FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Primavera
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 15, 2007 8:43 pm    Assunto: Primavera Responder com citação

Esta é minha muda de primavera, gostaria de saber a opinião de vocês sobre ela.

Abraços,
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 15, 2007 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

Franciane,

esta primavera está com muitos problemas ainda para que esteja em um vaso definitivo. Primeiro a falta do nebari aparente e radial para o estilo hokidashi. O tronco está muito fino para a altura e tamanho da copa. A copa com toda esta abertura e irregular na parte alta.

Veja bem, todas as críticas que coloquei foram no intuito de que você tenha a real noção do que é um bonsai e aquilo que deve ser observado para que se considere um bonsai "finalizado" e em um vaso "definitivo". Entenda as aspas como que dizendo que em bonsai nada é definitivo e finalizado.

Estas são palavras que eu gostaria de ter ouvido quando estava praticando bonsai a cerca de dois anos depois, pois assim não teria perdido quase 7 anos dos 11 que pratico bonsai. Reomendo que veja muitas fotos de bonsai na internet e dê uma boa lida nas matérias do fórum e da página do atelier.

Dê também uma estudada nas proporões que me referi acima.

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/criterios_basicos.htm

O site é do Sergivaldo, um calega do fórum. É bem fácil de entender. Pense nas críticas como incentivo e tenha certeza que estaremos aqui para ajudar a melhorar suas plantas nessa arte contagiante.

T+
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2007 1:08 pm    Assunto: Responder com citação

uma pequena poda e descobrir aos poucos as raizes já resolve dois problemas listados acima pelo amigo darkaso. Quanto ao tronco, ele está um pouco fino sim, dando a impressão de uma planta jovem. Para engrossar este tronco você vai ter que deixar crescer bastante, planta num escorredor de plástico e depois planta tudo numa numa bacia bem grande ou então direto no solo e deixa crescer bastante mesmo, sem podas que o tronco engrossa rapidinho. Depois vc desenterra, tira o escorredor, poda as raizes e a copa e planda de novo no vaso de bonsai.

Se não tiver afim de ter este trabalho todo, somente uma poda na copa e ir descobrindo as raizes um pouquinho por ano já melhora bastante.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2007 2:24 pm    Assunto: Responder com citação

Eu aproveitaria para fazer uma poda na copa dando uma triangulação nela, não podemos visualizar os galhos para se ter uma noção de como proceder... mas tenta isso e as outras opniões que vc já tera uma grande melhora.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2007 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Atila, fazer uma poda e descobrir o nebari ainda que aos poucos como você sugere, apenas complica mais ainda a situação da planta, pois quando você faz uma poda imediatamente as raizes param de crescer. Outra observação é que o nebari se desenvolve melhor quando coberto pelo substrato.

Quanto ao tronco... escorredor é uma boa opção mais o chão é bem melhor, e o engrossamento rapidinho é coisa de uns 3 a 5 anos.

Se não tiver afim de esperar esse tempo todo, tudo bem, mais terá apenas uma muda e não um bonsai.

Parabens Darkaso, ótimas observações.
Franciane um bom caminho lhe foi dado pelo nosso moderador.

abraços
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2007 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Atila,

infelizmente apenas essas coisas não podem resolver os problemas da planta. A proporção não dá para alcançar assim. Primeiro porque a copa deve crescer á vontade para que o tronco engrosse. Se podar atrasa. Principalmente por conta do tamanho do tronco. O nebari é bom deixar em substrato abundante para que tenha um desenvolvimento uniforme. Assim como você mesmo sugeriu, é bom colocar no escorredor e ter paciência.

Junior,

é preferível deixar ela crescer à vontade para que depois, podendo ser feita uma poda drástica, muito bem aceita pela primavera, possa conduzir os galhos melhor e mais fácil depois do tronco grosso para uma boa proporção.

Sergio,

acredito que é melhor refazer um trabalho do que ficar com um mais ou menos na estante, te olhando sempre com aquele olho torto, como que dizendo "olha como você me deixou". obrigado pelo apoio e com certeza vou continuar tentando ajudar a quem pedir.

T+
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2007 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal confesso que fiquei um pouco confusa com as sugestões de vocês.
Sou iniciante na arte e comprei esta muda deste jeito que vocês estam vendo aí. Não fiz nenhuma mudança nela desde o dia em que comprei.

Darkaso, Sérgio, Junior e Átila

Este vaso não é definitivo, quando comprei a primavera ela ja estava nele.
Ah, só pra lembrar eu moro em apartamento e a minha primavera fica numa estante na janela do meu quarto, só pega sol até 10:30h.
E pra colocá-la num escorredor fica um pouco difícil, por falta de espaço na estante, pois tenho além dela mais 3 mudas, e além disso faria a maior sujeira no meu quarto. Very Happy

Sei que terei muito trabalho a fazer pra ela se tornar um bonsai, serei paciente.

Grata pelas dicas !!

Editado pela última vez por Franciane em Dom Jul 22, 2007 11:24 am; num total de 1 vez
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 9:48 am    Assunto: Responder com citação

Para alargar o tronco pessoal, nessa primavera, qual é a melhor técnica a ser utilizada ???????

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Djalma,

o melhor é deixar crescer todos os galhos à vontade, sem fazer podas. Você pode aramar, tracionar ou qualquer tipo de modelagem sem problemas, mas sem podas e com boa adubação. Demora bem ainda, mas se der espaço ela responde muito bem.

T+
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Hum, legal.........mas assim, ela tb não ganha altura e acaba ficando comprida ?????
ou só vai crescer os galhos para os lados e com isso, com o tempo, engrossar e ter um belo nebari ???

Obrigado e abraços.....
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Djalma,

ela vai crescer para todos os lados, inclusive para cima. Mas o resultado é muito melhor do que ficar sem a estética ideal. Por isso é importante sempre tentar melhorar sua planta para que ela seja algo de melhor possível. Vale a pena esperar um tempo. Tendo em mente sempre que o tempo vai passar queiramos ou não, pelo menos façamos a planta atingir seu máximo em potencial estético. Dessa forma ao fim de dez anos o orgulho de ter uma planta ou mais de uma com grande qualidade será certo.

T+
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 11:08 am    Assunto: Responder com citação

ta certo , entendi..........bom, é isso aí..........

Obrigado e abraços...
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 7:30 pm    Assunto: Responder com citação

Lembrei de uma coisa Darkaso, e se fizer akela técnica , de colocar um arame "enforcando" a base do nebari, bem ecostado na raiz, na matéria sobre essa técina dizem que isso ajuda a acelerar o processo de engrossamento do nebari, e a raiz enforcada seria eliminada com o tempo pq sairia uma outra raiz por cima da amarração do arame.........assim não iria mais rápido??
Fazendo isso e deixando otempo rolar, como vc disse ?????

Obrigado e abraços..........
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 7:58 pm    Assunto: Responder com citação

Djalma,

isto se chama fazer um torniquete
A primavera não é uma boa espécie para aplicar esta técnica. Apesar do crescimento rápido dos galhos as raízes demoram muito para desenvolver e engrossar. Se fizer isto a demora em conseguir um nebari para ela é muito maior. Mas para outras espécies dá certo, fazendo assim um nebari melhor. Mas existem espécies que não aceitam o torniquete e não enraizam, deixando uma barriga ao invés de um nebari melhor.

T+
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Ah ta Darkaso, legal então, bom saber isso, pq peguei uma muda de primavera com um nebari um pokinhu mais grosso que esse, e ia fazer o torniquete.........mas é bom saber então........vou deixar ela livre, pra crescer mais um pouco e quem sabe ser um belo bonsai daki uns anos............

Aliás, quais são as espécies que se adaptam melhor à técnica de torniquete.........

Mais uma vez obrigado, vc me ajuda mto, já sou seu fã cara...........rsssssssssss Laughing
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: