|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bruno matorizen 2.o PASSO

Registrado: 10/11/10 Idade: 28 Mensagens: 200 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 4:09 pm Assunto: minha 1ª eugênia (: |
|
|
então, hj dei uma passadinha em uma floricultura e dei uma olhada em uma eugênia, até q achei uma meio bunitinha. Paguei 12,00 píla.
----- segue as fotos:
na minha opnião, uma copa vassoura ficaria bem legal!
criticas e ideia são bem vindas (: |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 4:11 pm Assunto: ideia |
|
|
se não é paranoia minha, sera que da para dar uma copa desse geito ai
----------> |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 6:29 pm Assunto: |
|
|
Bruno,
A pesar de todas as eugênias que encontramos em viveiros nos aparentar apresentar por melhor caminho o estilo vassoura, há uma bela discussão quanto à sua naturalidade nessa espécie, porquanto ela, geralmente, é utilizada na topiaria, como "bolinha".
A pesar de eu acreditar que é totalmente possível obter bons resultados com esse estilo, creio também ser um trabalho árduo o de dar "cara de árvore" à espécie.
Talvez fosse um pouco mais fácil escolher um bom broto lateral, e com uma poda um pouco mais drástica, iniciar um moyogi.
No entanto, falo isso como a opinião de quem está de fora, pois nunca trabalhei essa espécie.
A frase a seguir pode ser totalmente falha, pois não sei se é o mais recomendado (como disse, nunca trabalhei com essa espécie), mas acho que se quiser um bom estilo vassoura seria importante manter poucos galhos principais, com copa formada por patamares bem definidos, e distintos uns dos outros. Não sei bem como ilustrar a minha idéia, mas seria algo parecido com a seguite árvore:
Note que os galhos são bem visíveis em meio à quantidade mínima de folhas, o que, no caso de um bonsai, demonstraria a qualidade técnica do trabalho, afastando-o da topiaria.
Espero que tenha me feito entender. Um grande abraço para ti, e boa sorte com os trabalhos. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jul 23, 2011 7:38 pm Assunto: |
|
|
vlw pela ajuda brodi
vo começar dando uma separadas nos galhos e da fazer uma copa meio vassoura, tbm acho q se encaixa melhor nesse estilo |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 4:12 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, tenho uma dúvida quanto a Eugênia.
Ela aceita poda drástica?
Alguém tem experiência com isso?
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 10:44 am Assunto: |
|
|
Mc, eu vi em alguns posts que não me recordo quais agora, a realizaçao de uma poda drastica com sucesso na eugenia...
Realizei na sexta uma na minha so pra ver qual é, bem no cotoquinho dela, assim que tiver resultados te falo  |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Jul 25, 2011 12:14 pm Assunto: |
|
|
Renan Leite Gaigher escreveu: | Mc, eu vi em alguns posts que não me recordo quais agora, a realizaçao de uma poda drastica com sucesso na eugenia...
Realizei na sexta uma na minha so pra ver qual é, bem no cotoquinho dela, assim que tiver resultados te falo  |
Beleza Renan...
Estarei esperando a experiência..
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jul 29, 2011 7:26 pm Assunto: |
|
|
então depois de eu ter pedido ajuda com o estilo e ninguem ter ajudado, resolvi fazer por conta propia!
feito a coisa errada ou não tanto faz!
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|