|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fredsimas
|
Enviada: Seg Dez 03, 2007 11:35 pm Assunto: NPK |
|
|
ola!
sou iniciante na arte dos bonsais e gostaria de saber como adubar!
eu adubei eles hoje mais nao sei se fiz certo eu dilui uma colher de sopa de npk em um litro de agua e borrifei nas folhas joguei um poco nas raizes isso ta certo? _________________ Frederico Botton |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 1:05 pm Assunto: |
|
|
Ola Fred o que tenho a disser e o seguinte SEJA BEM VINDO AO FORUM
Quanto a adubação com NPK eu utilizo o 10-10-10, pois a outras composições. Utilizo da seguinte forma; uma colher de sopa de NPK dou uma misturada com o substrato somente na superficie. Vou molhando logo se percebe sua decomposição.
Entretanto nunca utilizei nas folhas acho que nao e necessario.
Porem os amigos do forum darão uma esplainada melhor no assunto espere por mais dicas. |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 4:08 pm Assunto: |
|
|
Eu estou usando torta de mamona (70%) e farinha de osso (30%). O resultado das adubações estão melhores do que quando eu utilizava adubo químico. Fica aí a dica. Abraços |
|
|
 |
fredsimas
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 5:58 pm Assunto: |
|
|
mais desse jeito q eu fiz ta td bem neh??pq pelo q eu sei o npk eh um adubo mto forte e se eu faço desse jeito ta td bem??
como q eu vejo se ele eh 10-10-10 e oq seria isso??desculpe a ignorancia hahaha
e aonde eu posso encontrar farianha de osso e esses outros ingredientes?? _________________ Frederico Botton |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 8:01 pm Assunto: |
|
|
fredsimas,
Quando a gente se refere a NPK estamos falando de adubos em grânulos.
O N é o nitrogênio, o P fósforo e o K o potássio. Estes são os macronutrientes. Mas a planta também precisa dos micronutrientes tais como ferro, zinco, cálcio, boro, molibdênio, magnésio etc. Então o ideal é você utilizar a adubação orgânica (faça uma mistura em partes iguais de torta de mamona + farinha de ossos + cinzas de madeira) e coloque sempre sobre o substrato após uma ligeira escarificada no mesmo. A partir daí pode também utilizar adubação química escolhendo um adubo que tenha macro e micronutrientes. Eu dou preferência aos adubos do tipo ouro verde que você dilui em água. Com estes é muito difícil de ocorrer um excesso de adubação que poderia entre outras queimar as raízes da planta.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 8:05 pm Assunto: |
|
|
fredsimas escreveu: | mais desse jeito q eu fiz ta td bem neh??pq pelo q eu sei o npk eh um adubo mto forte e se eu faço desse jeito ta td bem??
como q eu vejo se ele eh 10-10-10 e oq seria isso??desculpe a ignorancia hahaha
e aonde eu posso encontrar farianha de osso e esses outros ingredientes?? |
Olá fredsimas
NPK - É o nome que dos 3 macronutientes, sendo que o:
"N" - corresponde ao Nitrogénio - responsável pelo desenvolvimento dos rebentos/folhagem
"P" - ao Fósforo - responsável pelo desenvolvimento e funcionamento das raizes
"K" - Potássio - responsável pelo desenvolvimento das flores e frutos
Aqueles algarismos "10-10-10" correspondem aos seus niveis de força.
Como se pode constatar é um adubo equilibrado ( todos iguais ) e para Bonsai já são (pelo menos cá) considerados de força elevada... no caso em concreto, penso que será vantajoso para utilizar em situações de se auxiliar a dar um empurrão todo por igual, mas facilmente se pode tornar numa desvantajem...consoante a época em questão para a árvore ou se pretendemos prepará-la para que esta florifique/frutifique, no minimo em algum descontrole por parte de quem inicia.
Os erros de adubação podem não ser evidentes a curto prazo, estes podem manifestar-se por exemplo na época seguinte...com folhas enormes por muito que se faça pinçagem, ausência de floração ou de frutificação...afinal ela está a ser estimulada de igual forma para as raizes, na altura em que devia sê-lo para as flores...mas isto, nada como ir experientando e seguir os passos daqueles que nos estão mais próximos e foram bem sucedidos .
http://www.homestead.com/fisiologiavegetal/files/Nutricao_mineral_de_plantas.htm
http://www.homestead.com/fisiologiavegetal/files/Metabolismo_do_nitrogenio.htm
http://www.homestead.com/fisiologiavegetal/files/Hormonio/Hormonio_index.html
Os ultimos dois "P"+"K" quando dados em conjunto, em forma de "ião fósfito" (como é comercializado cá) para além da função de adubo, tem propriedades de fungicida ...dai recomendar-se a sua administração com mais intensidade/frequência antes do Outono, para criar reservas e ultrapassar com mais segurança o "periodo letárgico"...
http://www.lidaquimica.com/portugues/productos/ficha_producto.asp?id=453
http://www.koppert.pt/IndutoresResistencias_BIMIL.htm
Podem ser textos maçudos, mas vale a pena perder algum tempo a lê-los, nem que seja na diagonal, na minha opinião ...assim como também algumas "optimas" mensagens deste mesmo forum acerca do mesmo assunto, que também as há.
É minha opinião...logo agradecia que a levasse em conta como tal, e não como uma verdade absoluta, Ok...
Boa sorte.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|