FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporque em PN
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 4:48 pm    Assunto: Alporque em PN Responder com citação

Saudações a todos, tenho um PN que ainda está em treinamento, tinha deixado um galho de sacrifício para engrossar o tronco, porém esse galho começou a emitir uma brotação muito boa, então resolvi fazer outro bonsai com ele, pro alporquia, porém nunca fiz alporque em PN.
Gostaria de saber qual o melhor método: torniquete ou anel de Malpinge e quanto tempo para o surgimento das raizes?

Um grande abraço a todos e

Té mais...
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 06, 2007 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo,

Já passei várias vezes pelo seu tópico e, como vi que ninguém se habilitou eu vou dar a cara à tapa!!...rs

Não sei nada de Alporquia em Pinheiro Negro, nunca ouvi falar e nem fiz.

Estive domingo com o mestre Hidaka que é uma dos grandes bonsaístas no Brasil e tem muito Pinheiro Negro (tem um enorme com mais de 100 anos...foi postado pelo Marçal na CENTRAL em VIVEIRO DO HIDAKA).

Ele comentou que produz seus PN por estacas ou sementes...portanto deduzo que a propagação se dê por estacas.

Em todo caso, vou estar no viveiro dele no sábado, perguntarei a ele e lhe retorno.

Se eu esquecer pode me mandar MP...às vezes a gente não encontra o tópico, ok??

Abraços,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 07, 2007 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos, obrigado pela resposta, que o PN aceita alporque eu sei mas não sei o temp de permanencia do mesmo...que maravila vizitar o viveiro do mestre Hidaka, me bateu até uma potinha de inveja, hehehe! Com certeza ele lhe dará a melhor resposta para essa duvida.
Vou ficar aguardando sua resposta, ok!

Um grande abraço e

Té mais...
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 12:02 am    Assunto: Alporquia Responder com citação

Paulo

O mestre Hidaka e a Regina Suzuki têm belos PNJ obtidos por alporquia. Pelo que me disse a Regina, foi usada a técnica de torniquete com arame de cobre grosso, afundado pelo menos 1mm dentro da casca. O aparecimento de raízes é bastante lento, podendo ser removido com aproximadamente 1 ano.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 8:56 pm    Assunto: Alporquia em PN Responder com citação

Oi Paulo,

Não fica com inveja não, quando vier a São Paulo pode me avisar e eu te levo lá...estou à disposição.

Realmente ele tem muita coisa interessante e com boa idade lá...eu vou sem cheque porque senão sai besteira...rs

Outra característica é a simplicidade e o bom humor...encontrei ele por acaso na feira (nem sabia que ele ficava lá, sempre via só os funcionários) e é um excelente papo, sem ´´puxasaquismo´´ posso dizer que é uma pessoa admirável!

Vou postar aqui exatamente o que ele disse, sem intervenção minha e com autorização dele.

Falei com ele sobre o Pinheiro Negro e sua intenção de fazer uma Alporquia.Ele faz o Anel de Malphigi(não se se a ortografia está correta)...mas enfim a alporquia com o anel em volta de toda a circunferência do tronco/galho.Disse que,utilizando enraizador, você obtém raízes em 6 meses.

Ele disse para calcular o tempo de sorte que o Alporque forme as raízes no período de: Fins de Setembro(início da primavera) e Final de março ...pois de maio em diante o frio impede que o tronco enraizado se desenvolva,gerando a morte da nova muda (sobra abril como margem de segurança).

Se fizer agora, por exemplo, vai ter raízes entre Final de Maio/Começo de Junho com grande risco de perda da futura planta.

Portanto o periodo ideal para fazer a Alporquia seria de Maio a Setembro, para ficar mais seguro.

Qualquer dúvida posso falar com ele novamente.

Abraços,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 09, 2007 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado a vcs., Ferreira e Carlos, é agora é só sperar pelo inníco da próxima primavera para realizar o alporque de PN...o que me segura para não arriscar tudo agora, é que a muda está em início de trabalho, pois esse ano quase não fiz nada nela pois aqui na recião central de SP tivemos um looongo inverno de 7 dias!!!!...logo o PN não entrou em dormêcia e eu não quiz mexer nele realizando podas ou transplante com o risco dele morrer...Bom enquanto isso, agora é só adubar, regar e deixa-lo crescer até o próximo ano.

Um grande abraço e

Té mais...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: