|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 5:35 pm Assunto: Ulmeiro na rocha. |
|
|
Olá a todos,
Este ulmeiro já foi postado há algum tempo atrás, fui querer fazer uma atualização e não achei a antiga postagem.
Eis como ele se encontra hoje. Tenho um direcionamento em minha mente que é de deixá-lo na engorda por mais dois anos pelo menos, com isto pretendo eliminar pequenas falhas no agarre e aumentar a conicidade no terço inferior da planta. Quero também aumentar as saídas de galhos para dar densidade de folhagem, pelo menos um galho para cada curvatura externa do caule. ele está com 48 cm, devendo ultrapassar os 50 quando a copa estiver formada.
Se alguém tiver algum observação ou sugestão será bem vinda.
Obrigado.
Vista frontal:
Vista lateral:
Vista posterior:
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 7:47 pm Assunto: |
|
|
Ótimo material,
Vai dar um chorão de babar.
Se fosse minha, já começaria a direcionar os galhos na posição que pretende, principalmente o segundo galho da direita. Os ramos na parte externa das curvaturas, com certeza virão, é só submeter a um pequeno estresse que o ulmos cresce que nem um maluquinho.
Estou curioso pra ver o que você aprontou com aquelas pedras que te enviei.
Abraço,
Leonardo Lyra Lyrio _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 3:31 pm Assunto: |
|
|
Leonardo,
Já se vai quase uma semana desde que podei e fotografei este exemplar, está surgindo brotações por todos os lados. Acho que ficará fácil fazer a escolha dos galhos a serem conduzidos.
Os trabalhos na pedra estarão por aqui em breve.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 8:02 pm Assunto: |
|
|
Cláudio só tenho que te dar os parabéns meu amigo.
A sinuosidade tanto nos galhos como no tronco está fantástica
Belo trabalho até agora
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 8:08 am Assunto: |
|
|
Alberto,
Agradeço suas observações. Sinuosidade é a parte mais rápida na formação, agora vem a mais lenta que é o aumento do diâmetro e conicidade, espero ter sucesso nesta etapa.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 9:19 am Assunto: |
|
|
Grande Cláudio,
muito bom ver estes teus trabalhos novamente
Belo exemplar! Com as propostas que pretende vai ficar muito bom, mas eu ainda diminuiria a altura  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 2:48 pm Assunto: bonsai |
|
|
Aumento de diametro e conicidade podem ser mais facilmente obtidos no ulmus quando dispomos de um pedaço de chão para planta-lo. Em dois anos consegue-se o triplo do atual diametro. No entanto, se preferir manter onde está, aconselho diminuir o comprimento dos galhos, favorecendo a brotação apical, o que, a principio, força a planta, de maneira que permite um aumento gradual do caule.
E, é claro, um aporte razoável de adubo orgânico, para estimular ainda mais o crescimento apical. Lembre-se de retirar toda e qualquer nova brotação. Uma outra opção, razoável, é tentar acrescer o caule graças a um enxerto via alporque. Pode ser feito diretamente nas raízes maiores, que graças a isso, irão expedir novas raizes, que serão adensadas ao caule, de maneira a engrossá-lo, via fusão.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 5:24 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Alexandre,
É muito bom para quem cultiva poder mostrar o que vem fazendo, Estar de volta por aqui também me dá muito prazer.
A diminuição da altura é uma possibilidade que estou considerando. Esta planta já foi mostrada aqui no fórum e desde então já recebeu muitas mudanças, ficarei com ela mais um pouco deste jeito e mais a frente irei rever a altura final.
Nick,
Infelizmente falta de espaço é o meu maior problema, este modelo de vaso é o meu maior e mais do que isto só colocando bacias por baixo e deixando as raízes sairem pelos furos de drenagem. Só o tempo poderá dizer se vai ser o suficiente para se atingir o diâmetro adequado. Se não a saída será a redução da altura.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|