Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 5:07 pm Assunto: Viveiro para bonsais |
|
|
Estou querendo fazer em meu sitio um viveiro de 10mx7m.
Como moro em uma cidade litoranea ( Laguna-SC) , ocorre uma constante incidencia de ventos fortes praticamente o ano todo , gostaria de saber qual seria o melhor material que podesse resolver o proplema do vento.
E se alguem tivesse alguma dica sobre a confecção de um viveiro deste tamanho eu agradeceria
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
robinsonalexandre

Registrado: 19/11/07 Mensagens: 80 Localização: Franco da Rocha
|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 12:16 am Assunto: Olá Joel |
|
|
Fiz uma pesquisa e confirmei a minha teoria sobre como proteger um viveiro, ou até mesmo uma plantação contra o vento.
Coisa muito importante para acriação de mudas pois, em um viveiro onde exista vento forte também vai ser necessário uma melhos rega das mudas, já que devido ao vento ficarão rapidamente secas e isso é muito grave.
Uma boa proteção para seu viveiro é criar uma serca viva que poderá ser feita com árvores, ou se o seu viveiro for baixo você poderá utilizar algum tipo de arbuto.
Veja esta imagem que ilustra o que eu estou dizendo:
Neste site tem outras informações interessantes.
http://www.aipa.org.br/viveiro-dicas-5-como-implantar.htm
Um grande abraço e até mais _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
Cultivando idéias e a Natureza |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 8:44 am Assunto: |
|
|
Edson e Robson tambem havia pensado em cerca viva , inclusive o local em que quero fazer o viveiro possui 2 lados ja com muro , so me restando fechar os outros dois lados , mas eu preciso fechar tb em cima , O problema da cerca viva é que eu teria que esperar muito tempo ate que ela fechasse.
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 9:10 am Assunto: Bom dia Joel |
|
|
Joel, o problema de se utilizar muros é que pode acabar abafando muito o local, por isso a cerca viva é mais indicada, pois ela vai quebrar a ventani, mas não vai impedir a circulação normal de ar.
E para adiantar o tempo, você pode comprar árvores já crescidas em viveiros.
Olha só este site (pena que fica do outro lado do mapa
http://www.viveirotaquara.com.br/index.php?id=niimindiano _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 12:49 pm Assunto: |
|
|
Estava pensando em cerca-lo com sombrite ou algo similar só que não sei se o sombrite protege do vento tambem
joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 7:49 pm Assunto: |
|
|
Aproveitandooo o tópicoo do Joel...
E pra cobertura????
Qual seria melhor??? Um plástico grosso ou uma telha brasilite?
*No meu caso em particular estarei fazendo num local já cercado, a cerca é de bamboo e tem aproximadamente 1,5m... Poderia deixar "descoberto" o espaço dessa cerca até o alto da cobertura(penso numa altura de uns 2,1m)
Agradeçooo e desculpe-me Joel!
Abraços! _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 7:57 pm Assunto: |
|
|
Gleison para a cobertura pode usar o sombrite pois ele é exatamente para controlar a intensidade solar , se ou não coloca nada.
Se voce colocar plastico ou brasilit voce estaria fazendo uma estufa e poderia prejudicar suas plantas pelo calor.
Eu preciso cobrir com alguma coisa devido a grande incidencia de ventos fortes. Por isso eu queria saber se o sombrite tambem protege contra vento.
Confúcio |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 6:31 pm Assunto: |
|
|
Amigos descobri hoje que o preço mais em conta é o plastico agricola eel é bem resistente e custa R$ 1,20 o m2 . por cima ai então eu boto o sombrite.
Confúcio |
|
|
 |
robinsonalexandre

|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 8:15 pm Assunto: Olá Joel |
|
|
Joel, em umas das respostas acima foi falado um item muito legal e ao mesmo tempo servirá como decorativo.
Uma plantação de bambú.
Ótimo para barrar o vento mas não impede a circulação do ar.
Taí uma boa dica. _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
|
|
 |
|