FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serisa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
sdlucca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 2:13 pm    Assunto: Serisa Responder com citação

Opa!!

Esta serisa eu consegui lá no viveiro do Bérgson em Maceió-AL numa visita que fiz ao viveiro dele, dei uma refinada e passei para o vaso. Ela já está neste vaso a uns 9 meses agora começo a perceber que o vaso talvez esteja um pouco pequena para ele o que vocês acham?

Aguardo criticas e sugestões.

Abraço!

Silvio.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 9:16 am    Assunto: Responder com citação

Lucca,

pra mim sua serissa está linda, digno de exposições Exclamation

O vaso, que é parte essêncial do bonsai, deve ocupar de 20% a 40% de todo conjunto (vaso+árvore) Wink
Com plantas em vasos menores, mame e shohin, podemos cultivá-los enterrados em areia grossa e com transplantes todos os anos, para amenizar o calor e crescimento das raízes.

Opinião pessoal... baixaria o primeiro galho da esquerda e tentaria ir removendo as raízes expostas, para ficar + ou - assim:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Parabéns Lucca, mais uma demonstração de excelente senso estético. E mais uma vez, me permito discordar de um mestre... Eu não abaixaria o primeiro galho, pelos mesmo motivos já expostos no outro tópico com planta sua (tronco duplo). Em compensação, reduziria a folhagem como ele indicou, além da retirada das raízes expostas. Perceba que as curvas desta árvore estão perfeitamente naturais e harmônicas. Estão assimétricas e parecem mesmo serem esculpidas naturalmente ou em condições naturais. Adorei! Adorei também o vaso, achei que combina bem com a planta e proporciona equilíbrio e harmonia.
Um grande abraço e boas festas a todos!

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 10:55 am    Assunto: Responder com citação

Muito bela sua serissa, na minha opnião esta perfeito este vaso.
Quanto a abaixar o galho, eu o faria, usando a projeção do Alexandre, acho que o galho mais baixo pode causar o efeito de uma árvore mais velha, com a idade pesando sobre o galho. Achei também na minha opnião de principiante que fica mais harmonioso.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
tiagomen

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

achei linda essa serissa

penso que deveria mesmo abaixar esse galho, aperfeiçoando o moyogi, pois pelo pouco que sei, no estilo tronco duplo, os dois troncos devem surgir da base, possuindo assim o mesmo nebari e nao sair tao acima assim. sou principiante, se estiver errado por favor me corrijam.

Felicidade é ter o que fazer, ter algo que amar, e algo que esperar. "Aristóteles"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 1:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Lucca,

Se sua serissa está nesse vaso há nove meses, então é chegado o momento de fazer um reenvase. Retire-a, elimine toda a terra das raízes, corte o excesso de raízes, principalmente as mais grossas que contribuam de forma negativa para o nebari, e replante no mesmo vaso. Very Happy

A projeção do Alexandre, como sempre, ficou muito boa. Eu cuidaria apenas de adequar os galhos ao movimento do tronco. Então, aproveita que a planta está fora do vaso e arame todos, para dar-lhes movimentos levemente sinuosos, além de baixar o galho sugerido. Very Happy

Ao replantar, lembre-se de passar um arame fino pelos orificios apropriados no fundo do vaso, para prender a planta com ele, evitando que ela sofra algum acidente de percurso antes que as raízes se fixem no novo substrato. Very Happy

O substrato ideal deverá conter granulos de bom tamanho de terra, pedrisco (seixos lisos pequeninos), caco de telha e um pouco de casca de pinus. Esse tipo de composto fica bem drenante, ao mesmo tempo em que mantém a umidade advinda da rega diária, proporcionando boas raízes de alimentação para sua planta. Very Happy

Adubação 45 dias após o reenvase. Prefira matéria orgânica, como torta de mamona e farinha de osso. Mas pode, igualmente, quando estiver fazendo o reenvase, acondicionar um pouco de osmocote entre as raízes. Se fizer isso, dispense o adubo organico pelos próximos sete a oito meses. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: