FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Escorredor
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 8:11 pm    Assunto: Escorredor Responder com citação

Ae pessoal, olha eu novamente... Lembram do hibisco que disse que ia plantar? Então, fiz duas experiencias. Deixei quatro galhinhos na agua (somemente na agua) durante 2 dias e plantei dois galhos somente na areia e outros dois na areia e terra (50% de cada). Tods se desenvolveram bem, e ja estão saindo as raizes pelo fundo do vaso. O engraçado é que não tem nem 1 mes que plantei... Mas o motivo do tópico é que queria saber qual é o material que se coloca como subistrato no escorredor. Moro no Rio é ta muito quente...
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

uma boa mistura é composta por tijolo, carvão, e predrisco, com grãos de 2 a 4 mm, todos numa proporção de + ou - 1/3 cada. Seria interessante que vc colocasseo o esccoredor sobre uma bacia furada com terra e esterco bem curtido (mamadeira). para as raízes entrarem na terra e alimentasse a planta.

[]

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Willian,

Espere mais uns meses para transplantar... Pode ter certeza de que o resultado será melhor...
Eu uso um substrato até com mais drenagem... o negócio é não descuidar da rega depois... no verão, 2 vezes ao dia é até normal.

Abração
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 11:41 pm    Assunto: Responder com citação

Frango, com relação ao TEmpo eu sei que é bom fazer isso no inverno, mas é que pra eu ja ir arrumando os materiais aos poucos, por isso da pergunta agora. Ah e outra coisa, minha acerola parou de emitir ramos, será que é por causa do outono? E outra coisa, essa minha acerola ela é como se fosse um T ( o formato dela) gostaria de saber se da para eu aramar um dos lados para cima, para que esse galho se torne como se fosse continuação ao tronco e depois dele fazer uma nova copa.... Infelizmente fotos não tenho ainda, mas daqui a um tempo eu envio para vcs.

Editado pela última vez por Willian em Dom Abr 17, 2005 11:46 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2005 12:09 am    Assunto: Responder com citação

Ok Willian, então tudo bem.
Na verdade minha preocupação á quanto às raízes mesmo... espere uma maior formação e fortalecimento...
Bom, eu já tive acerolas assim e sempre optei por poda drástica, assim surgem novas ramificações no tronco... nesse ponto eu espero o novo desenvolvimento para definir os novos ramos e os que sairão...
Quanto a sua acerola que parou de emitir, não gostaria de dar um "chute"...
Você fez transplante recentemente?? Tem adubado com frequência? Podas nas pontinhas dos galhos ajudam a incrementar novas brotações...
Uma redução é normal nessa época, mas não totalmente, visto o vigor dessa espécie.

Abração
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2005 11:44 am    Assunto: Responder com citação

No vaso em que plantei a cerola, fiz uma camada superficial de areia e nesta parte surgiram muitas raizes fininhas (as que alimentam a planta) só que com as regas elas sobem e morrem secas, acho que é esse o motivo de elas terem parado de crescer. Agora com relação a podas, é que a minha acerola ja ta com um formato legal, como foi minha primeira muda, peguei uma com galhos baixos e fiz uns trabalhos de pinçagem e as folhas diminuiram bastante, mas como queria que ela crescesse e "engordasse" parei de pinçar, ai ta ficando que nem uma arvorezinha, por isso não quero fazer uma poda drástica nela.... Vou ver se faço isso com outra acerola que tenho (é parecida com aquela das fotos que vc tinha me mandado).
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2005 2:24 pm    Assunto: Responder com citação

Me desculpe voltar esse tópico!!! Aonde vocês conseguem arranjar essas pedrinha? Aquelas coloridas de aquário serve? Se não, qual eu deveria utilizar e quanto custa mais ou menos o quilo?
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2005 3:06 pm    Assunto: Responder com citação

Willian escreveu:
Me desculpe voltar esse tópico!!! Aonde vocês conseguem arranjar essas pedrinha? Aquelas coloridas de aquário serve? Se não, qual eu deveria utilizar e quanto custa mais ou menos o quilo?

Willian, tb moro no Rio, em Higienópolis, perto de Bonsucesso, tenho umas 50 plantas no escorredor, quando coloco alguma estaca para enraizar, coloco somente na areia, mas antes de plantar, deixo a estaca de um dia para o outro no Hormônio enraizante da Biofert e rego com hormônio nos 5 primeiros dias.
Quando coloco no escorredor uma planta já enraizada, coloco com uma mistura de 50% de areia e 50% do substrato Rendimax Floreira da Eucatex, as plantas estão todas ótimas.
Quanto às pedrinhas, vc pode encontar na Tropical Bonsai, em fte ao Itanhangá Golf Clube, na Barra, o Joca vende uns saquinhos de um litro já do tamanho certo, acho que custa 2 Reais.
Mas se vc preferir, no mesmo espaço que tem a Tropical Bonsai, tem a Chácara Tropical, lá eles vendem uma emabalagem de pedras com 10 kg por 10 Reais, mas não são tão certinhas como as do Joca. Lá vc tb encontra o Rendimax Floreira.
Se precisar de alguma ajuda, me escreve, sou rato de chácaras aqui no Rio.... (risos)
Um abração.
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2005 4:42 pm    Assunto: Responder com citação

Marco, você coloca aquela areia fininha mesmo ou coa e retira aquelas pedrinhas? Porque se for coar, quase não vai sair aquelas pedrinhas.
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2005 5:34 pm    Assunto: Responder com citação

Willian, eu coloco a areia do jeito que ela vem, porque já vi que acaba funcionando bem, mas se vc quiser passar na peneira, vc deve usar uma peneira de 2mm e uma de 5mm e o que vc vai desprezar, não são "aquelas pedrinhas", vc vai desprezar o que passar na peneira fina e o que não passar na grossa.
A areia com granulação entre 2 e 5 mm é a que facilita o escoamento da maneira mais correta.
Eu fiz isso uma vez e cheguei a conclusão de que mesmo passando nas duas peneiras e tirando os grão menores que 2mm e os maiores que 5mm, ainda sobra um pouquinho mais que a metade do saco de areia que é de aproximadamente 10kg, ou seja eu pago 75 Centavos em um saco de 10 kg de areia e aproveito 5 kg, sai por 7,5 centavos o Kg, ainda é muito mais barato que vc comprar pedrisco em qualquer lugar que trabalhe com substrato para bonsai...
Um abração.
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2005 5:44 pm    Assunto: Responder com citação

Marco, eu uma certa vez coloquei areia dessas de construção mesmo (do jeito que ela vem) na superfície de um vaso que tenho. Um dia desses fui ver e estava cheio de raizes. Por isso que eu to perguntando se pode ser desse jeito que eu fiz, não havia nem compactado o substrato, por isso que eu tava pessando em colocar no escorredor do jeito que ela vem.
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2005 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Willian escreveu:
Marco, eu uma certa vez coloquei areia dessas de construção mesmo (do jeito que ela vem) na superfície de um vaso que tenho. Um dia desses fui ver e estava cheio de raizes. Por isso que eu to perguntando se pode ser desse jeito que eu fiz, não havia nem compactado o substrato, por isso que eu tava pessando em colocar no escorredor do jeito que ela vem.

Claro que pode, foi exatamente o que eu disse que faço, no início da mensagem anterior, mas se vc quiser fazer do jeito mais correto, use as peneiras. Ok?
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 14, 2005 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Gente, tem também a opção da telha/tijolo triturada (entre 2 e 5 mm)... acho que fica muito bom. Dependendo da quantidade, se vocês não acharem aí no Rio, procure na Nippon Bonsia, http://www.niponbonsai.com.br/ lá do Tomio.
Ele vende em sacos de 15Kg tanto o pedrisco como a telha... chega rapidinho por transportadora.

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: