FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bosque de ficus.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 8:35 pm    Assunto: Bosque de ficus. Responder com citação

Pessoal a muito tempo que não posto nada e resolvi, então, colocar um bosque que cultivo desde 2006. As árvores de trás ainda estão muito pequenas creio. falta fazer algo mais decidido com as copas.
Nunca me animei de mostrar pois ele nunca ficou muito apresentável. Deu aquela praga maldita tipica de ficus que se aloja nas folhas e faz com que as mais novas se enrosquem sobre si mesmas. Da ultima vez, ano passado nesta epoca, apliquei inseticida e retirei todos as folhas contaminadas. Ficou peladinho.

Desta vez quando vi que ia começar tudo de novo taque inseticida. Segurou. Não precisei podar. Espero que gostem e, caso não, opinem a vontade.
abraços

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

mais uma coisa. ele está com osmocode....mas queria que ele desse uma revigorada nesta primavera verao. séra o melhor ?

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

haa mais uma coisa,
neste detalhe dá pra ver melhor. Tem um caminho no meio mas está abandonado. "Tomado pelo mato". Uma cobertura bem interessante que lança raízes somente na superfície. As folhas são grandes e acabaram escondendo os nebaris, mas para trabalhos grandes é legal.
O suiban fiz de cimento branco com as dicas aqui do fórum.
do tamanho certo para servir de tampo para uma dessas mesinhas de escola antiga que estava sem o tampo. Peguei no lixo da UFRJ. vocês nao tem idéia do desperdício deste tipo de material. Ao invés de reformar jogam fora e trocam por mesas de fórmica proibido o têrmo. No ateliê de pintura tenho de ficar controlando. Cavaletes centenários de madeira de lei que se eu não for lá consertar jogam fora. Bom mas isso não é assunto para aqui.

O que achei mais interessante nesta foto é as pequenas pitangueiras nascendo. Como era um projeto grande para meu esquema improvisado acabei pegando um bocado de terra de debaixo da minha pitangueira.
Bem daí nasceu.
Mas diferente das que nascem embaixo da pitangueira, espigões retos e sem ramificação, as que estao nascendo no bosque estao cheias de estilo, pedindo um bosquinho mame.
Com certeza reflexo das raízes.
O que me faz crer que é conveniente no início não ter pressa. Depois de pegar o jeito e firmar ai sim - escorredor mamadeira para acelerar o ritmo. Tenho tido dificuldade de encaminhar estacas de piteco e eugenia justo por isso. Elas querem espichar e espichar. Mesmo podando vem logo um novo galho unico e valente, querendo espichar e espichar.
Haaa a natureza....

Duprat
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Duplat,

Está ficando muito bom!!!
Você já é craque em confeccionar vasos Laughing

Não uso osmocote, mas sabemos que é um adubo muito bom! Esta espécie precisa de podas constantes para não ficar com a folhagem "rala".

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pela dica Alexandre. Estava pensando em fazer umas desfolhas em outras plantas no meio do verão, seguindo as dicas do tramujas naquele artigo publicado na revista A arte do bonsai. Já estou pensando em incluir o bosque. ... Wink vou ver se complemento em dose reduzida com adubo foliar para propiciar uma boa recuperação...

Duprat
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 30, 2007 4:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Parabens por seu trabalho. Está bem iniciado. Mas falta algo: harmonia visual. Creio que vc possa conseguir via educação com aramagem, dos caules, propiciando uma estruturação mais natural, pois não há triangulação no conjunto, e isso é muito importante em se tratando de um bosque bonsai. Very Happy

Quanto à trips, que é a famosa lacerdinha, praga que ataca o ficus, tenho uma péssima notícia: o ficus variegata ou variegada, essa espécie que vc escolheu para o bosque, é uma das variedades mais suscetíveis ao ataque dessa praga. Experimente usar um inseticida chamado DECIS, encontrado em casas especializadas. Misture a um óleo mineral, para fixar melhor, e após desfolhar toda a planta (ajuda a desfolha para fazer uma boa aramagem), aplique o produto, via pulverização, incluso os galhos e caules e nebari. Retire todo o mato, e após aplicar, cubra o conjunto com um saco plastico, apartando sua planta das demais, mantendo-a em local sombreado, conservando a umidade do solo, sem enxarcamento. Very Happy

Quanto à composição, embora vc esteja num primeiro momento gostando das brotações de pitanga, com o tempo elas irão "matar" os ficus, na busca ansiosa por espaço onde "esparramar" suas raízes. Não são espécies ideais para misturar, numa composição como essa. Shocked

O ideal é retirar essas pequenas mudas, para formar algo à parte, bem como retirar, tambem, todo o mato que cresce no solo, permitindo uma maior aeração das raízes dos ficus. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 01, 2007 3:43 am    Assunto: Responder com citação

Ola Luis,
Obrigado pelas dicas, sempre certeiras e de grande valia.
Vou procurar o inseticida. se tem de amarrar com saco quer dizer que a praga fica na terra também, correto? Mas deixo por quanto tempo?
As pitanguinhas com certeza vão sair dali. Estou aguardando elas se firmarem um pouco mais e preparando um esqueminha diferente para cultivá-las. Quanto a cobertura de fato sempre limpo o que posso retirando a “brilhantina”. Aqui em casa não tem jeito - tira hoje amanhã ela volta. Mas a cobertura que citei não creio que prejudique a respiração das raízes. Amanhã tiro uma foto. Não sei o nome mas ela é bem interessante. Pena a folha ser meio grande.
Mas falta tudo mesmo. Estava começando a pensar alguma coisa em relação a composição dos ramos e copas agora, mas .... ainda não, hoje amarelaram e cairam muitas folhas. Antes falta saúde ao danado do bosque. Isso ele nunca teve. Talvez valha a pena, estou tentado, a fazer a desfolha agora mesmo, no meio da primavera.

Duprat
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: