|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wakasugi
|
Enviada: Sáb Dez 22, 2007 6:44 pm Assunto: Ipê doente, preciso de ajuda!!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
hoje fui dar uma limpada na superfície do substrato do meu ipê, pq estava bem mal cuidado
havia alguns ramos mortos de raiz, então eu os estava retirando quando vi alguns bichinho se movendo, eles eram pretos mais ou menos com 1mm de comprimento.
também nas folhas há bolinhas, que me deixaram bastante preocupado
aí estão algumas fotos do ipê e das folhas
alguém sabe que praga é essa e o que posso fazer????
por favor, preciso de ajuda
pensei em levar pra alguns bonsaísta aqui em ribeirão xP
vlw |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 23, 2007 8:32 pm Assunto: |
|
|
Wakasugi,
Seu ipê me parece muito bem de saúde. As folhas estão vistosas e brilhantes, pelas fotos não deu para saber o que são aqueles pontinhos. Podem ser colchonilhas. Faça o seguinte: Peque uma xícara e ponha meio a meio de água e álcool e utilize um cotonete molhado nesta solução para retirar os pontinhos. Se eles saírem são colchonilhas se não sairem é outro tipo de praga.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
Wakasugi
|
Enviada: Dom Dez 23, 2007 10:28 pm Assunto: |
|
|
Geraldo,
os pontinhos nas folhas parecem estar no tecido foliar e não na superfície, imaginei que pudesse ser algum tipo de fungo ou coisa parecida. vou tentar tirar uma foto melhor, amanhã postarei aqui
obrigado pela ajuda =) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|