|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wakasugi
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 9:38 am Assunto: Ficus precisando de socorro!! |
|
|
estou com esse ficus de uma tia minha.
Ele não é replantado desde que foi passado pra esse vaso, há 10 anos. Acho que as raízes já nem cabem nele e há ramos mortos de raiz.
Ele está bem alto e outro problema é que só tem ramos e folhas de um lado da planta (acho que minha tia nunca virou o vaso xP )
Acho que deveria passa ele pro escorredor para se recuperar, mas queria sugestões dos colegas. Preciso saber o que eu uso pro escorredor (areia pura, 80% areia, 20% terra vegetal etc etc). E se posso fazer essa época do ano também.
Desfolho ou não desfolho?
um abraço pessoal
obrigado pela ajuda
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 8:42 pm Assunto: Espaço |
|
|
Wakasugi
Pelo menos para as minhas condições climáticas acho o seu substrato pouco drenante. Para ajudar a recuperar as raízes de absorção do Ficus eu recomendaria usar 50% pedriscos, 30% chamote e 2% compostagem.
Antes de transplantar eu faria uma boa poda para reduzir a altura e recomeçar a modelagem. Como não se trata de uma muda, acho mais adequado plantar em uma bacia grande para recuperação rápida. O escorredor tem pouco espaço para desenvolvimento de raízes e a recuperação ficaria mais lenta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|