|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 5:42 pm Assunto: AJUDA A TODOS NÓS NESSE TÓPICO!!!! Substrato Azaléa e Argila |
|
|
Olá a todos,
Mais uma vez eu aqui enchendo vocês, mas creio que em breve eu possa poupá-los de tanta dúvida.
É o seguinte:
-Recebi a informação de substrato para Azaléa sendo ideal a composição de 50% de Argila, 30 % areia e 20% de terra .
-Gostaria de saber se é isso mesmo e se essa terra é adubada.
-Não sei qual é essa argila pois conheço a expandida (bolinhas que geralmente são colocadas no fundo de plantas comuns) e aquela mole para desenvolver artesanato...só que a mole endurece, então deixaria o substrato impermeável, sem drenagem...alguém saberia responder?
Muito grato a todos.
Abraços _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Editado pela última vez por Carlos Barrêto em Qua Out 24, 2007 9:08 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 7:43 pm Assunto: |
|
|
Voçe pegou essa receita de substrato no site da BonsaiKai?
A argila descrita se eu não me engano é a mesma coisa que caco cerâmico moído(tijolo,telha).
Isso me deu uma dúvida enooooorrrrme no começo
Eu pensava que era aquela mole como voçe disse
A terra eu acho que pode ser uma de boa procedencia.
O substrato de azaleas tem uma caracteristicas próprias(particulares) aguarde é os mais experientes vão te responder.
Grande abraço  _________________
 |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 23, 2007 9:37 pm Assunto: |
|
|
Olá Alberto,
Isso , peguei no site da Bonsaikai.
Ainda bem que não comprei a mole...iria virar uma verdadeira fortaleza no meio do substrato!!...rsrs
Realmente gera dúvidas, porque nem nas floriculturas eles sabem de argila para substrato.
Outra coisa é a questão da Matéria Orgânica...Sempre ouço que deve ser CAMADA INERTE para substrato e alguns falam em Terra ADUBADA.
Obrigado pela atenção.
Carlos Barrêto
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
young flu
Registrado: 19/10/07 Mensagens: 6 Localização: NOVA IGUAÇU - R.J
|
Enviada: Qua Out 24, 2007 5:41 pm Assunto: |
|
|
AMIGO. tive dificuldade em conseguir a terra sem adubo, aqui na minha regiao proucurei como terra vegetal aí sim encontrei. já que nao podemos usar a terra ja adubada. mas sou novato na arte e conseguira maiores informaçoes aqui com os experientes no assunto... _________________ MARCOS LUCIANO DA SILVA ALVES |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 8:17 am Assunto: |
|
|
Carlos,
Acho que mais importante que ficar dando receitas é tentar entender as características da planta que pretendemos transplantar. Sem dúvida você encontrará uma diversidade de receitas e materiais, alguns que beiram o absurdo, mas tudo bem. Pensemos no seguinte, todo bonsai precisa de uma boa drenagem, isso é ponto comum entre todas as espécies. Segundo, alguns preferem solos alcalinos, outros solos neutros e outros ainda solos com caracteristicas um pouco mais acida. Lembremos ainda o seguinte : - todo material inorgânico não se altera fisicamente, ou seja não se decompõe, assim sendo não muda o PH (ex. areia, predrisco, caco ceramico, etc...)
- todo material orgânico vai sofrer decomposição e assim terá seu ph alterado (ex- terra vegetal composta de folhas e cascas de árvore, fribra de côco, fibras de xaxim, etc...
Pronto, agora é possivel compor o solo sem erro. No caso da azaléia é uma planta que prefere solos com características ácidas, o que significa isso, significa dizer que prefere matéria orgânica na composição de seu solo em vez de matéria inorgânica.
Agora ficou fácil, você pode user terra vegetal (procure uma terra que seja composta por partícula maiores, evite as que são muito finas), fibra de côco ou fibra de xaxim, hulmus de minhoca, folhas secas decompostas, cascas de ávore decomposta, ou qualquer outro substrato comercial que apresente estas características. Mas não podemos esquecer da drenagem, então é só acrescentar um pouco de material inorgânico, que pode se qualquer um dos citados acima.
Componha o solo que melhor lhe aprouver, use os materiais que dispõe com facilidade.
O importante no caso da azaléia que que predomine uns 60% de material orgânico.
Eu particularmente gosto de usar diversos materiais, ao invés de um somente, isso melhora a composição do solo. Todo solo de bonsai deve ser leve, ao pegar na mão é possível perceber isso, o solo sendo leve ele não vai se compactar posteriormente.
Bom acho que falei demais, mas uma coisa eu te garanto, somente o tempo aliado com a prática lhe conferirá algumas respostas.
Cuidado com as receita mirabulosas da internet, use aquilo que você tem a mão, o importante é manter as caracteristicas que lhe falei
boa sorte |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 9:35 am Assunto: |
|
|
Wilson que aula!
Valeu mesmo  _________________
 |
|
|
 |
Almir Apude

Registrado: 23/04/07 Mensagens: 70 Localização: Santo André - SP
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 9:37 am Assunto: Aproveitando !!!! |
|
|
Olá amigo Wilson !!!!! tudo bem contigo né...
Amigo, aproveitando o tema, tenho algumas dúvidas tb, acho que poderá me ajudar.
Tenho aqui em casa uma pequena quantidade de "COMPOSTAGEM", que eu fiz no início deste ano, e esta "compostagem" foi feita com restos da cozinha, (casca de frutas, folhas verdes, pó de café, até mesmo o coador do café, enfim tudo vegetal nada de restos de animal).
Com o uso de duas peneiras separei aqueles grãos de mais ou menos 3 ou 4 mm, e coloquei no forno durante + ou - 1 hora.
Daí a dúvida, o fato de ter "QUEIMADO" esta terra eu afetei o suas propriedades???? Comprometi as suas propriedades????
Então para os meus vasos de Azaléias (sómente 02 por enquanto), utilizei 60% desta terra de compostagem, 30% pedrisco, 05% de areia e 05% de humus. O que acha desta composição???? Bom por enquanto as plantas estão se desenvolvendo, uma pouco lentamente na minha opinião por estarmos na primavera..
Bom, por enquanto é isso. Já no aguardo de uma resposta, AGRADEÇO DE MONTÃO A SUA ATENÇÃO..
Abraços
Almir _________________ Tudo vale a pena quando a alma não é pequena |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 9:37 am Assunto: |
|
|
Olá Wilson,
Muito obrigado pela explanação e atenção.
Seu texto foi claro e objetivo e acho que o resumo seria ´´Solo com boa drenagem e conhecimento da necessidade específica da espécie!!´´...certo?
Somente me resta uma dúvida boba...mas tenho um pouco de receio de usar Hulmus de minhoca imaginando que haverá eclosão de alguns ovos e proliferação de minhocas.
Isso acontece ou não tem nada a ver?
Obrigado.
Carlos Barrêto
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 10:09 am Assunto: |
|
|
Esqueci da argila...rs
Qual argila é usada no substrato?A mole não é...pois seca e fica dura...qual seria? (para formação de substrato e não a expandida para drenagem).
Carlos Barrêto
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 10:52 am Assunto: |
|
|
Almir,
Eu não vejo problema algum em você usar esta compostagem, desde que a mesma ja se encontre devidamente decomposta, o que deve ter originado um material escuro, sem cheiro e frio ao toque. Não acho necessário a queimar, mas já que o fez sem problemas. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 10:56 am Assunto: |
|
|
Carlos,
Sua dúvida procede sim, pode e haverá a eclosão de ovos no substrato. Se preferir não usar o hulmus você evita isso, agora se quizer usar é só colocar no forno como o Almir fez com a compostagem.
Quanto a argila que se fala , definitivamente não é esta mole não. Voce pode usar a argila expandida, umas bolinhas de argila cozida, ou o caco de tijolo ou telha triturado, estes sim não vão se decompor ou compactar seu substrato. |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 2:45 pm Assunto: |
|
|
Ok Wilson,
Agora está, para mim, tudo esclarecido.
Fico contente pelo tópico ter ajudado a outros colegas.
Grato pela sua atenção.
Carlos Barrêto
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 8:05 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
eu não gosto de tanta matéria orgânica, prefiro no máximo 30% para não compactar o solo. Com 60% vai compactar com certeza, mesmo peneirando, pois essa matéria se decompõe. O restante pode ser todo de caco cerãmico ou dividido, pedrisco ou areia grossa. A azaléia gosta de solo ácido, por isso pode ser regado com vinagre. Meio copo por litro de água seria muito bom. Esse é meu substrato para azaléia.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 26, 2007 12:28 am Assunto: |
|
|
Olá darkaso,
Obrigado por nos ajudar.
Gostaria de saber o que pode ser usado como matéria orgânica.
Terra Adubada serve?
Grato.
Carlos Barrêto
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 26, 2007 8:04 am Assunto: |
|
|
Dakarso,
O colega me desculpe, mas com 30% de matéria orgânica não terá predominancia ácida. Não sei o tipo e o tamanho das partículas de matéria orgânica que você usa, mas nunca tive problema de compactação. Levando-se em conta que transplantamos as azaléias em media a cada dois anos, não há como haver decomposição a tal ponto de compactar. (só pra citar, se usar fibra de xaxim ou fibra de côco, misturada com casca de pinus triturada levará mais de 5 anos para decompor)
Carlos,
Quando você diz "terra adubada" quer dizer terra que foi acrescentado algum tipo de adubo ? Se for isto, te digo que nunca devemos usar tal tipo de terra, pois quando fazemos transplante é necessário observar um período de 30 a 40 dias sem adubação, se o adubo estiver encorporado no solo vai prejudicar as novas raízes. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|