FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estaquia de Mangueira
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ruan Faquim

MensagemEnviada: Qui Abr 14, 2011 8:01 pm    Assunto: Estaquia de Mangueira Responder com citação

Olá pessoal, como vão??

A mais ou menos umas 3 semanas coletei alguns troncos de um mangueira e tentei fazer uma estaquia..

AS três ramas estão direto na areia e ficam umidas sempre, como indicado. A mais ou menos 1 semana ela começou a soltar brotos em todos os galhos, ontem eu comecei a furar o saco plastico que estava estruturando a estufa mas os brotos começaram a secar.. Gostaria de saber quanto tempo a estufa deve ficar montada para as plantas possam vingar e formar belos pré-bonsais???

Brigadoo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
caiomalk
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 18, 2011 9:19 pm    Assunto: Re: Estaquia de Mangueira Responder com citação

olá Ruan

Posta as fotos aqui, aí fica mais fácil de darmos opiniões.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
FW Maciel
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 18, 2011 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

o tempo certo eu não sei....eu praticamente esqueço das estacas e quando eu vejo que está brotando bem, aí sim eu tiro...use algum enraizador que facilita bastante esse processo... Wink

Provérbio Árabe
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 9:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ruan, estamos no outono, e esta, infelizmente, não é a época mais adequada para estaquear galhos e obter novas plantas através desse processo. Melhor aguardar até a primavera, quando então vc terá 100% chances de sucesso nessa empreitada. Por outro lado, formar novas plantas dessa espécie a partir de estacas não é algo muito interessante. Melhor usar a semente da fruta, ou então uma alporquia, que permite selecionar galhos que estejam produzindo frutos, para adiantar o trabalho de formação estrutural, além de obter, com as raizes, um bom nebari.

As plantas obtidas via semente, proporcionam um ótimo material, pois vc pode aramar desde cedo o caule, dando-lhe um leve movimento sinuoso, com que formar um material mais interessante de trabalho e cultivo.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ruan Faquim

MensagemEnviada: Sex Abr 22, 2011 3:33 pm    Assunto: Responder com citação

Galera valeu pelas dicas..

Faltou a substância enraizadora mesmo, se essas não forem pra frente vou deixar pra o início da primavera, seguindo o conselho do Nick... Valeu galera..

Abraçosss
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: