FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ADUBAÇÃO X ESCARIFICAÇÃO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2007 6:53 pm    Assunto: ADUBAÇÃO X ESCARIFICAÇÃO Responder com citação

Olá a todos,

Já vi em vários tópicos um termo que me deixou com dúvidas.

Refere-se à adubação com Torta de Mamona + Farinha de Osso.

Eu li que essa adubação deve ser aplicada à superfície com leve escarificação prévia.

Isso significa colocar água morna na superfície antes de distribuir o Adubo?

É algo simples, mas talvez faça diferença no efeito do adubo.

Muito grato.

Abraços,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com

Editado pela última vez por Carlos Barrêto em Qui Nov 22, 2007 9:05 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2007 10:04 pm    Assunto: ABRASIVOS Responder com citação

Carlos

"Escarificar" significa "arranhar a superfície" com lixa (sementes) ou "escavar superficialmente" com gancho (solo). Neste caso, pode ser necessário escavar levemente para que o adubo penetre no substrato, ao invés de escorrer pela borda do vaso durante a rega.

Colocar em "água morna" é "escaldar".

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira,

Obrigado pelas informações e pela atenção.

Todas as sementes que eu compro vêm com explicação para 2 etapas:
-Escarificação com água morna e Estratificação (geladeira).

Veja o GUIA DE GERMINAÇÃO

Primeiro Passo: Escarificação

Cada semente tem uma espécie de “escudo” em torno da parte interna viva (gema das sementes). Alguns são mais duros do que outros e, o objetivo deste processo é amaciar esse “escudo” e permitir que a água alcance a parte interna da semente.

Você deve escarificar suas sementes colocando-as na água quente (em recipiente de vidro ou uma pequena bacia) por um período de 24h à 48h. Como opção você poderá trocar a água quente após decorridas as primeiras 24 horas.

Talvez seja um problema de entendimento do significado da palavra mesmo..não sei.Penso que talvez escarificar signifique abrir caminho...no caso da terra apenas abrir uma ranhura e no caso da semente ´´quebrar a barreira´´ do escudo grosso...não sei , é somente opinião!

O importante é que o processo consistem em apenas abrir uma ranhura para plantar, certo?

Muito Grato

Abraços,

Carlos Barrêto

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,
acredito que um substrato com boa drenagem nçao precise fazer isto.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 4:40 pm    Assunto: Dicionário Responder com citação

Carlos

Tenho aqui o Novo Dicionário Aurélio (2a. ed, 1986):
escarificar: 1) raspar com objeto pontudo; 2) produzir pequenas incisões simultâneas e superficiais na pele; 3) sarjar, golpear, para produzir escoamento de humores; 4) desagregar e revolver a terra a fim de arejar as raízes das plantas.

Eu acho que na minha mensagem anterior tem uma definição em acordo com estas do dicionário. Acredito que os manuais que você recebeu não estão fazendo bom uso da palavra "escarificar". Talvez quem escreveu o manual tivesse em mente a palavra "permeabilizar", ou seja, tornar a casca da semente permeável à água, através do uso de água quente.

"Recife (PE)"
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira,

Eu concordo co você e foi boa a discussão, porque de repente tem gente jogando água fervendo em Bonsai...rs

No entanto, até os fornecedores de sementes no exterior (no caso uma distribuidora renomada no Canadá) estão utilizando essa nomenclatura, veja no GUIA (Germination Instructions) o que diz:

1 - Scarification

Each seed has a shell around the live inner part. Some are harder than others. The goal of the scarification process is to soften the shell and allow water to reach the inner part of the seed. You will scarify the seeds by placing them in water, usually a glass or a bowl, for a period of twenty four (24) to forty eight (4Cool hours. The norm appears to be the use of warm water. Some seeds require boiling water while others require water at room temperature. Normally, the viable seeds will drown after the twenty four (24) hour period while others will float on top. If there are still seeds floating after the forty eight (4Cool hour period, you can discard them as they are empty seeds. Once completed, you are ready to begin the next step ( please note that some seeds require you to proceed directly to the third step).

Lá diz ESCARIFICAR em copo ou vasilha com água quente (warm water).

Aqui no Brasil, vemos a mesma coisa no Mercado Livre:

Primeiro Passo: Escarificação

As sementes necessitam ser escarificadas para facilitar a sua germinação. Coloque-as em água quente (não fervente) por 48h e deixe-as de molho.
Como opção, renove a água quente (não fervente) após ter decorrido 24 horas.

Veja, não tenho intuito de causar polêmica, mas talvez sanar uma dúvida minha que possa surgir em outras pessoas que trabalham com sementes.

Em ambos os casos, vemos a utilização de escarificação para designar a 1ª parte do Processo de Germinação.

Nos USA usam isso, aqui, em sites espanhóis, enfim...no mínimo estranho se não há acordo com o próprio dicionário.

Agradeço a você Fereira, pela explanação e devo confessar que quase joguei água morna na superfície de uma planta...rs.

Um grande abraço,

Carlos Barrêto

Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Laughing Laughing Laughing

Vamos esclerecer algumas coisas.

Escarificação de sementes - é um processo fisico ou quimico que aplicado sobre a semente para quebrar a dormencia causada pela "casca" da semente que impede a entrada de agua e a germinação.

Escarificação de solo - processo em que se quebra a primeira camada do solo para misturar um adubo ou incorporar materia organica. É como soltar o solo na superficie do vaso.

Misturar o adubo - seria muito bom misturar o solo sempre que adubar pois o P (fosforo) é um nutriente que não é móvel no solo, para a planta pegar o nutriente só se a raiz entrar em contato... Aí a importancia de usar sempre solos corrigidos no reenvase. Eu sempre tenho solo que adubo e guardo por um tempo para a correção...

Um abraço
Ricardo Loriggio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo,

Obrigado pela explicação.

Agora faz mais sentido...se bem que o dicionário realmente menciona apenas solo (acho que o Aurélio não tinha Bonsai...rs).

Abraços ao Ferreira que tanto nos ajuda, ao Felipe pela sugestão a você Ricardo e a todos os amigos do Fórum.

´Grato,

Carlos Barrêto

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 10:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Carlos Barrêto

O termo escarificação é muito vago...deve-se tentar reunir alguma informação acerca de que tipo de semente estamos a falando, ou pretendemos propagar.

Eu tenho um texto similar ao seu, recebi de uns Aceres Ginala do Seedrack Wink

A escarificação tem como propósito ajudar/facultar a entrada de humidade nas sementes em alguns casos de sementes com tegumento duro e impermeável.

Em empresas especializadas pode ser a aplicação de um ácido concentrado; ou mais simples e seguro apenas uma incisão no local correcto, noutros casos pode até ser o partir um pouco da casca (com cautela), como se recomenda nas sementes dos ginkgos, pessegos;ameixas;cerejas, etc..

Noutras, poderá ser simplesmente o colocar das sementes numa garrafa, cujo interior tenha uma “Lixa” daquelas utilizada na marcenaria e abanar como se fosse um “Shake” a abrasão irá fazer pequenas incisões....basta uma pequena entrada, que a água e a semente se encarregam de abrir o resto

Na natureza existem casos onde elas estão programadas para serem escarificadas pelos dentes e bicos de diversos animais, algumas mesmo assim requerem o uso dos seus sucos gástricos para eliminarem as polpas que as envolvem e assim fecharem o ciclo...essa polpas se não forem eliminadas podem causar apodrecimentos se plantadas em conjunto com a semente, como presumo tenha acontecido/sido o caso de um companheiro de forum que afirma ter-lhe apodrecimento as sementes de romã que plantou...penso eu, suposição minha.

No caso em concreto das suas sementes e das minhas a empresa me enviou, esse será método de escarificação porque pela composição do seu tegumento....basta a água morna no período recomendado para simular esse processo...não é/será válido para todas as sementes.

Boa sorte.

Cptos

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Embarassed oops demorei tanto que nem vi que já tinham respondido. Confused Confused Embarassed

Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 11:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Castro,

Realmente eu estava me referindo às sementes de tegumento duro.

A questão havia sido discutida, mas sua explicação foi excelente...nunca tinha lido nada parecido, principalmente quanto ao ocorrido na natureza, a quebra de dormência por pássaros...etc.

Olha, agradeço muito a sua colaboração e não chegou atrasado não...creio que deixamos aqui algo para acrescentar ao conhecimento de outros foristas.

Um grande abraço,

Carlos Barrêto

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: