FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

fotos novas do cambuim
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/11/04
Mensagens: 170
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 10:54 am    Assunto: fotos novas do cambuim Responder com citação

Olá pessoal. Tirei outras fotos do cambuim para ajudar nas sugestões de estilo. Sergivaldo, tentei curvar um pouco o tronco, mas senti ele muito rígido. Tive medo de quebrá-lo. Este é um detalhe da copa.

Veja o detalhe do "morrinho" no escorredor. Nao mexi no torrão ao mudar do vaso. Seria o caso de diminuir mais a pivotante?

abração a todos.


Editado pela última vez por Leilton Lima em Seg Maio 23, 2005 9:36 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 11:54 am    Assunto: Re: fotos novas do cambuim Responder com citação

Leilton Lima escreveu:
Olá pessoal. Tirei outras fotos do cambuim para ajudar nas sugestões de estilo. Sergivaldo, tentei curvar um pouco o tronco, mas senti ele muito rígido. Tive medo de quebrá-lo. Este é um detalhe da copa.


A base da copa de frente:


E a parte de trás (ou de frente, quem sabe):


Veja o detalhe do "morrinho" no escorredor. Nao mexi no torrão ao mudar do vaso. Seria o caso de diminuir mais a pivotante?


abração a todos.


Leilton,

Não consegui visualizar as imagens. Acredito que seja problema do meu PC (estou no trabalho e a configuração da máquina bloqueia alguns endereços). Se puder, envia para mim através de e-mail.

Quanto à rigidez do tronco, foi por isto que falei que, "dependendo" da espessura do tronco, é possível fazer algumas curvaturas. Se estiver muito grosso será mais difícil.

Um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 12:02 pm    Assunto: Cambuim Responder com citação

Olá Leilton !!!!!!
Eu também não consegui ver as fotos. Nem em casa e nem no meu trabalho. por quê será ????????
Estou doida para ver a planta e o que você pretende fazer.
Abraços
Angela
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 13/03/05
Mensagens: 534
Localização: Niterói - RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 12:25 pm    Assunto: cambuim Responder com citação

Também não consegui ver...
Abraço!

Fábio
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/11/04
Mensagens: 170
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 5:25 pm    Assunto: endereço das fotos Responder com citação

Nao sei o que houve, no preview, eu consegui ver as imagens. Agora nem eu as vejo. De qualquer forma aí vao os endereços.

http://elequatro.fotosimg.uol.com.br/bonsai/images/cambuimcopa.jpg
http://elequatro.fotosimg.uol.com.br/bonsai/images/cambbase.jpg
http://elequatro.fotosimg.uol.com.br/bonsai/images/cambcopa01.jpg
http://elequatro.fotosimg.uol.com.br/bonsai/images/cambui06.jpg

Muito obrigado a todos pelo interesse

abração
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/08/04
Mensagens: 1277
Localização: Lisboa - Portugal

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leilton Lima

O melhor é mudar de endereço, nem mesmo assim se consegue ver Shocked

Pelo menos eu não consigo.


Cptos.

Castro
_________________
Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 17, 2005 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

Leilton, Hospeda por aqui:

www.megagaleria.com

Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/11/04
Mensagens: 170
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 11:51 am    Assunto: Nova tentativa (cambuim) Responder com citação

Aí vai mais uma tentativa, a partir da sugestao do Felipe:

Detalhe da base da copa:


O outro lado (imagino que essa pode ser a frente)


A copa


O problema do "morrinho" no escorredor. Será que já devo diminuir a pivotante?


Detalhe da "poda virtual"


O que deu pra imaginar até agorä:


A planta ficaria assim...


Ufa! Espero que vocês estejam conseguindo ver.

Abraçao a todos








Felipe Frango Zappala escreveu:
Leilton, Hospeda por aqui:

www.megagaleria.com

Abração
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 12:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leilton, como vai?
Agora sim estamos vendo...
Também tenho um Camboin, no Megagaleria, só que acredito ser bem mais novo que o seu. No começo do ano fiz uma pequena poda nele, mas não tive coragem de retirar tanto quanto você pretende...





Abração
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/11/04
Mensagens: 170
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Qua Maio 18, 2005 4:39 pm    Assunto: poda Responder com citação

Caro Felipe,

o seu cambuim tá ótimo. O meu problema é que todos os galhos partem praticamente do mesmo ponto. Coloquei a questão no grupo porque também estou com pena de cortar tantos galhos...



Felipe Frango Zappala escreveu:
Olá Leilton, como vai?
Agora sim estamos vendo...
Também tenho um Camboin, no Megagaleria, só que acredito ser bem mais novo que o seu. No começo do ano fiz uma pequena poda nele, mas não tive coragem de retirar tanto quanto você pretende...

Abração
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2005 5:50 am    Assunto: Responder com citação

Leilton,

Caso o seu cambuim esteja já bem enraizado passe o arame 3 ou 4mm no tronco dele para criar uma sinuosidade, ok ?
Faça um "S" por exemplo !
O lenho pode ser duro, mas acredito que você consiga tirar um pouco essa parte reta do tronco fazendo uma aramação.
Também não pense em trabalhar a partir dessa estrutura atual da copa, apenas faça a compactação desta, deixando um pouco de verde para que surja uma brotação mais para baixo............Ainda há tempo.
Futuramente poste mais fotos aqui.

Um abraço,
Voltar ao topo
Leilton Lima
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 24/11/04
Mensagens: 170
Localização: Natal-RN

MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2005 9:14 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Ratto

Vou seguir suas dicas. A aramação do tronco é que me afeta os nervos Smile O tronco é duro, mas vou enfrentar o medo e tentar. No caso da poda, fiquei em dúvida a cerca da "compactaçao". Por isso, fiz esses exemplos abaixo. A foto 1 é a original. A 2 é de uma poda média. A 3 seria uma poda mais radical nos ramos. Na foto número 4, eu deixei o ramo principal do ápice intacto. Me disseram que ele serviria como "galho de sacrifício", o que ajudaria a engrossar o tronco. Depois disso, seria podado também.



E aí? Alguma destas alternativas bate com a que você sugeriu?


Cláudio C. Ratto escreveu:
Leilton,

Caso o seu cambuim esteja já bem enraizado passe o arame 3 ou 4mm no tronco dele para criar uma sinuosidade, ok ?
Faça um "S" por exemplo !
O lenho pode ser duro, mas acredito que você consiga tirar um pouco essa parte reta do tronco fazendo uma aramação.
Também não pense em trabalhar a partir dessa estrutura atual da copa, apenas faça a compactação desta, deixando um pouco de verde para que surja uma brotação mais para baixo............Ainda há tempo.
Futuramente poste mais fotos aqui.

Um abraço,
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2005 11:29 am    Assunto: Responder com citação

Leilton,

Esse procedimento seria para uma poda drástica no futuro e começar tudo do zero.
Para min, o tronco está muito reto. Então não é hora de deixar um galho “sacrifício” e sim criar a sinuosidade em conjunto com a poda da copa.......Futuramente você terá vários galhos a escolher para fazer tal coisa, ok ?
Além do mais você não estará comprometendo o desenvolvimento da base, digo com relação a engrossar. Por acaso você quando transplantou para o escorredor, deixou apenas as raízes laterais ?
Bem, espero que sim !
Isso iria ajudar ainda mais no engrossamento da base e também uma melhor distribuição das raízes. Quando chegar a primavera, coloque-a numa bacia com terra preta adubada junto com o escorredor, para que ela desenvolva ainda mais......ai então meu amigo, você terá uma planta com uma forma bem melhor. Faça a poda número 2, ok ?


Um abraço,
Voltar ao topo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2005 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Leilton,

Eu estou de acordo com o Ratto: tenta fazer alguma sinuosidade no tronco.

Uma coisa que deve ser levada em consideração é a recuperação da planta, que me parece foi transplantada recentemente para o escorredor.

Como o camboim é meio complicado de se lidar, haja vista que demora a desenvolver raízes de alimentação, seria prudente esperar a planta reiniciar a brotação e aí proceder a aramação.

Apesar dessa planta possuir um tronco muito duro, pelas imagens dá para perceber que o caule não é grosso e isto facilita as coisas. Como garantia, utilize uma ráfia para envolver todo a extensão do tronco e depois passe o(s) arame(s). Com certeza dará para fazer algumas sinuosidades.

Só há uma maneira de saber se dará certo: tentando.

É isso aí, um abração,

Sergivaldo
_________________
"O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 01/12/04
Mensagens: 608
Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ

MensagemEnviada: Sex Maio 20, 2005 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

Leilton,

Também concordo com meus amigos. Realmente o tronco está longo e fino. Merece um movimento e uma engorda...

Agora, como o Sergivaldo comentou uma característica dessa planta, que é o tronco rígido; você terá a possibilidade de baixar os galhos, caso não consiga trabalhar esse movimento! Isso se os galhos não forem/estiverem rígidos também...

Boa sorte!

Até mais,
_________________
O r l a n d o (Lando)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil