|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 12:16 am Assunto: Dúvidas Básicas |
|
|
Pessoal,
Tenho talvez,como muitos principiantes, a tendência de fazer um Shari antes de aprender a aramar...rs
Portanto seguem algumas perguntas básicas que ainda não assimilei:
-Quando vou aramar os galhos, claro ...preciso de ancoragem.
A dúvida é: preciso de uma ancoragem (Ex: no tronco) para cada galho ou uso a mesma ancoragem para vários galhos?
-Essa eu já comentei com o Ferreira...Tenho um Acer Deshojo e vou postar uma foto amanhã...ele tem os galhos verdes, moles...devo aramá-los assim mesmo?
-A Aramação sempre vem em conjunto com a desfolha?
-A desfolha tem que ser feita deixando o cabinho (pecíolo) ou não?
-A seiva se distribui pela planta através das paredes do tronco?...perguntei porque muitos dizem que o arame apertado pode bloquear a passagem da seiva..então deduzi que a parte mais externa do caule é responsável por essa função...???Antes achava que era pela parte interna do caule...
-Ouvi do Hidaka que, quando não se tem brotação na parte inferior, um alporque nessa região geraraízes e galhos...então corta-se as raízes e preserva-se os galhos...como se dá isso??.é um alporque comum? (não quis abusar dele...mas fiquei com a dúvida).
Sei que o que preciso é de um curso...e estou esperando para fazer no Bonsai Okuda que é o único que posso pagar, mas por enquanto vamos tocando.
Vale ressaltar que aprendi demais aqui e,graças ao Fórum, estou com 14 mudas sadias e promissoras e alguns Pré-Bonsai...
Muito grato a todos e desculpem o tamanho da pergunta,
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Dez 16, 2007 10:16 pm Assunto: Re: Dúvidas Básicas |
|
|
Olá Carlos Barreto
Ninguém diz nada ...vou tentar dar uma mãozinha no pouco que sei ou penso de que sei...
Carlos Barrêto escreveu: | Pessoal,
Tenho talvez,como muitos principiantes, a tendência de fazer um Shari antes de aprender a aramar...rs
Portanto seguem algumas perguntas básicas que ainda não assimilei:
-Quando vou aramar os galhos, claro ...preciso de ancoragem.
A dúvida é: preciso de uma ancoragem (Ex: no tronco) para cada galho ou uso a mesma ancoragem para vários galhos? |
Para o tronco deve vir do nebari até cima...pode ser feito com vários arames, sendo que cada um vai desviando para um ramo por exemplo 1 primeiro arame começa no nebari e dobra para o 1.º ramo que encontrar (direita ou à esquerda), o 2.º arame sai do nebari e vai dobrar no 2.º ramo e por ai fora...o inconveniente que vejo nisto é que o tronco dependendo da bitola ficará com demasiados ramos sobretudo se este não tiver necessidade de modelação...se tiver é aproveitá-los para tal.
Eu prefiro usar um com uma bitola generosa, para o tronco e depois conforme a necessidade arranco com os arames para os ramos secundários de preferência, entalando-os no seu inicio algures na parte de trás do respectivo tronco...por vezes em pequenos espaços deixados pelas curvas de outros arames...mas eu não sou exemplo de coisa nenhuma J J
Os ramos secundários podem ser aramados em várias combinações, como as que se vê aqui “figura 6/7 e 8”
http://www.absbonsai.org/articles/wiring/wiring2.html
Carlos Barrêto escreveu: | -Essa eu já comentei com o Ferreira...Tenho um Acer Deshojo e vou postar uma foto amanhã...ele tem os galhos verdes, moles...devo aramá-los assim mesmo? |
Eu também tenho um deshojo...e já tive/tenho por descuido problemas com arames...
Não que a pessoa se desleixe em relação ao cuidado do mesmo, mas porque na verdade ele arca com muita facilidade, principalmente no período de crescimento.
Eu tenho-o aramado todo, sem problemas...agora só o faço no Inverno ( coisa que fiz ontem, para além doutras espécies) e com aarames de diferentes bitolas consoante a grossura dos troncos.
Troncos/rebentos demasiado finos, não o faço .
Carlos Barrêto escreveu: | -A Aramação sempre vem em conjunto com a desfolha? |
Bom aqui, devemos ter em atenção que embora úteis, quando executados, não deixam de ser ambos agentes principais de stress na árvore, neste caso pertencentes aqueles que são provocados pela intervenção humana.
E ao faze-lo devemos ter em linha de conta que estamos a debilitar a árvore, porque se forem feitos de forma incorrecta ou faro do período aconselhado, vamos afectar os mecanismos de defesa da árvore tornando-as mais vulneráveis à acção de pragas oportunistas.
A desfolha é um instrumento poderoso, para estimular a desmultiplicação dos ramos e melhorar a copa
Pode ser total ou parcial, a parcial faz-se com o intuito melhorar/corrigir aspectos “menos positivos” da árvore, reduzir os entrenós ou as folhas .
A total faz-se para reduzir os entrenós, as folhas ou melhorar a cores outonais...esta ultima a mais debilitante, pelo que não deve ser repetida todos anos e só ser feita em arvores que evidenciem estar de boa saúde....ou no caso de a árvore já ter sido submetida a outras intervenções nesse mesmo ano...ex: transplante
Na minha óptica e segundo aprendi...modelação no inverno, desfolha no inicio do verão caso seja mesmo necessário...
Carlos Barrêto escreveu: | -A desfolha tem que ser feita deixando o cabinho (pecíolo) ou não? |
Sim deve ser feita deixando o peciolo, com as unhas (metsumi) ou com tesoura (mekiri), e não puxando desde a base até á ponta do ramo, como se vê por vezes....porque ao faze-lo poderá arrancar os gomos latentes que agora se pretendem estimular.
Carlos Barrêto escreveu: | -A seiva se distribui pela planta através das paredes do tronco?...perguntei porque muitos dizem que o arame apertado pode bloquear a passagem da seiva..então deduzi que a parte mais externa do caule é responsável por essa função...???Antes achava que era pela parte interna do caule... |
Correcto...os açucares produzidos pelas folhas, são transportados pelo floema (mais próximo da casca) e se for obstruido por causa de arames mais apertados, terá que arranjar caminhos alternativos...consegue fazê-lo, mas leva o seu tempo...por isso se recomenda que os arames não se cruzem...se, se cruzarem, mais grave que o factor estético será poder vir a funcionar como um alporque de torniquete ...e um alporque dependendo da sua localização pode dar duas ou mais arvores, ou até nenhuma .
Por exemplo ao executar uma desfoliação total, o resultado imediato desse acto, será que todas as raizes se irão ver privadas dos açucares processados pelas folhas, logo para se manterem, terão que recorrer ás suas reservas de energia a assim dar inicio à nova folhagem...caso seja atacada ou tenha pela frente um inverno rigoroso essa energia poderá fazer falta.
A parte interna do caule que é responsável pelo transporte de água e nutrientes para as folhas, flores e frutos é o Alburno...também aqui se deve ter em conta, que ao executar um “shari” se vai mexer com o metabolismo da árvore...neste caso no armazém.
A constituição das madeiras variam consoante as espécies, assim como as suas barreiras de protecção que serão também de alguma forma responsáveis pela resistência a agentes exteriores/decomposição...
Carlos Barrêto escreveu: | -Ouvi do Hidaka que, quando não se tem brotação na parte inferior, um alporque nessa região geraraízes e galhos...então corta-se as raízes e preserva-se os galhos...como se dá isso??.é um alporque comum? (não quis abusar dele...mas fiquei com a dúvida). |
Não sei em que contexto terá sido a conversa, mas uma raiz desde que tratada com algum cuidado, ao fim de algum tempo, pode ir sendo destapada parcialmente para endurecer/lenhificar...tornando-se um ramo....epnso que o referido seria algo neste contexto..será??
Carlos Barrêto escreveu: | Sei que o que preciso é de um curso...e estou esperando para fazer no Bonsai Okuda que é o único que posso pagar, mas por enquanto vamos tocando. |
Também concordo...com profissionais bem escolhidos, um curso é/será uma excelente ajuda, mas não descarte a possibilidade de se reunir com uns colegas/amigos das suas proximidades...nos dias de hoje um curso pode não querer dizer grande coisa...quase que qualquer um os dá, hoje em dia...
Carlos Barrêto escreveu: | Vale ressaltar que aprendi demais aqui e,graças ao Fórum, estou com 14 mudas sadias e promissoras e alguns Pré-Bonsai... |
Aprende o amigo e aprendemos todos nós, afinal penso que é esta a razão da sua existência...
Espero que tenha servido de alguma ajuda, no entanto peço-lhe que considere as minhas palavras como a minha opinião, não uma como verdade absoluta...esta poderá/deverá ser complementada ou corrigida caso assim o entendam os nossos companheiros/amigos de forum, caso não aconteça, ainda assim recomendava-lhe que se possível, tentasse cruza-la com mais informação deste ou doutros locais semelhantes
Boa sorte.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 10:42 am Assunto: |
|
|
Olá Castro,
São inúmeros os agradecimentos que deveria postar.
A questão do Nebari, entendi perfeitamente e agradeço pelo Link...vou ler com bastante atenção.Algumas práticas creio que, para entender melhor, deva praticar, pois as suas explicações foram bastante completas, creio eu.
Já vi seu Acer Deshojo, muito belo por sinal, e entendo que devo esperar o inverno para aramá-lo... quanto aos ramos verdes, eles ficam arqueados às vezes mesmo com o arame mais fino, por isso minha dúvida, mas novamente terei que praticar e equilibrar essa relação.Mais uma vez obrigado!!!
Quanto à desfolha, entendi perfeitamente, e a questão do pecíolo me incomodava, pois desfolhei um Fícus e estava, ora deixando e ora retirando os pecíolos...agora já tenho a resposta, muito grato.
A questão da seiva era uma ´´desconfiança´´ de que ela passava perto da casca do tronco, agora é uma certeza e , com relação à parte interna, entendo que deve-se ter grande cuidado na prática do Shari...que é um sonho ainda dormente.Grato novamente!
Quanto aos galhos resultantes do Alporque, entendi que são, na realidade raízes lignificadas, portanto não devem ser cortadas...se não for isso, por favor me corrijam.
Vou procurar um curso,Castro, além dos amigos...claro, sempre tem gente com muito conhecimento por perto...percebo que o Bonsai cada vez é mais difundido no Brasil e creio que no mundo...isso é muito bom!
Castro, sua resposta veio em hora oportuna, foi providencial porque estou em meio a algumas atividades e carregando essas dúvidas... agora posso seguir com mais confiança.
Quero agradecer a sua iniciativa, prestatividade e consideração e, como você disse, aprendemos todos nós.
Sou muito grato a você por essas respostas e por sua paciência e desculpe porque reconheço que descarreguei um ´´caminhão´´ de dúvidas, talvez por isso a falta de respostas.
Um grande abraço, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|