FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Flanboyant; Árvore das mil estrelas; e Pau-ferro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
tnbsantos

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 10:52 am    Assunto: Flanboyant; Árvore das mil estrelas; e Pau-ferro Responder com citação

Saudações a todos!

1)Flanboyant - Plantei uma mudinha de flanboyant faz 2 anos, no começo tirava foto todos mês, mas logo parei...

Aparei as raízes dela apenas uma vez, no final do inverno passado. Na mesma época troquei a terra usando uma mistura de terra, esterco, farelo de tijolo e areia. Nunca usei fertilizantes, deveria utilizar?

Tentei fazer tração para gerar novos galhos (dps postarei a foto), fato que gerou apenas uma nova ramificação. Tive muita dificuldade em manter o galho posicionado para baixo, pois à medida que tracionava, toda a planta envergava junto, então acabei desistindo... o galho é muito duro.

Matriarca

Logo depois do envasamento (22/04/09)

1 mês depois (22/05/09)

05/08/09

Tração (25/09/09)

Tracionado (25/09/09)

08/11/2010

01/06/2011

01/06/2011

2) Pau-ferro (dica do amigo Salo)- Ela eu cultivei através da semente que achei quando eu estava andando por uma rua daqui da minha cidade. Aparei suas raízes junto com a flan. Ela possuía apenas 1 galho, e já estava com quase 1 metro de altura, então resolvi fazer uma poda drástica na altura de seu galho há poucos meses. Estou deixando seus novos galhos crescerem livremente.

Matriarca

Assim que brotou em Agosto de 09

01/06/2011

01/06/2011

3) Esta árvore das mil estrelas foi me dada de presente pela minha mãe há 1 ano e meio. Veio escrito que ela possuía 5 anos, portanto agora já tem uns 6 e meio. Ela chegou toda florida (pequenas flores brancas) mas depois logo murcharam e nunca mais brotaram. Também nunca fertilizei. Vou esperar o final deste inverno para trocar sua terra e podar suas raízes, coisa que nunca fiz. Se alguém souber me dizer como faço para ela florecer de novo seria muito bom! Noto que ela é muito sensível, suas folhas vivem secando, não sei se a rego adequadamente. Ela chegou muito mais bonita do que é hoje. Só permanece verde a parte que fica virada para o sol, a parte de trás fica "careca". Por isso acho que suas folhas vivem secando, pois quando viro o vaso, a parte que estava pegando sol começa a secar. Desse modo, passarei a virá-la toda vez que regar para pegar sol dos dois lados. Estou correto?

Flôr (04/09/09)

01/06/2011

01/06/2011

Sugestões serão muito bem vindas!

Abraços,

Thales.

Editado pela última vez por tnbsantos em Qui Jun 02, 2011 2:02 am; num total de 6 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 2:45 pm    Assunto: Responder com citação

Tirando as fotos!!!

Editado pela última vez por Salo em Qui Jun 02, 2011 2:29 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 2:50 pm    Assunto: Responder com citação

Caro tnbsantos,

Seu flamboyant é bem jovem, eu no seu lugar plantaria ele em uma bacia bem grande, furada no fundo e nas laterais, com substrato drenante e com matéria orgânica. Então daria um movimento levemente sinuoso ao tronco, com ajuda de arame, deixando crescer livremente por um bom tempo.

Quanto a segunda planta acredito ser pau-ferro, e também procederia da mesma forma qua o flamboyant.

Att,
Salo
tnbsantos

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

Isso aí, Salo! Joguei pau-ferro no google e é essa árvore mesma! Very Happy

O único problema da bacia é falta de espaço físico mesmo, pois moro em apartamento... mas verei o que posso fazer.

Quanto ao movimento no tronco, quando se enrola um arame em volta dele podemos exercer força sem medo de quebrar? (claro que sem exageros) Pois o tronco é bem rígido, então tenho medo que com uma simples torção ele quebre.

Muito obrigado!

Thales

Ps: valeu pela forcinha com as fotos, tentei de todo jeito mas não consegui colocá-las dessa forma.
tnbsantos

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

...

Editado pela última vez por tnbsantos em Qui Jun 02, 2011 1:55 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jun 01, 2011 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Eu também já morei em "apertamento" e sei bem como é isso.

Para que não ocorra nada de errado com o seu flamboyant quando movimentar o tronco, envolva-o com ráfia ou borracha e após passe o arame e dê o movimento.
Olha como eu fiz com o meu flambyant!!!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13548&highlight=salo

Em relação às fotos faça o seguinte:

1-Clique no link que você postou aqui no fórum. Abrirá a sua foto, só que em pequena escala.

2-Clique na foto para que ela se amplie.

3-Clique com o botão direito do mouse sobre a foto.

4-Clique em propriedades.

5-Procure a url que termine com .jpg ou .jpeg.

6-Copie essa url e então a cole entre as tags [img][/img].

Tenta aí e ve se dá certo.

Att,
Salo
tnbsantos

MensagemEnviada: Qui Jun 02, 2011 1:53 am    Assunto: Responder com citação

Seu flanboyant está maneraço! Em agosto vou tentar fazer o mesmo.

Sozinho a gente não vai a lugar nenhum, né... rs... aprendi a colocar as fotos. Smile

Depois pode até tirar a sua ajudinha de baixo hehe...

Abraços,

Thales
tnbsantos

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2011 11:02 am    Assunto: Responder com citação

Vi que era bom desfolhar a flanboyant no outono, e como a minha já estava com poucas folhas resolvi fazer e tracionar seus dois galhos para baixo. No final do inverno irei transplantá-la para uma bacia grande e deixar crescer livremente para encorpar.

Onde eu peguei essa muda existem diversas outras... As semente caem no gramado e germinam aos montes... dps vem o cortador de grama e corta tudo... me dá um dó... rs. Vou colher algumas, plantar em escorredores e deixar na fazenda mesmo. Daqui um tempo terei muito material para treinar. Wink

Abraços!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: