|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
LuC@Ss
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 4:04 pm Assunto: yamadori |
|
|
Olá amigos,
Mal faço parte do forum e já venho até vocês cheio de dúvidas, mas fazer o que né? rssrs
bom, gostaria da ajuda de vocês sobre qual substrato usar em uma planta rescém coletada. E se essa mistura serve para todos os tipos de plantas. E, por exemplo:
Coleto minha planta hoje, coloco em um vaso ou uma bacia grande ( com o substrato que irão me indicar rs). Depois de quanto tempo deverei fazer a troca do vaso? e devo continuar com o mesmo substrato?
Esse substrato seria usado para todas as regiões do Brasil? pelo que eu vejo, parece que há substratos diferentes para cada região.
Ví uma matéria em um site de Portugal, onde um bonsaista utilizou um substrato composto apenas por pedriscos em uma oliveira coletada por yamadori, e disse que utilizava hormonios enrraizantes e que depois modificaria esse solo quando fosse reenvasar. Esta correto?
São dúvidas que me perseguem, tive que perguntar. Perdão pela quantidade de dúvidas.
Muito obrigado pela atenção,
Lucas |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 6:45 pm Assunto: |
|
|
Primeiramente seja bem vindo Lucas ao Forum tenho certeza que vão sanadas muitas de suas duvidas por aqui.
Como experiencia propria em alguns yamadares eu utilizo um substrato bem drenante composto em sua maioria por areia de construção e hormonio enraizante uma vez por semana.
Não sendo regra a todas as plantas, porem acredito que se pode utiliza-la em boa parte das plantas, todavia aguarde por mais sugestões.  |
|
|
 |
Claudio Rodrigues 1.o PASSO

Registrado: 11/09/06 Idade: 62 Mensagens: 116 Localização: Niteroi - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 8:22 am Assunto: |
|
|
Lucas:
Não é nem o caso de sua pergunta atual, mas para outras que certamente virão, que bom rsrsrs, enriqueça o máximo que puder com informações, principalmente sobre qual planta é a dúvida, por falar nisto que planta vc conseguiu? rsrsrs
Bom quanto ao substrato , em termos de qual o mais indicado, é mais fcácil falarmos de religião ou futebol, rsrsrsrrsrs ( brincadeira). A inumeros tópicos que tratam deste assunto a maior divergencia não só de opiniões mas tambem levando-se em conta : a planta e o local que o bonsaista mora .
Quanto ao "pós" yamadori Certamente os mais experientes irão enriquecer vc com mais informações , mas a princípio é uma boa opção colocar em areia de obra,, sim aquela grossa e branca. Pode -se colocar em uma bacia de plastico( fure o máximo que puder para ter uma boa drenagem_ ou colocar em um escorredor de macarrão, mas vai depender do tamanho da planta etc...
Bom só um detalhe : Não adulbe nesta fase . bom, passei a bola , srrsrsrs |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 8:54 am Assunto: |
|
|
Lucas,
seja bem vindo ao fórum, espero que continue com as peruntas, é assim que o fórum cresce e o conhecimento se difunde.
O melhor para recuperação do sistema radicular é colocar em areia grossa apenas. Depois de um ano pode ser trocado para outro substrato. Esse tempo garante que as raízes possam ser manipuladas sem se partirem, deixando a planta com novas etapas de recuperação a ser iniciada. É como ps colegas já colocaram.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
LuC@Ss
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 9:50 am Assunto: |
|
|
Amigos,
Bom dia, muito obrigado pelas boas vindas. Me sinto muito feliz em saber que posso contar com essa grande fonte de experiencia e de respostas rsrs, muito feliz mesmo. Achei muito legal, da parte de todos, essa união presente no grupo dos bonsaistas.
Então, o melhor seria deixar um pouco do torrão natural que ficaria na planta e colocar apenas areia de construção( aquela branca) lavada, correto? e pode-se colocar hormonio enrraizador? quantas vezes por semana? e quando posso adubar? e com o que o faria?
depois de quanto tempo eu deveria colocar a planta em um substrato normal? sem ter apenas areia? ou ela ficaria sempre com areia e sendo adubada?
ahh, moro em Salvador. Há lugares onde existem muitas plantas empolgantes ( muito lindas) para praticar o yamadori, como paineiras, jacaré etc.
um grande abraço e mais uma vez perdão pelas perguntas,
Lucas |
|
|
 |
LuC@Ss
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 11:58 am Assunto: |
|
|
Ninguém? |
|
|
 |
Claudio Rodrigues 1.o PASSO

Registrado: 11/09/06 Idade: 62 Mensagens: 116 Localização: Niteroi - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 10:15 pm Assunto: |
|
|
Lucas não existe receita de bolo.
Se reparar bem o amigo Darkaso já falou que depois de um ano vc poderia mudar para outro substrato.
Outra coisa substrato ideal não é ponto pacifico nem neste forum e acredito que em lugar nenhum do mundo ( que bom rrsrsrs) .
Aconselho a vc a pesquizar muiiito em topicos antigos, a um material maravilhoso aquii. Posso lhe indicar alguns sites, se desejar me mande uma mP ou me procure no msn: claudiorodriguesrj@hotmail.com
obs: Sou tão iniciante quanto VC, SRSRRS |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|