FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O que fazer agora...????
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 10:08 am    Assunto: O que fazer agora...???? Responder com citação

Bom dia pessoal...
Estive alguns dias atras na casa do Gerson Araldi (que faz sustrato, aqui de palotina)..... tem uma casa linda, e esta terminando um jardin, com cascata, etc... coisa mais linda. E tem muitas plantas em formação, e varios bonsais prontos, muito bonitos.
Ele me deu esta arvore.......hi, ja nao me lembro o nome.
Gostaria de ouvir a opinião de vcs tb sobre o que fazer com ela, que estilo, uma projeção ai dos desenhistas de plantão, rsrshihrs....

Muito obrigado....
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Nivorley,
É muito importante anotar o nome da planta quando ganhamos, ou adquirimos pois cada planta tem comportamentos diferentes e muitas vezes, por fotos não é fácil identificar.
Mas felizmente, posso te assegurar que esta planta é uma Guajuvira.
A guajuvira é uma exclente planta para se trabalhar como bonsai, especialmente para principiantes, como nós. Ela aceita muito bem podas muito drásticas, de maneira que se quizermos "zerar" uma planta, deixando só um toco principal, ela responderá com farta brotação.
Também os galhos são fáceis de aramar, podemos dobrá-los com virgor pois dificilmente se quebram. Quando fazemos a desfolha total, ela responde com farta brotação também.
Dicas sobre sua planta eu não seria o mais indicado para dar. A análise do nebari, deveria ser a primeira coisa a fazer para escolher a frente. E aí, o nebari está enterrado. Então, sem analisar o nebari, eu usaria a 4ª foto, que tem a tampinha bem na frente, Aramando inicialmente todos os galhos, em movimentos sinuosos e abaixando. Cuidar para não formar arco, dobrando-os bem rente ao tronco. Com um alicate, tem que tirar aquela ponta podre, até encontrar madeira sadia e usar uma pasta selante, ou cicatrizante para não continuar entrnado umidade de cima para baixo. Eu aproveitaria e tiraria aquela galho maior que sobe, cortando o tronco logo acima do último galho que aparece na frente, nesta foto. Este último galho aramaria para cima formando o novo ápice.
Replantar apenas no início da primavera.
POr agora acho que seria isso.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: