 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Dom Jul 15, 2007 8:43 pm Assunto: Primavera |
|
|
Esta é minha muda de primavera, gostaria de saber a opinião de vocês sobre ela.
Abraços, _________________ Franciane |
|
Voltar ao topo |
|
 |
darkaso PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 15, 2007 10:31 pm Assunto: |
|
|
Franciane,
esta primavera está com muitos problemas ainda para que esteja em um vaso definitivo. Primeiro a falta do nebari aparente e radial para o estilo hokidashi. O tronco está muito fino para a altura e tamanho da copa. A copa com toda esta abertura e irregular na parte alta.
Veja bem, todas as críticas que coloquei foram no intuito de que você tenha a real noção do que é um bonsai e aquilo que deve ser observado para que se considere um bonsai "finalizado" e em um vaso "definitivo". Entenda as aspas como que dizendo que em bonsai nada é definitivo e finalizado.
Estas são palavras que eu gostaria de ter ouvido quando estava praticando bonsai a cerca de dois anos depois, pois assim não teria perdido quase 7 anos dos 11 que pratico bonsai. Reomendo que veja muitas fotos de bonsai na internet e dê uma boa lida nas matérias do fórum e da página do atelier.
Dê também uma estudada nas proporões que me referi acima.
http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/criterios_basicos.htm
O site é do Sergivaldo, um calega do fórum. É bem fácil de entender. Pense nas críticas como incentivo e tenha certeza que estaremos aqui para ajudar a melhorar suas plantas nessa arte contagiante.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
Voltar ao topo |
|
 |
attilaokada 1.o PASSO


Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 1:08 pm Assunto: |
|
|
uma pequena poda e descobrir aos poucos as raizes já resolve dois problemas listados acima pelo amigo darkaso. Quanto ao tronco, ele está um pouco fino sim, dando a impressão de uma planta jovem. Para engrossar este tronco você vai ter que deixar crescer bastante, planta num escorredor de plástico e depois planta tudo numa numa bacia bem grande ou então direto no solo e deixa crescer bastante mesmo, sem podas que o tronco engrossa rapidinho. Depois vc desenterra, tira o escorredor, poda as raizes e a copa e planda de novo no vaso de bonsai.
Se não tiver afim de ter este trabalho todo, somente uma poda na copa e ir descobrindo as raizes um pouquinho por ano já melhora bastante. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 2:24 pm Assunto: |
|
|
Eu aproveitaria para fazer uma poda na copa dando uma triangulação nela, não podemos visualizar os galhos para se ter uma noção de como proceder... mas tenta isso e as outras opniões que vc já tera uma grande melhora. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO


Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 8:55 pm Assunto: |
|
|
Atila, fazer uma poda e descobrir o nebari ainda que aos poucos como você sugere, apenas complica mais ainda a situação da planta, pois quando você faz uma poda imediatamente as raizes param de crescer. Outra observação é que o nebari se desenvolve melhor quando coberto pelo substrato.
Quanto ao tronco... escorredor é uma boa opção mais o chão é bem melhor, e o engrossamento rapidinho é coisa de uns 3 a 5 anos.
Se não tiver afim de esperar esse tempo todo, tudo bem, mais terá apenas uma muda e não um bonsai.
Parabens Darkaso, ótimas observações.
Franciane um bom caminho lhe foi dado pelo nosso moderador.
abraços _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
darkaso PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 9:38 pm Assunto: |
|
|
Atila,
infelizmente apenas essas coisas não podem resolver os problemas da planta. A proporção não dá para alcançar assim. Primeiro porque a copa deve crescer á vontade para que o tronco engrosse. Se podar atrasa. Principalmente por conta do tamanho do tronco. O nebari é bom deixar em substrato abundante para que tenha um desenvolvimento uniforme. Assim como você mesmo sugeriu, é bom colocar no escorredor e ter paciência.
Junior,
é preferível deixar ela crescer à vontade para que depois, podendo ser feita uma poda drástica, muito bem aceita pela primavera, possa conduzir os galhos melhor e mais fácil depois do tronco grosso para uma boa proporção.
Sergio,
acredito que é melhor refazer um trabalho do que ficar com um mais ou menos na estante, te olhando sempre com aquele olho torto, como que dizendo "olha como você me deixou". obrigado pelo apoio e com certeza vou continuar tentando ajudar a quem pedir.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Sex Jul 20, 2007 8:55 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal confesso que fiquei um pouco confusa com as sugestões de vocês.
Sou iniciante na arte e comprei esta muda deste jeito que vocês estam vendo aí. Não fiz nenhuma mudança nela desde o dia em que comprei.
Darkaso, Sérgio, Junior e Átila
Este vaso não é definitivo, quando comprei a primavera ela ja estava nele.
Ah, só pra lembrar eu moro em apartamento e a minha primavera fica numa estante na janela do meu quarto, só pega sol até 10:30h.
E pra colocá-la num escorredor fica um pouco difícil, por falta de espaço na estante, pois tenho além dela mais 3 mudas, e além disso faria a maior sujeira no meu quarto.
Sei que terei muito trabalho a fazer pra ela se tornar um bonsai, serei paciente.
Grata pelas dicas !! _________________ Franciane
Editado pela última vez por Franciane em Dom Jul 22, 2007 11:24 am; num total de 1 vez |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Djalma 2.o PASSO


Registrado: 03/07/07 Mensagens: 212 Localização: Itanhaém - SP
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 9:48 am Assunto: |
|
|
Para alargar o tronco pessoal, nessa primavera, qual é a melhor técnica a ser utilizada ???????
Abraços _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
darkaso PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 10:01 am Assunto: |
|
|
Djalma,
o melhor é deixar crescer todos os galhos à vontade, sem fazer podas. Você pode aramar, tracionar ou qualquer tipo de modelagem sem problemas, mas sem podas e com boa adubação. Demora bem ainda, mas se der espaço ela responde muito bem.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Djalma 2.o PASSO


Registrado: 03/07/07 Mensagens: 212 Localização: Itanhaém - SP
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 10:11 am Assunto: |
|
|
Hum, legal.........mas assim, ela tb não ganha altura e acaba ficando comprida ?????
ou só vai crescer os galhos para os lados e com isso, com o tempo, engrossar e ter um belo nebari ???
Obrigado e abraços..... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
darkaso PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 10:37 am Assunto: |
|
|
Djalma,
ela vai crescer para todos os lados, inclusive para cima. Mas o resultado é muito melhor do que ficar sem a estética ideal. Por isso é importante sempre tentar melhorar sua planta para que ela seja algo de melhor possível. Vale a pena esperar um tempo. Tendo em mente sempre que o tempo vai passar queiramos ou não, pelo menos façamos a planta atingir seu máximo em potencial estético. Dessa forma ao fim de dez anos o orgulho de ter uma planta ou mais de uma com grande qualidade será certo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Djalma 2.o PASSO


Registrado: 03/07/07 Mensagens: 212 Localização: Itanhaém - SP
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 11:08 am Assunto: |
|
|
ta certo , entendi..........bom, é isso aí..........
Obrigado e abraços... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Djalma 2.o PASSO


Registrado: 03/07/07 Mensagens: 212 Localização: Itanhaém - SP
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 7:30 pm Assunto: |
|
|
Lembrei de uma coisa Darkaso, e se fizer akela técnica , de colocar um arame "enforcando" a base do nebari, bem ecostado na raiz, na matéria sobre essa técina dizem que isso ajuda a acelerar o processo de engrossamento do nebari, e a raiz enforcada seria eliminada com o tempo pq sairia uma outra raiz por cima da amarração do arame.........assim não iria mais rápido??
Fazendo isso e deixando otempo rolar, como vc disse ?????
Obrigado e abraços.......... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
darkaso PARTICIPANTE


Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 7:58 pm Assunto: |
|
|
Djalma,
isto se chama fazer um torniquete
A primavera não é uma boa espécie para aplicar esta técnica. Apesar do crescimento rápido dos galhos as raízes demoram muito para desenvolver e engrossar. Se fizer isto a demora em conseguir um nebari para ela é muito maior. Mas para outras espécies dá certo, fazendo assim um nebari melhor. Mas existem espécies que não aceitam o torniquete e não enraizam, deixando uma barriga ao invés de um nebari melhor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Djalma 2.o PASSO


Registrado: 03/07/07 Mensagens: 212 Localização: Itanhaém - SP
|
Enviada: Sáb Jul 21, 2007 8:17 pm Assunto: |
|
|
Ah ta Darkaso, legal então, bom saber isso, pq peguei uma muda de primavera com um nebari um pokinhu mais grosso que esse, e ia fazer o torniquete.........mas é bom saber então........vou deixar ela livre, pra crescer mais um pouco e quem sabe ser um belo bonsai daki uns anos............
Aliás, quais são as espécies que se adaptam melhor à técnica de torniquete.........
Mais uma vez obrigado, vc me ajuda mto, já sou seu fã cara...........rsssssssssss  _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|