Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 10:40 am Assunto: Romã: de volta ao caso |
|
|
Oi pessoal, apesar de seguir as dicas minha romã nao melhorou. Estou enviando fotos para ver se alguém me ajuda a descobrir o problema. Este é um aspecto geral da planta:
Veja o detalhe das folhas:
Observei em baixo das folhas e nao há sinal de pragas.
abraçao a todos. |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 12:17 pm Assunto: romã |
|
|
Não estou conseguindo ver as fotos. |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 5:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Leilton Lima
Tambem não se consegue ver nada
Existe no fundo da pagina incial "indice do Forum " , um tópico chamado "Fotografia" que tem dentro, como as colocar e uma zona de testes.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=580
Pode ser um problema provocado pelo "site hospedeiro", não permitir ou mudar os endereços propositadamente, com acontece em muitos outros.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Nuno 1.o PASSO

Registrado: 19/04/05 Mensagens: 105 Localização: Setúbal - Portugal
|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 8:33 pm Assunto: |
|
|
Oi Leilton Lima,
Eu consigo ver as fotos.
Você pode dizer-nos que substrato você está usando e que adubação você tem dado para a romã? E quando apareceu essas manchas castanhas? Foi depois de alguma adubação? Ou são queimaduras do sol?
Abraços _________________ Nuno Jesus |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 9:10 am Assunto: |
|
|
Ufa! Até que enfim alguém conseguiu ver Por enquanto, suspendi a adubação. Antes, eu usei humus de minhoca na superfície e, quinzenalmente, fertilizante para bonsai. Nao sei a origem das manchas. Mas nao acredito que sejam queimaduras do sol.
Valeu!
Nuno escreveu: | Oi Leilton Lima,
Eu consigo ver as fotos.
Você pode dizer-nos que substrato você está usando e que adubação você tem dado para a romã? E quando apareceu essas manchas castanhas? Foi depois de alguma adubação? Ou são queimaduras do sol?
Abraços |
|
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 11:56 am Assunto: Nova tentativa (romã) |
|
|
Aí vai mais uma tentativa. Mudei o site de hospedagem das fotos...
Aspecto geral da planta
Detalhe das folhas
Abração a tod@s... |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 7:24 pm Assunto: |
|
|
Leilton,
É quase certeza que é ferrugem, causada por um tipo de fungo, caracterizando pelo aparecimento de manchas na parte inf. das folhas, variando da coloração parda, amarelo-alaranjado, avermelhado e até marrom> Ocorre principalemtne em condições de temperatura amena e alta umidade. É comum o aparecimento de saliências na folha.
O combate é feito pela aplicação de calda sulfocálcica de 20 em 20 dias e colocar a planta em local arejado.
Calda Bordalesa
A calda bordalesa é utilizada para tratar plantas atacadas por fungos. Veja aqui, a receita básica para prepará-la:
Ingredientes:
1 saco de pano;
200g de sulfato de cobre;
200g de cal virgem e 20 litros de água.
Modo de fazer:
Com o saco de pano prepare um sachê com o sulfato de cobre. Mergulhe o sachê em 18 de litros de água por 3 ou 4 horas até que o sulfato dissolva. À parte, misture a cal em 2 litros de água e despeje na solução preparada com o sulfato dissolvido. Mexa bem.
Antes de usar a calda bordalesa, faça um teste de acidez: mergulhe uma lâmina de ferro no preparado. Se ela escurecer, não aplique ainda a calda na planta. Acrescente um pouco mais de cal e faça o teste novamente. Caso a lâmina continue saindo manchada, adicione mais cal até que a lâmina não saia sem escurecer.
A calda bordalesa deve ser usada no máximo até o terceiro dia após o preparo. Em plantas pequenas ou em fase de brotação, não recomenda-se aplicar em concentração forte.
Para pequenas quantidades siga as proporções.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 2:39 pm Assunto: |
|
|
Vou experimentar mais essa, muito obrigado
jackson escreveu: | Leilton,
É quase certeza que é ferrugem, causada por um tipo de fungo, caracterizando pelo aparecimento de manchas na parte inf. das folhas, variando da coloração parda, amarelo-alaranjado, avermelhado e até marrom> Ocorre principalemtne em condições de temperatura amena e alta umidade. É comum o aparecimento de saliências na folha.
O combate é feito pela aplicação de calda sulfocálcica de 20 em 20 dias e colocar a planta em local arejado.
Calda Bordalesa
A calda bordalesa é utilizada para tratar plantas atacadas por fungos. Veja aqui, a receita básica para prepará-la:
Ingredientes:
1 saco de pano;
200g de sulfato de cobre;
200g de cal virgem e 20 litros de água.
Modo de fazer:
Com o saco de pano prepare um sachê com o sulfato de cobre. Mergulhe o sachê em 18 de litros de água por 3 ou 4 horas até que o sulfato dissolva. À parte, misture a cal em 2 litros de água e despeje na solução preparada com o sulfato dissolvido. Mexa bem.
Antes de usar a calda bordalesa, faça um teste de acidez: mergulhe uma lâmina de ferro no preparado. Se ela escurecer, não aplique ainda a calda na planta. Acrescente um pouco mais de cal e faça o teste novamente. Caso a lâmina continue saindo manchada, adicione mais cal até que a lâmina não saia sem escurecer.
A calda bordalesa deve ser usada no máximo até o terceiro dia após o preparo. Em plantas pequenas ou em fase de brotação, não recomenda-se aplicar em concentração forte.
Para pequenas quantidades siga as proporções.
[]s |
|
|
|
 |
|