|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 7:17 pm Assunto: Piracantas |
|
|
Caro Nicky
Eu optaria pelo tronco duplo, pois acho que ficaria bem mais harmonioso devido à altura do tronco principal. Além do mais, eu sou um admirador do estilo sokan!
PS.: Belas piracantas!
Um abraço, _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 9:20 pm Assunto: |
|
|
Nicky,
concordo com o Ferreira, um sokan ficará ótimo, com trncos, tipo "mãe e filha", acho que ficaria mais harmonioso que o jin!
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 9:25 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Luis Fernando (Nicky)
Eu sou suspeito para falar , porque gosto de Bonsai a puxar para os Shohin e Mame, talvez seja deformação provocada pela natureza do meu espaço enorme .
Por isso se essa árvore fosse minha, eliminada o tronco maior ( o presumivel principal ) e continuaria com o outro mais sinuoso.
O tronco maior tem uma aparência recta e bastante uniforme em termos de grossura...para lhe proporcionar alguma conicidade irá/vai ser um trabalho daqueles.
Penso que para contornar esse "dito" problema se fosse minha, voltaria para o chão com uma placa por baixo para o nebari e com controle absoluto do seu ápice, para estimulação da rebentação secundária... que deveria ser em alguns casos, transformada em ramos de sacrificio para ajudar engrossar mais a base em relação ao seu nivel superior....talvez também a encurtasse um pouco e se possivel recorreria a um dos ramos que nascem cima para execução do futuro ápice.
A adubação rica em Nitrogénio é excelente para dar um puxão pela árvore, para encorpar...mas torna o seu crescimento mais dificil de controlar... sendo mais dificil de controlar a rebentação, tende a espaçar os entrenós e com isso vai-se a conicidade.
Acho que se optar por esse ramo, para além do Jin, talvez venha a ser necessário a criação de shari ao longo do tronco para lhe conferir alguns movimentos .
No entanto é uma óptima árvore, pelo que pela dúvida não se perde nada se, se esperar que ela diga aquilo que será melhor para ela...
...apenas o meu ponto de vista ok
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 10:05 pm Assunto: |
|
|
Nick, se me permite, você tem um belo exemplar em mãos. Eu manteria o tronco duplo. Acho que ficará mais harmonioso.
Me atrevi a realizar uma modesta projeção de sua planta.
Um abraço.
Natalino Sampaio _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 10:06 pm Assunto: Grande Nicky!!! |
|
|
Esta terra deste sitio tem algum segredo rssssssss.
Parabens pela planta.
So fera participando deste tópico. Concordo com o Ferreira sobre o estilo.
Abraço fraterno |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 12:30 pm Assunto: |
|
|
nicky,
eu faria um "tronco duplo" ou o shohin, proposto pelo Castro...
Acredito que a retirada do galho da esquerda evidenciaria demais o tronco reto e sem conicidade que parece ser este da direita  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 6:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Castro, obrigado meu amigo por suas valiosas opiniões sobre qual o melhor curso de trabalho para essa planta. Certamente, o caminho escolhido por voce, tendo em conta seu "espaço", é valioso para mim, pois possibilita que eu tenha em mente a sua experiencia em espaços exíguos, o que permite um trabalho bem direcionado quanto a um futuro shohin. Considerarei com carinho sua idéia, meu bom amigo.
Aos demais colegas e amigos, externo minha satisfação em ter em mãos suas opiniões, igualmente valiosas para mim, pois possibilitada ampliar meu leque de possibilidades, haja vista a enorme dificuldade que uma planta, qualquer outra, mas principalmente esta, irá requerer, para uma futura estilização. Obrigado a todos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 1:33 am Assunto: |
|
|
Perdi a hora mas....
Imaginei algo assim.
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 8:54 am Assunto: bonsai |
|
|
Duprat, caro amigo, vc está sempre no momento exato, nunca perde a hora ou qualquer outra coisa. Claro, considerando sua mote, é facilmente explicável que, mesmo em repouso, a mente brilhante de um mestre em arte tem que estar sempre ativada, fervilhando de novas idéias.
Agradeço seu empenho, garoto, em projetar algo viável para essa minha dificultosa planta. Certamente, doravante, estarei considerando a possibilidade de estiliza-la conforme suas indicações, restando-me tão somente expor aqui no forum o resultado desse meticuloso e laborioso desenvolvimento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 12:15 pm Assunto: |
|
|
o tronco duplo creio eu que seria melhor pra sua planta, e depois dessa projeçao do duprat acho que veio a calhar .
agora e mãos a obra .
não esqueça do seu amigo. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|