Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qui Nov 22, 2007 4:55 pm Assunto: Sensibilidade ao mudar de vaso |
|
|
Em vários posts/artigos eu vejo que sempre recomendam ter cuidado (adubação, etc) com plantas recem "mudadas" de vaso.
Gostaria de saber porque as plantas são tão sensiveis a mudança de vaso? _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 22, 2007 6:57 pm Assunto: Sensibilidade |
|
|
Cleriston
A sensibilidade de muitas plantas ao transplante, mesmo sem poda significativa de raízes, indica que a exposição das raízes é uma situação de estresse para a planta.
A sensibilidade pode ser devida aos seguintes fatores:
1) o substrato novo sempre tem pH diferente do antigo, exigindo adaptação das raízes;
2) danos involuntários às raízes finas de absorção, que necessitam de tempo para se recuperar;
3) perda da rizosfera, ou seja, microrganismos associados às raízes (e.g., micorrizas) ou ao substrato, que necessita ser restabelecida;
4) restabelecimento dos contatos das pontas das raízes com os obstáculos do substrato, para retomada do crescimento. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Qui Nov 22, 2007 9:02 pm Assunto: |
|
|
Seria possivel comprar bactérias e fungos (micorrizas) e na hora de preparar o substrtato adiciona - lós , para poder buscar uma reabilitação mais rápida ?
Ou a s micorrizas prejudicariam as raízes já que elas estão debilitadas? |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qui Nov 22, 2007 10:47 pm Assunto: |
|
|
cesar_alr escreveu: | Seria possivel comprar bactérias e fungos (micorrizas) e na hora de preparar o substrtato adiciona - lós , para poder buscar uma reabilitação mais rápida ?
Ou a s micorrizas prejudicariam as raízes já que elas estão debilitadas? |
Elas se desenvolvem naturalmente. Creio não ser possível cultivá-las, apenas propiciar o ambiente ideal para proliferação. Sem falar que certos tipos de fungos são prejudiciais. _________________ José Carlos |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sex Nov 23, 2007 8:33 am Assunto: |
|
|
Ferreira em que tipo de literatura eu encontro esse tipo de informação? Como você sabe coisas tão "técnicas" assim?
Estudo de botânica ou livros de bonsai mesmo? _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Sex Nov 23, 2007 2:56 pm Assunto: |
|
|
Bom como diria o amigo Nick Fury : -Metendo minha colher de pau no meio...
Cleriston você pode procurar no google, sobre fixação de nitrogênio ou fixação biológica do niitrogênio ou ainda bactérias do gênero Rhizobium e fungos micorrizas...
Ou ainda nos sites da Embrapa la concerteza voc^achar algum material bem esclarecedor... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 23, 2007 8:01 pm Assunto: Micorrizas |
|
|
Cleriston
Eu sou professor de genética na UFPE há 16 anos, biólogo há 30 anos e cultivador de plantas desde criança. Leio tudo que tenho acesso, livros e revistas de bonsai, mas muito do (pouco) que sei sobre bonsai aprendi aqui mesmo neste Fórum. Você nem imagina quanta informação interessante existe nos tópicos mais antigos. Vale a pena fazer uma boa vasculhada.
Respondendo sua pergunta: sim, existe a possibilidade de adquirir micorrizas para adicionar ao substrato na hora do transplante. Elas são vendidas em sites japoneses e, talvez, europeus. Mas cada espécie de micorriza serve apenas para certas espécies com as quais pode estabelecer a relação de mutualismo com as raízes. De nada seviria adquirir micorrizas de pinheiro-negro-japonês para utilizar em pitangueira, por exemplo.
Tem pelo menos um excelente tópico sobre micorrizas, criado pelo amigo Bergson, aqui no Fórum do Atelier. Use a ferramenta de busca para encontrar. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|