|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Dez 08, 2007 3:18 am Assunto: Barca de eugenia |
|
|
Pessoal fiz um trabalho de atualização da minha barca, não sei se lembram....
O tópico sumiu.... compus um suiban orgânico com cimento e pedras nele assentadas. Pena que na época o fórum estava fora do ar e sem motivação não fotografei.
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 08, 2007 4:35 am Assunto: |
|
|
A sequencia ajuda, da para sentir que a ideia ta amadurecendo.
 _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Dez 08, 2007 12:25 pm Assunto: |
|
|
Muito bpnito Duprat , profissional , posta uma foto com algo junto para podermos ver o tamanho da obra
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 12:46 pm Assunto: |
|
|
Duplat,
meu amigo, me lembro bem deste trabalho... está bem "encorpado"
Quando olho a foto, o foco é desviado para os galhos da primeira árvore da direita, que parecem "fugir" do conjunto...
então eu tentaria trazer estas duas árvores(da direita) mais para esquerda ou diminuir bem o tamanho dos galhos. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 8:28 pm Assunto: |
|
|
Caro Alexandre,
De fato assim que fotografei e postei o trabalho reparei neste desequilíbrio também. Pensei em retirar o galho da direita. Mas ele está tão saudável e fecha tão bem a triangulação da planta em si que tenho segurado a tesoura. Também senti necessidade de uma maior dinâmica no tronco-galho logo atrás dele (na foto-projeto não alterei).
Fica melhor mas talvez convenha mais voltar a idéia inicial de criar uma colina e fazer um outro suiban. Entre a pedra do fundo e a da frente no lado esquerdo encontra-se a raiz. Poderia encostar a raiz bem na borda eliminando o vazio da esquerda e transferindo-o para a direita. Tirar a raiz não posso pois depois de um ano com o tronco original cortado praticamente pelo meio (ao comprido) não nasceu sequer uma raizinha, de modo que vai demorar uma eternidade para que eu possa retirar a raiz original. E olhe que apliquei hormônio enraizador de 45 em 45 dias.
Estou na dúvida, o que acha? O projeto da segunda opção fiz rapidinho só para dar uma idéia. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 8:44 pm Assunto: |
|
|
Caro Joel,
o trabalho é bem pequeno com o comprimento do suiban emdindo 27 cm.
queria algo bem leve e fiz a placa de cimento com a espessura de meio centimetro, testando antes para verificar se teria a resistencia necessária. Os pés sao faixas ao longo do suiban que dão um reforço na estrutura do todo.
Tenho feito algumas coisas bem diferentes e me divertido bastante com na composição do conjunto. Antes de confeccionar o suiban cultivei a planta por um mes mais ou menos, numa lajota de ceramica grande destas de piso. Neste período fiquei ensaiando a composição das pedras _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Dez 10, 2007 9:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Duprat
Bom trabalho
Se me permite, uma opinião...em relação ao virtual apresentado, eu gosto mais dele como está actualmente...parece-me mais equilibrado e natural .
Ainda tem muito trabalho pela frente, é um projecto recente e como tal à que esperar respostas da arvore.
É um técnica que não é comum ver-se aplicar, pelo que estou em querer que se ainda não nasceram raizes, se deva ao facto de ter sido quase cortada pelo meio...deverá ter sido bastante traumático para a árvore..."talvez" tivesse sido preferivel proceder a vários cortes ao longo do mesmo como se faz nos alporques (com pontes), e que no fundo não estará longe disso, já que esta técnica mais não é, que uma "mergulhia Francesa", só que com o tronco o totalmente oculto.
Ele com o tempo irá recuperar e logo, logo sairão as raizes...agora é recuperar e ir modelando a copa
Existe um pequeno pormenor que não sei se foi premeditado, e isso sim,dispersa-me a atenção,...é o centro provocado pelo movimento/curvas dos troncos mais próximos, como que a denunciar ter sido atravessado por um qualquer objecto cilindrico... talvez seja a minha percepção ocasionada pela foto...e elas por vezes são enganadoras pela própria natureza em "2D"...
Uma coisa que me parece importante, neste caso, é ir adubando com um adubo mais generoso em "P" Fósforo, para estimular o sistema radicular.
Se não cortar as raizes antigas, ele morrer não morre, vai demorar, mas elas dependendo do que cortou, serão suficientes para nutrir a massa verde existente, e a massa verde tem os canais activos para ir alimentando as mesmas, por isso é uma questão de tempo...
Gostei...ficamos a aguardar por mais evoluções e, é um optimo exemplo a seguir/acompanhar, até porque penso que será o único exemplo/estilo aqui referido neste forúm .
Boa Sorte
Abraço,
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 9:18 am Assunto: |
|
|
Duplat,
Como bem disse o amigo Castro, também acho que a "solução" não seria a retirada do galho nem um suiban maior...
Acho até que todo conjunto poderia ser plantado mais para esquerda ou apenas estas duas árvores da direita (com aramagem). _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 12:57 am Assunto: |
|
|
Caro Castro, Grande Castro.
Enfim nos esbarramos novamente. Em primeiro lugar desculpe a demora em responder. Achei que estava de férias mas ainda não.
Obrigado pela dica do adubo, vai ajudar muito.
A dinâmica dos tronquinhos ainda não está, digamos, decidida. De fato este túnel, muito bem observado, não me parece usual, de modo que, ou o trabalho se volta decidamente para ele, afirmando-o, ou terei de alterar este túnel. Normalmente as barcas, assim com os bosques, têm troncos retos, o que me parece deveras chato..... vamos ver, ainda está muito nos primeiros anos, com cara de que nem saiu das fraldas. Rzrzrz. Como defesa só tenho o argumento que uso o fórum como uma espécie de registro. Afinal o legal é o desenvolvimento, o processo, em que podemos não só acompanhar mas desenvolver juntos um trabalho, e isso sobretudo em seu aspecto estético.
Desisti de cortar as raízes, mas como esta é a “técnica” fiquei na espectativa. Para não ficar duzentos anos esperando para pensar a dinâmica plástica do trabalho fiz um suiban com pontos de aramagem precisos. Nos locais onde pude puxar a parte das raízes o mais para baixo possível diminuindo sua altura no antigo nebari, para ele não roubar o foco do trabalho.
É pena que as eugenias são tão complicadinha no que diz respeito ao desenvolvimento de raízes e ramos... a planta demora a responder. Perdi também um ramo importante, o penúltimo na foto do vaso de barro com as pedras. O ultimo é independente e virei ao contrário.
Caro Alexandre,
Devo confessar que a árvore da direita é independente, meu curinga. Ela é aquela que fiz um projeto a algum tempo.
Desisti de ficar olhando para ela fininha, galhinho, em um vaso desproporcional. Sejamos sinceros, levaria uns cinco anos para chegar perto do projeto. Preferi colocar junto com a barca que com a perda do último ramo da direita tinha ficado com um número par de troncos. Os outros troncos não tem como mudar de lugar pois pertencem a barca. Só da para mexer na dinâmica interna.
Enquanto uma idéia mais fechada não amadurece vou cultivar ele tal como está então. Valeu o toque. Não me esqueço de uma ocasião que quase tirei um ramo de meu ulmo, mas que o Darkaso não gostou da idéia. Hoje é um dos pontos mais interessantes da planta..... _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|