FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Areia para gatos como substrato?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 03, 2007 6:49 pm    Assunto: Areia para gatos como substrato? Responder com citação

Vi no site http://www.bonsai4me.com/Basics/Basicscatlitter.htm
um texto informando que areia empregada para gatos fazerem suas necessidades é ideal para bonsai. Informa que é rica em diatomita, sendo até melhor que Akadama e Seramis.

O que os mais experientes dizem sobre isso ?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 03, 2007 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fabioso

Opinião de um "menos experiente" Smile

Pode até ser bom... mas, existe um ditado que se diz: "não devemos acreditar em tudo o que se ouve (lê) e só em metade daquilo que vemos".

Areia para gatos existem bastantes marcas no mercado, pelo que algumas delas (senão todas) contêm quimicos e colorantes que desconhecemos de todo para inibição de odores, como tal, toda a cautela é pouca...Wink...

Por ser melhor, é que os gatos a usam e não a Akadama Very Happy Very Happy Very Happy

No que toca ao substrato, não se trata se um composto é melhor ou pior que outro, mas sim se este cumpre de forma adequada os requisitos para os quais os adquirimos. Todos eles serão válidos, desde que cumpram convenientemente os seus propósitos...e pelo que tenho visto em bastantes fotos/revistas e foruns com alguma projecção, em Bonsai (ditos de eleição), não me parece que tenham sido plantados em tal produto....pode ser que sim, mas tenho algumas dúvidas...

Note-se que não o aconselho a que não faça a experiência, apenas que se o fizer, o faça numa árvore "menos importante"...um pré-bonsai por exemplo...apenas por precaução.
Contudo se entretanto houver algum membro que já o tenha feito, ok...então siga esses mesmos passos...

Boa sorte

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 2:20 pm    Assunto: Responder com citação

Fabioso,
Já venho fazendo essa experiência há cerca de 2 meses, com duas plantas: um buxinho que sofreu uma poda de raiz muito drástica e está em vaso de bonsai e numa muda de quaresmeira, que está em escorredor. O substrato do buxinho tem 50-50, areia para gato, marca absorsol e terra preta. O substrato do escorredor é de 80% areia de gato, mesma marca, 10% areia comum e 10% terra preta.
Veja informações sobre essa marca em:
http://www.solminerales.com.ar/catliter/caract.htm
O buxinho que, reconhecidamente, tem um desenvolvimento lento, está brotando maravilhosamente, seja nos galhos e até no tronco apenas 1 mês depois do procedimento. O mesmo acontece (na verdade, está brotando loucamente) com a quaresma que também havia sofrido uma grande perda de raízes. Acho que ainda é cedo para tirar qualquer conclusão, mas até agora estou muito satisfeito com o resultado. Vou experimentar também a areia Tidy Cat, da Purina...
O que não se pode usar, é areia de gato que forma torrão, porque senão suas raízes já eram, pois o torrão fica igual pedra... A que estou usando é super aerada, mas ao mesmo tempo retém muita umidade, isto é, os grãos se enchem de água e vão liberando aos poucos... Muito bom...
Os procedimentos que relatei estão no meu blog, nos endereços:
Quaresma (que eu pensava ser um manacá da serra...):
http://pedrobonsai.wordpress.com/2007/10/09/manaca-da-serra-escorredor/
Buxinho:
http://pedrobonsai.wordpress.com/2007/10/07/mais-um-buxinho/
e fotos do trabalho em:
http://pedrobonsai.wordpress.com/2007/10/07/o-novo-buxinho/
Vamos ver como isso vai evoluir...
Abraços!

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 12:33 am    Assunto: Responder com citação

Esta Cat Litter diz no site q é retirada apartir do fundo de mares proximos a vulcões... isto é interessante já que sabemos há muito tempo q solo vulcanico é excelente para cultivo de plantas de qualquer espécie. Mas o q me preocupa são os compostos quimicos para inibição de odores... Crying or Very sad
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 9:31 am    Assunto: Responder com citação

Bom! Ontem ia comprar areia de gato, então resolvi, colocar o assunto aqui no forum, mas me adiantaram, hehehe, bom a primeira coisa que olhei no pagote, foi a questão de conter algum tipo de quimica na composição, pelo menos nas que olhei não tinha.
Tbém vou fazer um teste para saber se funciona bem como substrato e espero que se alguém tiver alguma experiencia que prejudicou sua planta coloque aqui para ficarmos sabendo.
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 9:36 am    Assunto: Responder com citação

José Carlos,
Até agora, me parece que os tais compostos químicos são aqueles que existem naturalmente nas algas e minerais que compõem a formulação da tal montmorillonita, que fazem com que a argila absorva tanto a água quanto outras moléculas correspondentes ao cheiro...

Patrick,
Só evite aquelas que formam torrão... Essas são mortais quase que instantaneamente... Foi a primeira que comprei, mas quando fiz o teste antes de usá-la, vi que formou uma "pedra" de uns 3,5 cm onde caiu água... Raízes morrem na hora com isso...

Abraços,
Pedro Bessa
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 9:40 am    Assunto: Responder com citação

Valeu a dica Pedro!!
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

pedrotv escreveu:
José Carlos,
Até agora, me parece que os tais compostos químicos são aqueles que existem naturalmente nas algas e minerais que compõem a formulação da tal montmorillonita, que fazem com que a argila absorva tanto a água quanto outras moléculas correspondentes ao cheiro...

Patrick,
Só evite aquelas que formam torrão... Essas são mortais quase que instantaneamente... Foi a primeira que comprei, mas quando fiz o teste antes de usá-la, vi que formou uma "pedra" de uns 3,5 cm onde caiu água... Raízes morrem na hora com isso...

Que marca devemos evitar? É dificil ou caro de achar estas areias q servem para o bonsai?
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

José Carlos,
Pelo que eu pesquisei, a maioria das marcas forma torrão, de modo a facilitar a limpeza, mas péssimo e inviável para bonsai. Por enquanto, só encontrei duas: a Absorsol e a Tidy Cat, da Purina, que vou experimentar ainda essa semana, mas pela embalagem, não forma torrão. Em relação ao site que foi o pivô desse tópico, que eu também havia lido há algum tempo, eles falam sobre um barulhinho que sai do mineral. A Absorsol faz o mesmo efeito. Um barulhinho frizante, não compacta, retém água e vai liberando aos poucos e, esteticamente, não enfeia (mas isso é questão de gosto...).
Se clicar nos links do meu blog, verá como ficaram as plantas. Devo postar hoje a noite, aqui neste tópico, detalhes da nova brotação.
Boa sorte!

Abraços,
Pedro Bessa
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: