|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 23, 2008 9:34 pm Assunto: precisa de mamadeira? (primavera) |
|
|
Olá. Há anos vinha tentando fazer uma muda por estaquia desta primavera da minha tia, sem sucesso:
Meu primo teve que podá-la e resolveu colocar troncos mais grossos na terra. E não é que brotou?
Além desses dois brotos que vocês vêem na foto, estão nascendo outros mais na base, onde indiquei com círculo e seta vermelhos.
Minha dúvida: com um tronco grosso assim, devo pôr no escorredor e na mamadeira? Como devo cuidar de uma planta dessas?
Só tenho umas mudas fininhas, que estou esperando engrossar, nunca tive uma assim.
Obrigada,
Ana |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 6:56 am Assunto: |
|
|
Ana, sugiro você a deixar ela ai por no mínimo um ano, até ela ter raízes fortes e aguentar no futuro uma mudança. Se mecher agora pode-se quebrar as fininhas raízes que possívelmente estejam crescendo. O que pode estar acontecendo é o próprio galho rebrotando ainda sem raízes, com a seiva própria. O bom mesmo é aguardar... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 11:23 am Assunto: |
|
|
Ana
Não há necessidade de tranferir para mamadeira, já que o tronco está bem desenvolvido. Siga a sugestão do junior/pr, e deixe para transplantar no próximo ano, para uma bacia grande bem furada, para facilitar a construção da copa. É muito frequente em primavera o desenvolvimento de longos brotos sem praticamente nenhuma raiz, que demoram bastante para aparecer. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
anaestela 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 7:20 pm Assunto: |
|
|
Junior e Ferreira, muito obrigada.
Puxa, nunca imaginei que tanto broto pudesse crescer sem raiz!
Por favor, vcs poderiam me dizer se ela gosta de vento? Está na sacada, onde bate um sol bom das 8h às 13h, mas também venta um bocado às vezes.
E quanto à água? Ela gosta de bastante água ou mais ou menos?
Ah, outra pergunta: acho que, pelo que leio no fórum, devo esperar um bom tempo antes de adubar, não é? Pois ela deve estar com as raízes ainda fraquinhas, certo? Se adubar, posso queimá-las.
Obrigada,
Ana |
|
|
 |
Almir Apude

Registrado: 23/04/07 Mensagens: 70 Localização: Santo André - SP
|
Enviada: Qui Jan 24, 2008 10:38 pm Assunto: Dicas!!! |
|
|
Olá Ana !!!!!
Se me permite, peço licença para opinar os cuidados da sua nova planta.
Por ela possuir brotos ainda bastante jovens, procuraria um lugar onde receberia sol por um período um pouco menor, evitar o sol das 10 ao 14 horas, que é mais forte.
Quanto a adubação, aguarde de 30 a 40 dias , eu costumo usar torta de mamona - 80% + farinha de osso 20% + 05% carvão em grãos, não em pó. Costumo fazer essa mistura e espalhar na bórda do vaso, dependendo do tamanho do vaso 01 colher de sopa para vasos pequenos, 02 colheres de sopa para vasos médios e de 03 a 04 colheres para os vasos maiores. e com o auxilio de um Ohashi, eu mistura o fertilizante com o substrato do vaso.
Quanto ao vento, eu tb evitaria pelo fatos dos brotos ainda serem bastante jovens.
E quanto a regas, procure regar quando a superfície do vaso estiver seca, coloque a ponta dos dedos na superfície do substrato daí vc consegue perceber que está seca ou não, se estiver seca, então regue.
Ana, esta primavera tem uma coloração maravilhosa, não sobrou nenhuma mudinha prá mim?????? Desta cor eu ainda não tenho, o que acha de negociarmos???????
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só dizer ok????
Abraços
Almir _________________ Tudo vale a pena quando a alma não é pequena |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|