|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Dom Out 07, 2007 11:11 pm Assunto: Pinus pinea |
|
|
Alguem conhece bem ou tem esta espécie...
Estou com uma planta há uns 6 meses e estou comumas duvidas sobre a especie...
Quem tiver mais conhecimento pode me dar uma ajudinha???
amanhã posto fotos dela...
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 10:20 am Assunto: |
|
|
Tenho experiência com ela. Mande as dúvidas.
Um abraço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 09, 2007 8:55 pm Assunto: |
|
|
Aí segue as fotos do pinea:
- pode ser a frente
-detalhe de um ponto - ...é estranho estes calos mais sempre cresce.
Estou com algumas ideias, mais acho que tenho que esperar o próximo inverno
Ivo, vc sabe se pode fazer shari ou jim agora??? Penso que não, mas quando podei alguns galhos para fazer uns testes quanto ao que ele aguenta de poda (detalhe que não deixei nenhuma folha em alguns), a planta brotou igual jabuticabeira quando faz poda radical...muito e de todos os lados...
Um abraço
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Out 18, 2007 6:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo
Tem a certeza que esse é um Pinus pinea?
Que idade tem??
Ele é uma espécia autoctone de cá, aquando na natureza eles têm um desenvolvimento "tipo chapéu de chuva" pelo que para lhe conferir um aspecto natural, se for o que se pretende, o estilo mais aproximado disto seria um Hokidachi.
Não temos praticamente nada acerca dele como bonsai, porque é uma espécie que quando adulto, as suas acículas vão de 8 a 20cm.
Para dissimular isso, talvez seja preferivel fazer um bonsai de maior porte, ou ficará com uma aparência bastante desproporcionada...
Poder-se-ia no entanto recorrer à técnica que se pratica no PN, cortando as suas acículas (recurso temporário, prevendo melhoramento na próxima/s época/s ).Mas ele não é um PN pelas diferenças de tamanho das mesmas, e não pode/deve estar definitivamente com elas cortadas, tanto pela debilidade que isso provocaria a médio longo prazo, como pelas marcas castanhas que denunciam tal tarefa...
Contudo pode ser uma óptima experiência de enriquecimento, nada como experimentar caso disponha de tempo e espaço para tal...mas tratando-se de um pinus, será que vale a pena esperar tanto tempo, por um resultado quase previsível...
Se gosta de Pinus, talvez fosse preferivel apostar no Pinus sylvestre, não tenho nenhum (por enquanto), mas segundo alguns comentários de colegas meus, é bastante apetecível e já tem as acículas bem menores, rivalizando inclusive na procura pelo PB por parte da maioria dos aficcionados de cá.
O problema é que este só se costuma encontrar através de Yamadori, pouquissimos e em zonas bem restritas do País... nada de fácil de obtenção.
Na net, talvez se consiga arranjar através de alguém que já os tenha feito germinar...uma questão de experimentar.
Boa sorte de qualquer das formas
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 21, 2007 6:34 pm Assunto: |
|
|
Trata-se de um p.pinea mesmo... quando a forma ao natural eu procurei fotos e não encontrei umas muito boas.... esta muda está brotando muito bem e com brotos pequenos....vamos ver no que dá...
Eu confirmei com o Chaddad sobre a espécie e ele me confirmou....é o Pinus pinea ou "pinheiro do papa". |
|
|
 |

|
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 21, 2007 10:51 pm Assunto: |
|
|
Este é o P.pinea? ele tem a brotação azulada mesmo?
Nas fotos que me mandou não parece a mesma planta apesar de "ser" a mesma planta....
Voce me deixou com uma baita dúvida......
Vou tentar descobrir e mando resposta....
Um abraço
Ricardo loriggio |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 22, 2007 7:22 am Assunto: |
|
|
Olá Ricardo Loriggio
Esse é o tipo de Planta que se compram nos hortos de cá, nos propagadores a 25centimos cada unid. ...mesmo de variedades diferentes, para um leigo como eu, torna-se dificil de saber qual e qual..., ainda mais nesse estágio.
Estas são umas fotos que tirei em 2005, que na altura comentei como o (ausente) Amigo Felipe F. Zappala, por serem o tipo de flora que circundava o meu antigo local de trabalho, maioritariamente sobreiros, Oliveiras e Pinheiros
Este como se pode ver, encontra-se na berma de uma estrada praticamente por baixo da placa de trânsito...não é caso único, encontra-se um pouco por todo o lado, tal como as restantes espécies que referi.
Ricardo se não estava, espero que fique bem claro, que não o estou a induzir para que deixe de o fazer, longe de mim...e são por vezes estas as experiências mais gratificantes, mesmo que o resultado não seja o melhor aos olhos dos outros.
A msg que tento passar (do pouco ou nada que sei da espécie) é que quem o pretender fazê-lo, o faça com consciência desta grande limitação da espécie...que o resultado final, irá ser acículas maiores que um "Shohin"...dai talvez a necessidade de criar um bonsai de maiores proporções...se fosse a melhor das opções, com a quantidade que existe por cá bem podiam vir Pinus do Japão...que com os preços que têm, ninguém lhes tocava
Boa sorte
Cptos.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 23, 2007 6:48 pm Assunto: |
|
|
Antonio, eu não estava achando que vc estava a tentar me induzir...
Só estava tentando colher informações de que conhece a planta...
Estive me comunicando com o viveiro em que eu consegui importar esta planta e eles me disseram que é um P.Pinea variedade arbustiva... o nome eles não me passaram...
Vamos ver no que dá... quando estiver na época de fazer uma reestilização na planta eu posto as fotos e vamos ver se consigo....
Me parece que a Marita Gurruchaga tem alguns bonsais de variedades deste pinheiro...
Arranca estes que vc bateu as fotos que estão perto da placa... devem dar boas plantas....
Um abraço
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Sáb Out 27, 2007 12:07 am Assunto: Folhas juvenis por décadas |
|
|
Os Pinus pinea permancem com folhas juvenis por décadas em baixa altitude e na ausência de frio rigoroso no inverno.
Aqui em Piracicaba alguns ultrapassaram 20 anos, e nunca produziram acículas maturas, mas pereceram num verão muito quente de uns 4 anos atrás, junto com 3 cedros do libano e uma sequoia vermelha.
Eao que tudo indica, ees não podem tomar o sol da tarde no verão
Um abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 27, 2007 8:39 am Assunto: Re: Folhas juvenis por décadas |
|
|
Chaddad escreveu: | Os Pinus pinea permancem com folhas juvenis por décadas em baixa altitude e na ausência de frio rigoroso no inverno.
Aqui em Piracicaba alguns ultrapassaram 20 anos, e nunca produziram acículas maturas, mas pereceram num verão muito quente de uns 4 anos atrás, junto com 3 cedros do libano e uma sequoia vermelha.
Eao que tudo indica, ees não podem tomar o sol da tarde no verão
Um abraço |
Eu estive a ler uma revista antiga que tenho de Setembro/outubro de 96
acerca de Pinheiros Autoctones e lá vem:
Pinus pinea
Cresce desde o nivel do mar até aos 1.000m de altura.Fácilmente identificável pela sua copa larga e arredondada, cresce em qualquer substrato solto e profundo, excepto em solo muito argilosos.
As suas acículas (Pares) são de cor verde claro, de 10 a 20 cm de comprido.
Faz 2 brotações por ano e persistem por 3 anos e, quando a arvore é jovem, crescem muito mais curtas e solitárias (contráriamente à maioria que nascem aos pares). O que confere com o seu caso
Sua casca é de cor pardo-grisáceo, enrugada, permitindo ver o seu interior vermelho-alaranjado.
Suas pinhas aparecem em grupos de 2 ou 3 unid. e são bastante grandes, com escudetes largos, mas pouco proeminentes.
Os pinhões amadurecem ao 4 ano."
Segundo eles a medida das acículas tem a ver com os nutrientes e água disponivel...
um dos exemplos dados, se na natureza se num determinado ano choveu menos, as agulhas serão mais curtas, se noutro tiver havido excesso de chuva, as agulhas serão mais largas e compridas, mas de cor mais clara (o solo terá menos nutrientes por causa da lexiviação)
Ele por cá, encontra-se por todo o país, mas é mais abundante a sul do Sado.
Não gosta do calcário nem do frio e da neve, prefere os solos arenosos das regiões quentes e secas ...aguenta temperaturas de verão que sobem acima dos 45ºc e segundo consta é uma espécie que se extende desde Portugal até ao Libano.
Talvez no caso que refere do falecimento dos mesmos, tenha a ver com a dificuldade de adaptação ao meio ambiente onde foram inseridos, não foi fatal nos primeiros tempos mas a médio longo prazo pode ser esse o resultado...desgaste.
Cptos.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|