|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 10:16 pm Assunto: |
|
|
Nicky, fantástica esta planta! Mas acho que seria melhor aguardar que a "frente" estivesse mais "cheia", igual a das "costas".
Ou realizar uma poda drástica para fortalecer a brotação. _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 10:49 am Assunto: |
|
|
Deve ter uma coisa nessa terra deste viveiro
Bela piracanta estou aqui babando...
Concordo com Filipe,em escolher alguns galhos e fazer um refinamento...
Ps:Nicky voçe compareceu ao Bonsai Fest? _________________
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 5:43 pm Assunto: |
|
|
Oi nicky,
eu ainda veria a possibilidade de reduzir a altura, para dar mais conicidade e força neste belo exemplar!
Mantendo inclinada, poderia tentar algo assim parecido:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 6:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Alexandre, como sempre sua projeção chega bem perto de algo bem viável e atraente. Agradeço sua cooperação, assim como tambem agradeço aos demais colegas pelas opiniões, todas bem vindas nesse momento.
Alberto, não participei do Bonsai Fest este ano, haja vista que não fui convidado pelo realizador do evento, o bonsaista David Yamamoto, por razões que ignoro.
Do grupo de bonsaistas que participam intensamente dos encontros e reuniões promovidos pelo Brasilia Bonsai Clube, eu e o bonsaista Glauco Felix fomos defenestrados pela Casa Bonsai (David Yamamoto), creio que por termos sido considerados "persona non grata" por parte dele, razão pela qual ficamos de fora. Em solidariedade a nós, os bonsaistas Francisco Lustosa, Estefânio, Paulo Boaventura, Duilio (Newbe), Marco Galeno, dentre outros, recusaram o convite a eles feito para participarem do evento.
Lamentável que tal coisa ainda ocorra no meio bonsaístico, mas infelizmente foi assim, fazer o quê, não é mesmo?
Como disseram os associados do Clube, acredito que quem perdeu com isso certamente não fomos nós, mas a Casa Bonsai/David Yamamoto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 2:06 am Assunto: |
|
|
Há tambem a possibilidade de formar um inclinado típico. Creio inclusive ser mais rápido formar este galho de queda....
Uma opção.
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 8:49 am Assunto: bonsai |
|
|
Duprat, agradeço sua participação, bem como seu projeto, que a meu ver ficou bastante original.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 12:10 pm Assunto: |
|
|
grande nick sumil velho !!!
acho que essa projeçao do alexandre ficou muito boa , mas essa outra segunda tbem e uma boa opição .
sem qualquer sombra de duvidas vc tem em mãos uma bela piracanta.
um abraço . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
robinsonalexandre

Registrado: 19/11/07 Mensagens: 80 Localização: Franco da Rocha
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 8:03 pm Assunto: |
|
|
Alexandre S. Coelho escreveu: | Oi nicky,
eu ainda veria a possibilidade de reduzir a altura, para dar mais conicidade e força neste belo exemplar!
Mantendo inclinada, poderia tentar algo assim parecido:
 |
Amigos, por favor me digam uma coisa;
É possível afinar a ponta do tronco como mostra nosso amigo Alexandre nessas fotos acima?
Que técnica devo utilizar?
Um grande abraço a todos e desde já vos agradeço. _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
Cultivando idéias e a Natureza |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 9:49 am Assunto: |
|
|
Oi Robinson,
A sugestão ilustrada seria o que chamamos de troca de ápice ou ponteira... aplicamos quando queremos reduzir a altura de uma determinada planta, cortando o tronco acima de um galho, ou broto, que será trabalhado como novo prolongamento do tronco e consequentemente, ápice. Com isso, podemos também formar um tronco com certo movimento e conicidade, afunilando da base ao ápice  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 1:46 pm Assunto: bonsai |
|
|
Robinson,
Além da excelente explicação dada pelo Alexandre, quero salientar que geralmente seguimos a técnica desenvolvida há séculos e aperfeiçoada com simplicidade pelo grande mestre bonsaista Jonh Naka. Ele a chamava de "cortar" e "deixar crescer", para em seguida, cortar novamente. No link abaixo vc encontra um ótimo desenho explicativo de como proceder:
http://www.bonsaiprimer.com/trunk/trunk.html#Clipgrow
Essa técnica permite, dentre outras coisas, afunilar o tronco, ou como dizemos no jargão técnico-bonsai, dar conicidade ao tronco. A conicidade, como voce pode observar no desenho, é a particularidade visual de que o tronco tem base larga e vai afunilando-se para menos até o apice.
Esteticamente fica mais bonita a arvore/bonsai que apresenta essa caracteristica, o que justifica a adoção da técnica citada como recurso para obter esse resultado. Lembro apenas que seu uso é restrito a algumas variedades, não funcionando com o mesmo sucesso em todas as espécies.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|