Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 8:35 pm Assunto: Pres de Jabuticabas |
|
|
Pessoal , faz 3 dias que não pára de chover aqui em SC , este feriado estava me programando para sair a cata de alguns iamadorys , não deu.
Dai a opção foi me recolher ao meu "atelier" ( nogento!!!!) e envasar alguns pre bonsais , gostaria da opinião e criticas dos amigos. Sao 3 jabuticabas
Primeira
Inicial
Fiz a desfolha
Poda de raizes
Envasada
Segunda
Poda de raizes
Desfolha e envasamento
Terceira:
Inicial
Poda de raizes
Ja no vaso , esqueci de fotografar a desfolha
Para fazer a desfolha eu utilizo esta TESOURA CIRURGICA RETA 19cm encontrada em casas de materia medico-cirurgico custa aprox. R$ 20,00
Gostaria da opinião de voces , sobre estes trabalhos
Abraços
Joel
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 9:49 pm Assunto: |
|
|
Joel,
vou fazer uma humilde opiniao sobre sua primeira jabu.
Aproveitando a sinuosidade do tronco, eu, particularmente, faria uma poda acima das brotaçoes pequenas que aparecem na foto, e seguia na tentativa de um Moyogi, aguardando as novas brotaçoes.
Faria isso pois achei ela meio pescoçoda.
Daí fazendo um alporque acima, resolveria esse problema e ainda teria uma outra planta!
O que vc acha?
abraços |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 9:58 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo , ja estava pensando nesta tua ideia , mas naqueles 2 galhos de cima , na bifurcação
Valeu
Joel |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 10:20 pm Assunto: |
|
|
É verdade bem observado!
Não tinha me atentado a isto!
Dá até um literati!
valeu |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 2:28 am Assunto: |
|
|
Joel,
também gosto muito das jabuticabeiras e tenho várias mudas crescendo. Podemos ver pelas fotos que você provavelmente retirou as mudas daqueles vasos plásticos de viveiro e já transplantou-as para os vasos definitivos. Acho que as tuas plantas tem futuro, mas olhando o espetáculo de jabuticabeira vinda do Kidaka postada pelo Charles, não seria o caso de deixá-las num escorredor para encorparem? A menos que você esteja pretendendo um bonsai menos robusto...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 8:12 am Assunto: |
|
|
Joel,
como sempre metendo a tesoura. Acho que deveria ter colocado no escorredor mesmo. Elas estão com troncos bons para bonsai feminino ou para se fazer mame, já que estão muito finos, principalmente o segundo. Colocar no vaso definitivo não foi uma boa. Tenha em mente sempre que bonsai não é apenas retirar uma planta do solo e colocar em vaso de bonsai amigo, precisa ter mais paciência com suas mudas. Sei que é difícil, também já fui assim. Mas o tempo que se perde é muito grande para formar a planta da forma correta.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 1:10 pm Assunto: |
|
|
Dark , eu tambem pensei nisso tudo que tu falaste , mas vemos tantos passo a passo com mudas que deveriam tambem antes irem para o escoredor e que ja são palntados em vasos definitivos , nas fotos de viveiros que aparecem nos sites de bonsai , tambem vemos tantas arvores de troncos bem finos ja envasado em definitivos . que eu tambem quais fazer o mesmo , mas 80% das minhas plantas estão em escorredores ou em vasos grandes , 90% dos meus bonsais são yamadorys , por isso ja envasei estas , ate para praticar o envasamento.
Tambem porque eu gostaria de diminuir suas follas.
Mas não tem preço as tuas docas afinal estamos aqui para aprender
Abraços
joel
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 2:02 pm Assunto: |
|
|
Joel,
até entendo sua posição, afinal que graça tem ser bonsaísta e não ter nenhum bonsai. Eu mesmo só tenho um no vaso, o resto está para ser envasado no ano que vem ou está se desnvolvendo ou pior, está esperando alguma ir para o vaso para depois iniciar o desenvolvimento.
Outra coisa é que se fizer a diminuição das folhas agora, deixando todas pequenas, quando for colocar em vaso para desenvolver ou escorredor, elas voltam a ficar grandes. Não é que esteja fazendo errado, só estou te informando para que depois não se desaponte, já que a diminuição não é permanente.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 3:19 pm Assunto: |
|
|
Darkaso até porque se tu olhares meu viveiro so verás tocos em escorredor ou em bacias grandes , os amigos chegam para ver meus bonsais e se decepcionam , então é bom ter uns ja envasados mesmo não sendo o ideal para a planta no momento , mas para digamos satisfazer o olhar dos leigos.
Agora mesmo por exemplo coletei duas mudas de amexeira .
As plantas tinha +ou- 2 m de altura , envasei-as em caixas e bacias .
Em tempo . . . as amexeiras estavam na casa de um vizinho que seriam arrancada pois sera feita uma construção no lugar.Ainda hoje estarei postando elas.
Mas obrigado pelas dicas , são sempre bem vindas.
Abraços
|
 |
|