|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edvaldo 1.o PASSO

Registrado: 28/06/06 Mensagens: 155 Localização: Itapecerica da Serra - SP
|
Enviada: Ter Nov 27, 2007 1:27 pm Assunto: Vaso x Planta |
|
|
Boa tarde amigos adquiri este vaso que por sinal é o primeiro vaso que compro gostaria que dessem suas opiniões sobre o tamanho se é ideal ? Vou efetuar o transplante e podar cerca de 30% das raízes da planta, depois colocá-la em substrato de 50% tijolo 50% pedrisco o que acham ?
Abs a todos  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 11:29 am Assunto: Re: Vaso x Planta |
|
|
Oi Edvaldo, tudo bem?
Se considerarmos só a questão estética, esse vaso é grande para o tamanho da planta....
Entretanto, acho que voce pode aproveitar esse vaso para poder acelerar um pouco mais o desenvolvimento do seu shimpaku, e trabalhar mais um pouco a estrutura dele...
Pelo tamanho do vaso e, pensando no maior desenvolvimento, penso que voce nem deveria fazer poda de raízes... ... Sugiro voce ir retiando um pouco o substrato da superficie, até o ponto onde consiga enxergar um pouco melhor o nebari da planta... talvez até tendo uma boa surpresa, caso ele tenha um nebari bonito...
Com isso, voce talvez consiga evitar a poda das raizes mais profundas...
Estou de acordo com o substrato que voce pretende usar! É bom para coníferas mas, depois de uns 45 dias do replantio, comece a adubar bem a planta, pois esse substrato é absolutamente pobre de nutrientes...
Acho que a planta poderia ser mantida pelo menos 3 anos nesse vaso...
Quando for fazer um novo replantio, eu pensaria num vaso marron escuro, sem esmalte, talvez oval ou redondo, e de tamanho bem menor do que comprou agora... Acho que estas características de vaso combinam melhor com coníferas...
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 11:42 am Assunto: |
|
|
O Charles explicou muito bem
Você também pode levar como via de regra, que o vaso, definitivo, deve ocupar de 20% a 40% do bonsai (conjunto vaso+árvore)  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 11:42 am Assunto: |
|
|
Então posso deixar a planta pele menos mais 3 anos neste vaso de plástico ? |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 11:58 am Assunto: |
|
|
Se o substrato for bom, e dependendo da quantidade de raízes, SIM. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 12:30 pm Assunto: |
|
|
O Substrato é rico em matéria orgânica mas não é do tipo argiloso não é compactado e isso acho que é bom para o desenvolvimento das raízes, mas como o amigo disse eu preciso ver como esta o nebari
Abs
Edvaldo |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 2:16 pm Assunto: |
|
|
Edvaldo...
Quando falei que a planta pode ficar até 3 anos nesse vaso, quis dizer já no vaso novo que voce comprou.
Mesmo que o substrato do vaso atual nao seja argiloso, acho que a msitura 50% tijolo e 50% pedrisco, com boa adubação, será melhor para a planta!....
Acho que voce deve manter o mínimo do substrato atual e preservar o maximo de raizes, não pelo risco da poda, mas sim por acelerar o desenvolvimento no vaso que comprou... já que ele tem um bom tamanho prá isso...
Afinal... voce tem que colocar em uso o vaso que comprou, certo?....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Edvaldo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 28, 2007 4:29 pm Assunto: |
|
|
Agora entendi Charles me desculpe o momento de "tosqueira" farei isso ai aproveito e vejo como anda o nebari derrepente posso mudar o estilo da planta quem sabe, mas de qualquer forma já estou moendo mais tijolos para o transplante, vou fotografar tudo e posto no forum por hora muito obrigado a todos os amigos que postaram.
Abs
Edvaldo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|