Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 1:02 pm Assunto: Liquidambar |
|
|
Pessoal, minha mae foi para campos do jordao e me trouxe uma muda que o cara do horto disse ser liquidambar vermelho, porem não conheço a especie. E tbm achei parecido com uma acer que vi la na Horto da D. Emiko!
Alguem confirma que eh liquidambar? Sera q vou ter problemas com ele aki no Rio?? Alguem tem experiencia com a especie pode dar umas dicas!!
abs
abs |
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Mensagens: 245 Localização: Santo Andre, SP
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 3:22 pm Assunto: |
|
|
Confirmo. Liquidambar styraciflua _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 3:52 pm Assunto: |
|
|
Presta pra fazer bonsai? As folhas parecem muito grandes... _________________ José Carlos |
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 4:32 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho algumas aqui, e as folhas podem ser diminuidas significantemente sim! Tenho algumas com as folhas de tamanho ~ 2cm. _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 12:07 am Assunto: |
|
|
Isso dá um bonsai excelente... muito bonitas as folhas. _________________ José Carlos |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 04, 2007 12:44 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda pessoal!!
ALguem sabe se precisa de algum cuidado especial?? em relacao a desfolha, transplante, poda?! Sol aqui do RJ eh perigoso pra ela?
abs!! |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 5:02 pm Assunto: |
|
|
ola lpzin,
consegui algumas mudas de liquidambar, já fazem um ano . eu tenho tratado como trato os Aceres,.... quanto a poda, consegue-se reduzir as folhas com as podas de refinamento no verão,.... mentenha uma adubação organica ... não tenho nenhum bonsai ainda.. mas é uma planta que pelo tamanho das folhas requer bonsai de grande porte..
Rodrigo _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Nov 08, 2007 10:35 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Temos agora uma referência maravilhosa de bonsai de liquidâmbar!...
Nada menos que o vencedor do Shohin Bonsai 2007, do bonsaísta Zezão, um perfeccionista em bonsai pequenos...
Este bonsai contradiz uma opinião quase geral (eu me incluo nessa... ), de que liquidâmbar sugere bonsai de grande porte!
Só prá alegrar um pouco mais nosso olhos... aí vai ele!...
Parabéns ao Zezão... e precisamos a receita dele sobre a redução da folhas!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 09, 2007 7:38 pm Assunto: |
|
|
Eu vi esse exemplar e me animei muito quanto ao meu galinhos...rsrsrs!!
Sera que alguem proximo do Zezao consegue informaçoes sobre essa redução de folhas?? e os tratos que ele teve com esse exemplar? |
|
|
 |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 10, 2007 5:33 pm Assunto: endosso |
|
|
Endosso Red Oak, é liquidâmbar mesmo,
Onde eu moro temos num único lugar uma pequena mata deles, alguns com bastante idade e grandes e semente nascendo por tudo.
Eu coletei 3 exemplares com um tronco de uns 10 cm, dois no inverno e outro agora, todos brotarão bastante e o solo onde os coletei é bastante arenoso e úmido, eu molho todos os dias.
Ainda não sei como reduzir as folhas também, mas aceitam tudo em termos de podas, leve, radical, ele rebrota legal.
Evite sol muito quente neste período, regue legal, e eles são bem mais resistentes que os Áceres.
Mandei semente até para o Nordeste neste ano, vamos aguardar notícias dos amigos.
Boa Sorte _________________ Quatro coisas irrecuperáveis: a pedra... depois de atirada!
a palavra... depois de proferida!
a ocasião... depois de perdida!
o tempo... depois de passado! |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Sáb Nov 17, 2007 9:49 am Assunto: |
|
|
Umas dicas para o cultivo do liquidâmbar (fruto de pesquisa e experiência de 8 anos com as espécie):
1) Ele ama solos úmidos, o que não significa encharcados. Não deixe faltar água!;
2) Ele pode ter carência de ferro, o que se percebe numa coloração apagada das folhas novas ou marcas de vermelho e amarelo nas folhas maduras muito antes do outono. É fácil corrigir esta deficiência com um chumaço de Bombril do tamanho de uma unha colocado num canto do vaso (não enterre!);
3) Ele também pode ser vítima fácil de tripes (Thryps spp), um inseto minúsculo mas muito resistente que se instala sobretudo no verso das folhas e começa a enrugá-las. Além do enrugamento, percebe-se sua presença por vários pontinhos melados no verso das folhas. Para combatê-lo, uso um inseticida de baixa toxicidade como o Casa e Jardim;
4) Ele exige uma certa quantidade de horas de frio para estar bem; aqui em minha região já vi que ele se contenta com 100 horas abaixo de 7,2ºC; aí no RJ você talvez precise usar o "método da geladeira";
5) Todas as experiências de desfolha que fiz deram pouco ou nenhum resultado; em janeiro de 2004 o desfolhei esperando uma rebrota rápida e o que aconteceu foi que ele ficou até a primavera, em setembro, com uma folha; talvez eu esteja enganado, mas acho que não é uma boa espécie para desfolhar.
Espero ter ajudado. O amigo Red Oak talvez tenha mais informações a adicionar.
Seisdedos, as sementes que me enviou já são mudinhas muito saudáveis; inclusive nasceu uma variegata.
Um abarço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 17, 2007 11:45 am Assunto: |
|
|
Ivo, eu tive problemas com meus liquidambars e a falta de ferro. Um dos que tenho, em um vaso, está realmente com umas tonalidades outonais já nesse fim de primavera, o que não ocorre com todos os outros liquidambars que tenho, que estao brotando e estão na tonaldade normal, aquele verde claro brilhante. Vou seguir a otima dica do bombril naquele. Fiz isso ha cerca de um ano, seguindo indicação sua, em um Acer buergerianum que tenho plantado em um jardim, e eu não tenho dúvidas que depois disso a planta é uma das mais vigorosas do jardim, e com a brotação dessa primavera, já deve ter crescido cerca de 30 cm, e com folhas muito bem formadas! Inclusive, uma alporquia que fiz há mais ou menos 2 meses já apresenta raíz bem forte!
Bom, você já disse bastante do Liquidambar... eu posso adicionar que a espécie é vigorosa, forte, relativamente livre de pestes ou infestações, e quanto mais sol eles tomarem (o que notei eles gostam muito!) melhor a coloração no outono!
Um bela espécie, sem dúvidas. _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
Gui Lopes Soares

Registrado: 13/11/06 Idade: 40 Mensagens: 65 Localização: Bebedouro/SP
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 12:53 pm Assunto: |
|
|
Cara, como parece uma Amoreira. As folhas quando ainda verdes são muitooo parecidas.
Tenho uma Amoreira, e se conseguisse chegar num patamar parecido com os das fotos de Liquidambar apresentadas pelos amigos, eu to feito, rsrsrs!!!
Boa sorte com a muda! |
|
|
 |
|