|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Moren@
|
Enviada: Qua Nov 21, 2007 2:38 pm Assunto: Shimpaku "fora de forma" |
|
|
Olá, sou nova com Bonsais, mas já admiro há um certo tempo. Recentemente ganhei um, que hoje descobrir ser um Shimpaku. Estou sem saber como cuidar corretamente dele, cheias de dúvidas com relação ao tempo de exposição ao sol, quantidade de água oferecida enfim, e também estou desconfiada da aparência dele...
Notei que há um galho crescendo bem diferente dos outros e não sei se devo sustentá-lo para que cresça para cima, ou deixá-lo assim mesmo.
Esse é o galhinho de que estou falando...
Também notei que a terra está toda "rachada" não que esteja seca, mas a superfície aparece cheia de "entradas" que dão a aparência de que a raiz está grande demais.
Reparem no galho que sai do tronco principal e desce para o solo, isso é normal?
Bem, segue as fotos do meu já muito querido Shimpaku...conto com a ajuda de vocês para descartar as minhas dúvidas, !!!

Editado pela última vez por Moren@ em Qui Nov 22, 2007 9:00 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Nov 21, 2007 7:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Moren,
Só vi a primeira foto, mas já dá para perceber que sua planta está saudável mas está sofrendo...rs.
O SHIMPAKU é uma variedade originária da China:
Espécie sub-espécies:Juniperus chinensis
Nome Popular:SHIMPAKU
Família: Cupressáceas
Origem:CHINA
Altura(em ambiente natural):25 m
Maiores dados você pode encontrar aqui:
http://www.bonsaikai.com.br/Textos%20para%20leitura/GuiadeCuidados/Shimpaku.htm
Em resumo, o Shimpaku é uma planta de clima temperado (frio), portanto se dá melhor com o clima do Sudeste e Sul do Brasil.
Necessita de insolação intensa, vindo a morrer se colocado na sombra.
Costuma-se dizer que a quantidade de luz reflete-se na cor do Shimpaku, ou seja, ele tende a um verde bem escuro no sol e em pleno desenvolvimento e torna-se verde claro e amarelado quando pouco exposto ao sol.
É necessário regá-lo diariamente ou quando a superfície do solo estiver seca.
Se você perceber que continua úmido na superfície, não regue pois com muita facilidade apresenta FUNGO nas raízes que apodrecem e matam a planta.
Seu SHIMPAKU está lutando para absorver água...lançando raízes da parte acima da superfície (tronco) e forçando a terra para que possam surgir canais de drenagem, por isso as rachaduras.
O motivo disso tudo pode ser o musgo que recobre o substrato ou o próprio substrato (solo), ou os dois em conjunto.
Sugiro que você troque o substrato e deixe sem o musgo...e avalie bem as raízes...se perceber pontinhos brancos é sinal de fungo e é bom tratar com fungicida.
O substrato (solo) costuma ser um assunto controverso, mas eu utilizo 40% Pedrisco + 20%Telha Picada + 20% Terra Granulada + 20% húmus de minhoca.
Mas existe uma matéria do meu amigo e grande pessoa Geraldo Inocêncio que vai te ajudar..eu sigo a linha dele, colocando matéria orgânica (húmus) na mistura e as plantas reagem muito bem.
Veja o tópico sobre o SUBSTRATO:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=5584&highlight=substrato
Se estiver tudo em ordem,retire seu SHIMPAKU do solo e avalie a massa total da raiz em proporção ao seu vaso e pode (corte) um pouco da raiz (sem exageros, apenas 20/30% pois sua planta é pequena).
Misture bem todos os compostos do seu substrato, coloque uma camada no vaso e acomode seu SHIMPAKU e depois cubra até a altura do vaso.
Você pode colocar pedriscos por cima para decoração ou simplesmente deixar o solo à vista (eu utilizo um pouco de pedrisco para o solo não ser retirado na rega).
Feito isso, encha uma bacia, segure sua planta contra o vaso e faça uma rega por imersão (afunde o vaso na água até parar de borbulhar) e depois deixe seu Shimpaku à sombra por uns 5 dias...e comece a expor ele novamente ao sol gradativamente (1 hora, depois 2 h e aí por diante).
Ele não apresenta nada de ruim em sua estrutura, apenas é novo e precisa de mais brotação até que você decida o estilo.
Ele está bem direcionado para cima, sugerindo um Moyogi (vertical informal), mas no futuro você verá que existem mais possibilidades...no momento dê prioridade ao desenvolvimento e depois de passada essa fase, comece a podá-lo em direção ao estilo desejado.
Veja os estilos em :
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html na 4ª matéria (ESTILOS DO BONSAI Desenhos de MARCELO DUPRAT).
É isso , por enquanto...rsrs
Qualquer dúvida pode colocar aqui e estou à disposição no que puder ajudar.
E se eu não puder, tem gente com muito mais conhecimento sempre à sua disposição.
Desejo sucesso com o seu SHIMPAKU e que você continue cultivando essa arte tão bela e recompensadora que é o BONSAI.
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Nov 21, 2007 7:36 pm Assunto: |
|
|
Moren,
Somente 2 coisas que esqueci:
- As raízes emitidas pelo seu SHIMPAKU , muitas vezes são utilizadas no estilo NEAGARI (raízes à mostra)...como você verá no artigo.
-Seria interessante você diminuir um pouco o tamanho da sua fonte pois, além de tornar qualquer texto muito extenso fisicamente, pode tornar-se difícil para quem lê e precisa estabelecer uma análise do que está escrito lá em cima...ok? (é só uma sugestão).
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Moren@
|
Enviada: Qui Nov 22, 2007 9:08 am Assunto: |
|
|
Carlos Barrêto,
Nossa! Muito obrigada pelas informações...realmente me ajudaram muito, estou entusiasmada, e já não estou mais com tanto medo de cuidar do meu Shimpaku.
Mesmo tendo lido que a época ideal para o plantio é no início da primavera, acho que farei agora, devido à situação do solo e também porque não conheço a procedência da árvore, não sei se a composição do substrato atual é ideal. Vou providenciar o material, e depois eu conto como me saí.
Mais uma vez, obrigada pelas dica...valeu!
 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qui Nov 22, 2007 1:34 pm Assunto: |
|
|
Lindo Shimpaku, o Carlos esta correto em suas opiniões, apenas resaltando o substrato deve ser bastante drenante e evite o encharcamento.
Na minha opinião colocaria em um recipiente maior para desenvolvimento de raiz e engrossar o tronco.
Sugiro também que cultive plantas nativas, por serem adaptadas ao nosso clima são mais fácil de cuidar, isto ajuda em muito todos nos iniciantes a dar os primeiros passos nesta maravilhosa arte.
Parabens pela planta, seja bem vinda ao forum e continue sempre por aqui. Somos uma grande familia.
Abraço fraterno |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|