FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

ipe roxo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
dudu420

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 3:50 pm    Assunto: ipe roxo Responder com citação

criticas sugestoes opinioes sao bem vindas!flw!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 4:17 pm    Assunto: Responder com citação

Dudu,
seu ipê ainda está muuuito novo e fininho, sugiro que plant-o em um escorredor/mamadeira, ou mesmo no chão por um 2 ou 3 anos, deixe-o crescer livremente para engrossar o tronco para só então iniciar as podas e estilização. Sei que quando iniciamo nessa arte, queremos logo que nossas plantas estejam em um vaso para bonsai, e com uma linda copa, mas temos que ter em mente que se formos com muita sede ao pote, o resultado no futuro não ficará harmonioso e a falta de paciência nos primeiros anos de trabalho com uma planta acarretará no futuro, quando com mais experiência, um certo incômodo ao observar que não aproveitamos o pleno potencial da planta por pura ansiedade.
Minhas primeiras plantas destinadas a formação de bonsai foram ipês, os quais ainda estão em grandes vasos de trinamento, apenas adubando e realizando podas de raizes anuais e para amenizar a anciedade iniciei trabalhos em outras plantas, pois quando for envazar os ipês pretendo que eles estejam com todo o seu potencial utilizado, afinal são árvores que provavelmente estarão comigo quando eu já tiver meus netos (e olha que meus filhos têm 1,5 ano e 3 anos, hehehe).
Espero ter te ajudado!

Um grande abraço e

Té mais...
dudu420

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 5:03 pm    Assunto: vlw pela dica Responder com citação

mais me tire umas duvidas, primeiro se puder me passar um link que explique com mais detalhes esta tecnica do escorredor agradeço, segundo, deixar crescer livremente significa oq? pq deixar crescer livremente acarretará num crescimento em altura né?! e o meu ipe deve estar com mais de 30 cm!!!obrigado, até!!
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Olha o link ai para "escorredor/mamadeira", só para ajudar

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 6:12 pm    Assunto: Responder com citação

Dudu, crescer livremente é isso mesmo... Deixar a árvore surgir primeiro (por enquanto é uma mudinha...) para depois trabalhar. Vai crescer em altura, e bastante. Se não tem muito espaço, acho que pode podar no fim do inverno, mantendo-o mais compacto, mas deixando todo o resto da temporada tranquilo, ok? Adube bem e constantemente, a planta vai precisar. Ao final de uns 2 ou 3 anos, você poderá fazer uma poda radical e começar de novo Very Happy
Por começar de novo, estou dizendo que vai precisar podar bem curto os galhos primários e a partir daí montar uma nova copa e começar a ramificação secundária e terciária. Como a planta terá ficado muito tempo sem podas e cheia de adubo, os galhos desenvolverão entrenós muito longos, por isso a necessidade de compactar bastante a planta. É loooongo, mas com isso você terá um tronco e não um palitinho. E enquanto ela vai crescendo, você vai adquirindo experiências, trabalhando com outras plantas, sugiro tentar fazer alguns mames, pois esses podem ser obtidos mais rapidamente, uma vez que não é necessário um tronco muito grosso... Lembre-se, a paciência deve ser a primeira virtude do bonsaísta. E boa sorte!

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 10:36 am    Assunto: Responder com citação

dudu,
os amigos do fórum estão super certos quanto ao crescimento livre e podas radicais para engrossamento do tronco e galhos. Entretanto, o ipê, independente da variedade, é uma espécie difícil de se trabalhar, devido ao seu crescimento apical mais acentuado. O que eu quero dizer com isso, é que não te desanimes se as coisas não derem muito certo no começo. Se você tiver paciência, daqui mais (talvez) uns dez anos, terá um exemplar de rara beleza...
Eu adquiri há pouco mais de seis meses, uma muda de gabiroba e outra de araçá com coisa de metro e meio de altura.
Não tive dúvidas, podei ambas com 15cm de altura. As duas rebrotaram que foi uma beleza...
Vou deixá-las crescer livremente mais um ano e farei então uma poda de refinamento...
Espero ter ajudado.
Grande abraço.
Edson.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: