FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Plantas tóxicas e Torta de Mamona
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 6:25 am    Assunto: Plantas tóxicas e Torta de Mamona Responder com citação

Hoje vi no Fórum da Bonsai Brasil um tópico interessante para quem tem cães, gatos e até mesmo crianças em casa, sobre plantas tóxicas e sobre o perigo da Torta de Mamona, vale apena conferir o artigo que tem no site do Kennel Club: http://www.kennelclub.com.br/vet/vet15_plantascaseiras.htm
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 11:57 am    Assunto: Plantas tóxicas Responder com citação

Olá Marco !!!!!!!!
Nunca utilizei torta de mamona, primeiro porque quando comecei a praticar bonsai tinha cachorro e gato, meu amigo Tramujas falou do problema da utilização para os animais. Agora só tenho gato, mas mesmo que não tivesse, eu não usaria.
Abraços
Angela
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 12:39 pm    Assunto: torta Responder com citação

Certa vez comprei um pacote de torta de mamona e lá na embalagem dizia que não poderia misturar com farinha de osso. Não entendi, pois sempre via pela internet que essa mistura era ótima para as plantas.
Então, resolvi entrar em contato com o fabricante que me respondeu que essa mistura era tóxica para animais e por isso não era recomendada, mas que para as plantas é muito boa.
Por isso, resolvi continuar o uso. Só mantenho o cuidado para não deixar próximo do meu cachorro e evito que crianças pequenas se aproximem.
Além disso, existem outras opções pra quem não quer arriscar. Basta optar.
Espero ter contribuído.
Abraços,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco Nascimento

Eu coloquei lá esse "link", devido á curiosidade com que fiquei ao ler o problema que ocorreu com o Cachorro que o "Elio" tem,
Já o companheiro "Pino", a julgar pelo que diz, deve estar a criar um "ALIEN" ou mesmo um "STITCH" Very Happy Very Happy.

Não é só com a torta de Mamona que nos devemos preocupar, tambem existem produtos de prevenção ( Fitossanitários) bastante tóxicos e que podem eventualmente causar problemas nos animais após a sua utilização.
Sendo estes potenciais focos de acidentes, caso haja crianças pequenas em casa, um simples descuido na vigilância quer das espécies tratadas recentemente, ou numa embalagem mal guardada, pode ser bem grave.

Além de que convem não esqueçer que existem algumas espécies, que podem trazer problemas a que as possuir ex:

Adenium Obesum - de africa Oriental, que produz um latex muito venenoso, para cães Confused Sad e...
Eurohorbia Balsamifera - das Ilhas Canárias, Africa Ocidental, segundo referem como todas as Euroforbiáceas contém um latex que irrita fortemente a pele e as mucosas.
Sobre estas consta num livro que possuo, estas notas de aviso.
Mas existem muitas mais....é caso de procurar na "net" ou com companheiros de Forum, sempre que tenhamos dúvidas acerca de determinada espécie.

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gabriel Vanzella

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a Todos!

Em relação a mamona, há duas substâncias preocupantes: há uma hemaglutinina (RCA) cuja absorção pela parede do trato digestivo é baixa, portanto podemos ficar um pouco mais tranquilos a sua presença.
Mas há a ricina (lembramos que o nome científico da mamona é Ricinus communis L.) uma substância tóxica que impede a síntese de proteína pelas células (se não me engano a ricina interage com a unidade 60S dos ribossomos), que é mais facilmente absorvida pela parede do trato digestivo.
Maiores informações sobre a ricina, eu recomendaria o site do Department of Health and Human Services - Centers for Disease Control and Prevention:
http://www.bt.cdc.gov/agent/ricin/index.asp

Abraço a Todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
PINO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Mr. Green
ola casro gostei do alien hahaha
o cachorro é uma praga tem que ficar a noite preso pra não estragar o jardim,,,
entrei na garagem e peguei o maldito com a boca cheia do preparado e o resto pelo chão
acho que viralatas são mais resistentes...
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pino Smile

É uma grande verdade, para além de mais resistentes, na sua maioria são bastante mais inteligentes.

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei se os outros cachorros são como os meus (tenho 2 Pit Bulls), os infelizes comem tudo, quando me mudei para a minha atual casa, plantei Coroa de Cristo em volta do canteiro, pra proteger as plantas, meu cachorro mais velho comeu as coroas como se fossem chiclete, ele arrancava e engolia com espinhos e tudo... (risos)
A solução que eu encontrei foi colocar fio galvanizado, ligado ao fio fase da rede elétrica, em volta do canteiro e das plantas maiores, que estão plantadas no chão.
Se eu colocar um adubo desses, com certeza eles amanhecem "durinhos" no dia seguinte...
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2005 12:11 am    Assunto: Torta de mamona Responder com citação

Oi MArco !!!!!!!!!!
Será que vamos discutir cachorros ????????????? Laughing Laughing Laughing Laughing
Estava pretendendo ir até sua casa, mas Pit Bulls ??????( Twisted Evil Evil or Very Mad )Acho que vou ficar lhe devendo a visita ( Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes ) Quero ver as plantas somente !!!!!!!! Embarassed Embarassed Embarassed
beijos
Angela
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2005 6:51 pm    Assunto: Re: Torta de mamona Responder com citação

Angela Fernandes escreveu:
Oi MArco !!!!!!!!!!
Será que vamos discutir cachorros ????????????? Laughing Laughing Laughing Laughing
Estava pretendendo ir até sua casa, mas Pit Bulls ??????( Twisted Evil Evil or Very Mad )Acho que vou ficar lhe devendo a visita ( Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes ) Quero ver as plantas somente !!!!!!!! Embarassed Embarassed Embarassed
beijos
Angela

Que papo mais furado... Aqui em casa tem canil... (risos)
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 19, 2005 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje estive na Cadeg daqui do Rio pra comprar musgo seco e reparei em uma embalagem de Torta de Mamona uma advertência pra não misturá-la com farinha de osso, pois ele é toxica e certamente atrairia animais domésticos...
Legal, é uma informação que até hoje não tinha visto em nenhum lugar...
Um abraço. Marco.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: