porém muitas plantas veem comercializadas com este acabamento. O motivo eu não sei.

um abraço e vamos em frente

marcelo
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 6:16 pm    Assunto: Transplante Responder com citação

André

Eu não tenho certeza, mas sua planta parece um ligustro. Estas plantas vendidas nestes vasos plásticos necessitam de urgente transplante para um substrato mais drenante, sob risco de morte por apodrecimento de raízes. Estas pedrinhas não farão bem, pois podem modificar o pH do substrato.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

vendo esta foto lembrei q o meu prof. de bonsai (Luiz Nakamura) disse : "No Brasil tem muito Mausai". Ele disse isso, pois essas plantas pequenas, comercializadas no supermercados, não possuem estilo nenhum... e também dão a idéia que fazer bonsai é algo para Orientais e que os Ocidentais devem comprar... Twisted Evil
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 2:00 am    Assunto: Responder com citação

Apesar de bastante criticados aqui no forum, eu vejo com muita simpatia os "mausai de supermercado". Entendo que, apesar dos defeitos, cumprem a função importantíssima de divulgar/popularizar a arte, a preços convenientes.

Quantos aqui vieram ostentando com orgulho o seu "mausai" recém adquirido e hoje apresentam belos trabalhos em seus currículos ?

Assim, André, dou-lhe as boas vindas e mãos à obra para transformar esse "mausai". Siga o conselho do Ferreira e procure em www.bonsaikai.com.br um texto sobre transplantação. Procure formar uma idéia do que pretende para a sua planta e, assim que ela se recuperar, tenho certeza que todos terão prazer em lhe orientar.

Um abraço.
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 7:39 am    Assunto: Responder com citação

André,

vc pode pesquisar mais informações em outros sites, como: niponbonsai, bonsaibrasil, bonsaikai, entre outros.... são excelentes. eles vão te dar muito conhecimento no lado teorico, mas a pratica é contigo...aconselho adquirir mudas em floricultura para ir treinando ( nada como a pratica)..e não fique triste se vc matar alguma delas...todo bonsaista que se prezejá matou algumas plantas.....
mas seja bem vindo ao forum.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Se esse tronco n fosse tão lisinho diria que se tratava de um Ficus retusa, pela similariedade da folha...n coonheço muito ligustros deste tipo.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 8:36 pm    Assunto: Qual Responder com citação

Fabiano

Eu também continuo em dúvida quanto à espécie presenteada ao nosso colega André. As fotos estão um pouco distantes e nenhuma folha está com a face superior mostrada em detalhe. Mas pelo tronco liso não me parece ser Ficus e as folhas muito grossas e com nervuras retas e bem visíveis não parecem ser de Ficus retusa.

Tenho tanta dúvida que até acho que pode ser um araçá!

"Recife (PE)"
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 8:54 pm    Assunto: Fícus Responder com citação

Olá pessoal, eu tenho um ligustrum e suas folhas são bemmmmm pequeninas. O tronco parece de jabuticabeira, as folhas perecem de acerola, ihhhhhhhhhh dúvidas

http://powerofacupuncture.blogspot.com/

http://harzmaster.blogspot.com/

http://beingsurvivors.blogspot.com/

Feche os olhos, sinta a respiração, sinta o pulso forte, é a manifestação da Vida.
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

André,
eu tenho um "mausai" desta mesma espécie, também comprado em supermercado e que veio com as mesmas pedras brancas sobre o substrato.
Também não sei o nome, mas acho que Araçá não é, porque tenho uma muda de Araçá e não se parece nada com ela. Creio que deve ser alguma espécie de Fícus. Uma coisa posso te garantir: ela não morre com facilidade... foi uma das primeiras que adquiri e você não imagina o quanto de maus tratos ela aguentou... Laughing Laughing
Vamos aguardar que algum dos colegas mais experientes possa identificá-la...
Um abraço.
Edson.
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 8:17 am    Assunto: Responder com citação

eu acho que e um ficus retuza.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 8:26 am    Assunto: bonsai Responder com citação

É um ficus, com todo certeza. Mas não é retusa, isso eu garanto. Vejam a diferença das folhas do F.retusa, comparando-as com a da variedade mostrada pelo colega:

Como há uma variedade imensa de ficus, especificar qual é a mostrada pelo colega realmente é extremamente dificil, mas podemos descartar, aos poucos, algumas variedades de ficus. Retusa, então, não é. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 8:40 am    Assunto: Responder com citação

isso ai é mato so.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 19, 2007 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira, com certeza Ficus retusa não é, só em olhar o tronco, nem precisamos chegar às folhas, mas ela parece, lembra o retusa, o difícil é achar a espécie qdo não é muito usada para bonsai, embora não vejo nada que a desmereça para este fim, muito pelo contrário, é uma bela espécie que tem uma textura de tronco bonita e bela folhagem, quem sabe é mais uma que agregará...

Abração
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Carlos AFJR

MensagemEnviada: Dom Out 21, 2007 10:54 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoa,

Eu na minha "Experiência" nada profissional de taxonomista, acho que esta planta não pertence ao Gênero Ficus (Família das Moraceas), mas sim ao gênero Eugenia da família Mirtacea.

Observem as brotações nas fotos já postadas.

Os Ficus tem as folhas enroladas e cobertas por uma membrana quando ainda estão em formação. Podem reparar todas as espécies do gênero, todas são assim.
Já as folhas da planta postada por Andrezou são dispostas em duplas(diferentes dos Ficus, que desenvolvem uma folha por vez), nascem abertas e grudada umas as outras, e conforme vão crescendo vão se separando.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: