Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Qua Jan 02, 2008 6:25 pm Assunto: Ajuda com ficus |
|
|
Sou iniciante na arte do bonsai, estou com esta mudinha e ja estou tentado a tranformala, por favor opinem sobre ela
Fase inicial...............................................................................
Desfolhado...............................................................................
Aqui eu rapei o tronco e os juntei pra cicatrizarem juntos.............
O estilo, tentado é o Shankan..............;.....................................
Gostaria muito da opiniao de todos sobre a escolha do estilo e se tem algo de errado, o que deve ter muitos erros pois sou iniciante na arte...... |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jan 03, 2008 1:12 am Assunto: |
|
|
Olá Diego,
Vc tem boas mudas em mãos e creio que seu Fícus seja da variedade Benjamina.
Durante o tempo de crescimento o ideal é não exagerar na desfolha de um Benjamina, porque é a espécie de Fícus que menos suporta esse procedimento...estou com um aqui que levou 06 meses para aparecer uma folha minúscula...espero que não aconteça contigo.
Sugestão:mantenha uma boa brotação no ápice(ponto mas alto) das duas mudas para estimular o desenvolvimento e deixe as outras folhagens crescerem também...mas na necessidade de desfolha, preserve as folhas de cima(mais altas) pois concentram um hormônio chamado auxina que é responsável pelo crescimento, sobretudo o vertical.
Percebi suatentação...vc foi rápido no gatilho...atirou depois perguntou...rs...e eu já fiz isso aqui no Fórum...
Você está tentando um agrupamento de galhos por encostia, certo?...eu faria o seguinte...esperaria a consolidação desse agrupamento das duas mudas, para depois aramar e tracionar.
Imagine você aramar o lado direito sem saber como está crescendo o lado esquerdo...pode dar uma ´´desarrumada´´ em seu projeto...
O que pode gerar mais falta de simetria (mudas desencontradas) é esse tracionamento...desculpe estar aparentemente lhe desmotivando...mas se não há a consolidação de uma das mudas, o tracionamento também será desigual.
Sugestão:
1 - Consolidação do agrupamento.
2 - Aguardar algumas brotações
3 - Aramar
4 - Tracionar
Sei que a tentação é grande , mas em seu caso eu faria isso, com muita paciência e arrumaria uma outra muda mais avançada para trabalhar para que você não fique desmotivado, ok?...fica tranquilo porque já fiz isso e vale à pena...você deixa uma se desenvolvendo e vai aprimorando seus conhecimentos com uma muda mais adiantada.
Qualquer necessidade, estou à disposição,
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 03, 2008 9:22 am Assunto: Obrigado |
|
|
Uma hora eu aprendo, graças a paciencia de feras como vc, obrigado pela ajuda............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 03, 2008 7:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Diego,
Que fera nada...falta muita,mas muita coisa...estamos no mesmo patamar, comecei há muito pouco tempo, há 5 meses.
Qualquer coisa, estou à disposição, mas não sou fera não...quem sabe um dia seremos.
E continue a ousar, não quis desmotivar, você demnstrou que tem muita vontade e ousadia, então vai longe mesmo...
Um grande abraço, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 1:56 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, uma hora eu chego la............ _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
bonsaijorge

|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 4:34 pm Assunto: |
|
|
Boas.
Esse processo de encostia é muito demorado, pelo menos dois anos para ficarem bem soldadas, por cá usa-se ráfia para envolver os troncos.
O resultado final é muito bonito, o tronco fica com um aspecto bestial.
Até breve. _________________ -"A quem sabe esperar, o tempo abre as portas."provérbio chinês
VEJAM OS MEUS VIDEOS:
http://videos.sapo.pt/search.html?word=kedabike |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 1:51 pm Assunto: |
|
|
Jorge me desculpe sou iniciante ainda, mas vc esta errado com o tempo de processo de escostia, eu tenho feito em muitos ficus e em menos de 5 meses ja estao bem juntos, eu dou uma "ralada" nos troncos pra que forme uma ferida, ai acelera o tempo.......... nao sei em outras especies mas nos Ficus vão muito bem..................... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
bonsaijorge

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 7:26 pm Assunto: |
|
|
Boas.
Não sabia que os ficus reagiam assim tão bem a esse processo
5 meses é mesmo rápido, tenho de exprimentar.
. _________________ -"A quem sabe esperar, o tempo abre as portas."provérbio chinês
VEJAM OS MEUS VIDEOS:
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 3:07 am Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Será que a temperatura e o inverno mais rigoroso em Portugal não explicam essa diferença?
Abraços,
Carlos _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
bonsaijorge

|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 7:53 am Assunto: |
|
|
Boas.
Citação: | Será que a temperatura e o inverno mais rigoroso em Portugal não explicam essa diferença?
|
Talvez seja por isso  _________________ -"A quem sabe esperar, o tempo abre as portas."provérbio chinês
VEJAM OS MEUS VIDEOS:
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 06, 2008 11:34 am Assunto: |
|
|
Ola Jorge aqui no norte do Parana em media temos 33º e no minimo 5º no inverno, mas custumo fazer a encostia nas epocas mais quentes onde elas se desenvolvem melhor..................... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
|